O Volkswagen Polo 1.0 MPI 2020 é referência entre os carros 1.0 nacionais. Entenda o porquê!

Blog Home >Por Dentro dos Carros > O Volkswagen Polo 1.0 MPI 2020 é referência entre os carros 1.0 nacionais. Entenda o porquê!
18 de fevereiro de 2022 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Após cinco anos no mercado, o modelo teve algumas alterações e mantém-se exemplar em quesitos como conforto, estabilidade e segurança.

Ao lançar a sexta geração do Polo no Brasil simultaneamente à sua estreia na Europa, em 2017, a Volkswagen reafirmou a mensagem de 2002, quando a quarta encarnação do hatch chegou por aqui: o Polo só entra no jogo para ser referência no segmento.

Vamos contar para você todos os detalhes do Volkswagen Polo 1.0 MPI 2020, continue lendo!

Atributos de destaque

1.0, sim, mas com muita segurança

No antigo modelo, as soldas a laser eram um dos diferenciais, garantindo mais rigidez à carroceria e, assim, elevando a dirigibilidade e a segurança. Na atual geração, elas continuam presentes, assim como os quatro airbags de série e os controles eletrônicos de estabilidade e tração, ambos itens de série já na versão MPI.

Montado sobre a plataforma MQB A0, o modelo possui carroceria formada 50% por aços de alta resistência, sendo 11,4% por aços de ultra alta resistência e 18,5% por capas estampadas a quente.

Com esses e outros atributos, como o assistente de partida em rampas (já nesta versão), o Polo ainda é um dos hatches compactos mais seguros, não apenas do segmento, mas entre todos os modelos produzidos no Brasil, mesmo passados quase cinco anos de seu lançamento.

Desempenho e consumo

A referência serve também para sua versão de entrada, dotada do bem conceituado motor 1.0 MPI, um três-cilindros 12V aspirado flex. São até 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque com etanol, o que faz do Polo MPI um carro racional, com equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível.

Dados de consumo do Inmetro apontam para 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, com etanol; abastecido com gasolina, o Polo chega a 12,9 km/l e 14,3 km/l, respectivamente. Ao mesmo tempo, o 0 a 100 km/h fica em 13 segundos, sendo  melhor que o de Fiat Argo Drive, Hyundai HB20 Sense e Chevrolet Onix 1.0 MT.

Dirigibilidade exemplar

O câmbio manual de cinco marchas MQ200 é referência no mercado, com engates curtos e precisos. O comportamento da direção elétrica progressiva e das suspensões também está entre os melhores do segmento, o que agrada aqueles que gostam de dirigir. Por isso, no quesito dirigibilidade, o Polo é um exemplo na categoria.

Espaço interno

O Polo MPI também consegue ser daqueles carros compactos por fora e espaçosos por dentro. São 4,06 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. No porta-malas vão 300 litros, volume adequado a um hatch desse porte.

Ergonomia privilegiada

Das portas para dentro, destacam-se a ergonomia privilegiada — os comandos, os pedais e o volante estão exatamente onde deveriam — e os bancos, que abraçam muito bem os ocupantes. O acabamento não empolga tanto, pois poderia usar materiais mais sofisticados. Em se tratando da versão 1.0 MPI, porém, os encaixes são bons.

Referência entre os 1.0 nacionais

Tudo isso faz do Polo MPI uma opção com dinâmica de condução, estabilidade e segurança, conforto e ergonomia acima da média do mercado de hatches 1.0 aspirados.

Principais equipamentos

  • Chave canivete
  • Airbags (4)
  • Assistente para partida em aclive/subida
  • Ar-condicionado
  • Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
  • Banco traseiro com encosto rebatível
  • Rádio AM/FM com Bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e Auxiliar
  • Sistema de som com quatro alto-falantes
  • Cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes
  • Computador de bordo com display multifuncional
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR) e Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
  • Direção elétrica
  • Fixação de cadeirinhas infantis com sistema Isofix

Ficha técnica do Volkswagen Polo 1.0 MPI 2020

Motor: 1.0 12V, três cilindros, flex, 75/84 cavalos (G/E), 9,7/10,4 kgfm de torque (G/E).

Câmbio: manual de cinco marchas.

Dimensões: 4.057 mm (comprimento), 2.565 mm (entre-eixos), 1.751 mm (largura), 1.468 mm (altura), 300 litros (porta-malas), 1.058 kg (peso em ordem de marcha).

Deu para entender os motivos pelos quais o Volkswagen Polo 1.0 MPI 2020 é referência entre os 1.0, não é mesmo? Então, que tal um para chamar de seu? Confira os modelos disponíveis e fale com um dos nossos consultores pelo WhatsApp.

Post anterior
Lançamentos de carros da F1: conheça as estrelas da temporada 2022
Próximo post
Fórmula 1 para iniciantes: um tira-dúvidas para você começar a acompanhar o esporte