Lançamentos de carros da F1: conheça as estrelas da temporada 2022

Blog Home >Mobilidade > Lançamentos de carros da F1: conheça as estrelas da temporada 2022
17 de fevereiro de 2022 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Conheça os deslumbrantes lançamentos de carros da temporada 2022 da F1.

Para os apaixonados por carros, a Fórmula 1 é um esporte incomparável. Afinal, são as maiores velocidades do automobilismo! A competição é ferrenha: se compararmos a equipe campeã com a última colocada, a diferença de performance é mínima, cerca de 1%.

Assim, para tentar garantir o título mundial, carros cada vez melhores são construídos ano após ano. Os investimentos são milionários, e as pessoas envolvidas na sua concepção e produção passam de milhares.

Em 2022, acontece a maior temporada da história da Fórmula 1, com 23 corridas. A primeira se dá no dia 20 de março, no Bahrein, e a última no dia 20 de novembro, em Abu Dhabi. E o Brasil não fica de fora, é claro! No dia 13 de novembro, os maiores pilotos do mundo estarão por aqui.

Ao longo do mês de fevereiro, os lançamentos da temporada estão sendo revelados. São máquinas impressionantes, considerando-se, entre outros aspectos, performance e design.

Vamos conhecer?

Haas: VF-22

@HaasF1Team (Twitter)

O primeiro modelo apresentado, no dia 04 de fevereiro, foi o VF-22, da Haas. O carro traz mudanças nas rodas e nas asas em comparação com o modelo VF-21, usado no ano passado. As alterações acontecem de acordo com o novo regulamento da F1. Quanto às cores, o branco permaneceu predominante, com faixas azuis e vermelhas. Os pilotos escalados para dirigir a máquina em 2021 são Mick Schumacher, da Alemanha, e Nikita Mazepin, da Rússia.

Red Bull Racing: RB18

@redbullracing (Twitter)

O RB18, revelado no dia 09 de fevereiro, traz as cores tradicionais usadas pela Red Bull Racing e algumas novidades técnicas, adaptando-se também ao regulamento novo. O modelo carrega altas expectativas, pois vem logo após o RB16B, dirigido por Max Verstappen na conquista do título mundial em 2021. O piloto belga continua na equipe em 2022, acompanhado pelo mexicano Sergio Pérez.

Aston Martin: AMR22

@AstonMartinF1 (Twitter)

No dia 10 de fevereiro, foi a vez da Aston Martin apresentar o AMR22. As mudanças aerodinâmicas aconteceram seguindo as novas exigências da F1. Quanto ao design, são perceptíveis algumas alterações: apesar do verde se manter predominante, os detalhes em rosa deram lugar ao amarelo. Para dirigir o AMR22, os convocados são o canadense Lance Stroll e o alemão Sebastian Vettel.

McLaren: MCL36

@ArrowMcLarenSP (Twitter)

Lançado pela McLaren no dia 11 de fevereiro, o MCL36 não apresentou modificações drásticas. Ele também vem adaptado ao novo regulamento e conta com as mesmas cores do ano anterior: laranja, azul e preto. E quem comandará o volante? Os pilotos Lando Norris, do Reino Unido, e Daniel Ricciardo, da Austrália.

AlphaTauri: AT03

@AlphaTauriF1 (Twitter)

Em 14 de fevereiro, a AlphaTauri surpreendeu com o esquema de cores do AT03, aplicando o branco e o azul de maneira alternativa à do AT02. Assim como nas outras equipes, foram realizados ajustes técnicos de modo a adequar-se às demandas atuais da F1. A dupla que competirá com o carro é composta pelo francês Pierre Gasly e pelo japonês Yuki Tsunoda.

Williams: FW44

@WilliamsRacing (Twitter)

O FW44, da Williams, destacou-se com novas cores e design no seu lançamento, que aconteceu no dia 15 de fevereiro. Os detalhes brancos e amarelos foram deixados de lado, dando lugar a detalhes vermelhos e azuis em um modelo predominantemente azul-marinho. Alex Albon, da Tailândia, e Nicholas Latifi, do Canadá, carregam a responsabilidade de dirigir o carro em busca do título.

Ferrari: F1-75

@ScuderiaFerrari (Twitter)

No dia 17 de fevereiro, para a temporada 2022, a Ferrari trouxe uma versão comemorativa dos 75 anos do seu primeiro carro de corrida. Daí o nome do modelo: F1-75. Entre as principais mudanças, destacam-se as adaptações às novas exigências da F1 e o visual, que ganhou detalhes pretos, como as asas, em uma referência clara aos carros do início da década de 1990. Ao volante, estarão os pilotos Charles Leclerc, de Mônaco, e Carlos Sainz Jr., da Espanha.

Mercedes: F1 W13

@MercedesAMGF1 (Twitter)

A Mercedes venceu o Campeonato Mundial de Pilotos por 7 anos consecutivos, de 2014 a 2020, mas ficou com o segundo lugar em 2021. O título Mundial de Construtores, por sua vez, foi garantido pelo oitavo ano consecutivo. Ainda assim, a equipe quer mais e mostra isso com o F1 W13, revelado no dia 18 de fevereiro. O modelo marca o retorno da cor prateada — substituída pelo preto em 2020 e 2021 — e traz adequações ao novo regulamento. Os pilotos que vão competir este ano são Lewis Hamilton e George Russell, ambos do Reino Unido.

Alpine: A522

@AlpineF1Team (Twitter)

No dia 21 de fevereiro, foi a vez da Alpine mostrar para todos a sua aposta para 2022: o A522. Uma nova patrocinadora, a BTW, transformou o esquema de cores do carro, que ganhou detalhes em rosa. Aliás, a mudança veio também para o nome da equipe, que tornou-se BWT Alpine F1.

Para dar ainda mais destaque à nova parceria, lançaram também uma versão predominantemente rosa do A522 (veja abaixo). A ideia é que o modelo dispute as duas primeiras corridas da temporada.

Ao volante, estarão o espanhol Fernando Alonso e o francês Esteban Ocon.

@AlpineF1Team (Twitter)

Alfa Romeo: C42

@alfaromeoorlen (Twitter)

A Alfa Romeo foi a última a revelar o seu novo modelo para 2022, fazendo o anúncio no dia 27 de fevereiro. O C42 trouxe, além das mudanças previstas pelo novo regulamento, algumas diferenças nas cores: apesar de o vermelho e o branco permanecerem predominantes, o carro ganhou alguns detalhes em preto. Para dirigir a máquina, foram convocados Valtteri Bottas, da Finlândia, e Guanyu Zhou, da China.

E aí, qual foi o seu favorito?

Conte nos comentários! Para ficar sempre por dentro das novidades do mundo automobilístico, acompanhe as nossas publicações no blog e nas redes sociais. Estamos no Instagram, YouTube, Facebook e LinkedIn.

Post anterior
Você sabe o que é e para que serve a tração 4 x 4?
Próximo post
O Volkswagen Polo 1.0 MPI 2020 é referência entre os carros 1.0 nacionais. Entenda o porquê!