Fórmula 1 para iniciantes: um tira-dúvidas para você começar a acompanhar o esporte
Na Fórmula 1, as velocidades e as emoções são extremas. Você não vai ficar de fora dessa, não é mesmo?
No dia 05 de março, começa a temporada 2023 do maior esporte automobilístico do mundo. Se você se interessa pelo tema, mas ainda tem dúvidas e não sabe por onde começar, confira este guia básico de Fórmula 1 para iniciantes que preparamos!
O que é Fórmula 1?
Conhecida simplesmente como F1, a Fórmula 1 é composta por uma série de corridas que acontecem anualmente ao redor do mundo.
Os carros participantes têm quatro rodas, cabine aberta e monoposto, ou seja, comportam apenas uma pessoa.
Mas essas não são as únicas características que um carro precisa ter para participar da Fórmula 1! A palavra “fórmula” vem justamente de uma série de regras que devem ser seguidas rigorosamente pelos construtores, mecânicos e pilotos. Você sabia disso?
Pois é, o regulamento determina limites de tamanho e potência, por exemplo, para equilibrar a competição. Com isso, para levar o título, as equipes precisam buscar os pilotos mais competentes e investir bastante na eficiência do design. Anualmente, são lançados novos modelos de carros, cada vez melhores e mais competitivos.
O número 1 do nome, por sua vez, é uma classificação da Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) — Federação Internacional do Automóvel, em português —, que comanda as corridas do tipo. Também existe a F2 e a FE, por exemplo.
Como funciona a competição?
Para entender melhor a competição, é preciso entender o que significam alguns termos, como Grand Prix, temporada e circuito. Vamos lá?
O que é uma temporada?
As corridas que acontecem ao longo de um ano compõem uma temporada da Fórmula 1. Durante uma temporada, costumam acontecer entre 19 e 20 corridas. Em 2022, aconteceu a maior temporada da história da F1, com 23. Em 2023, o número se mantém.
O que é um GP?
Cada uma dessas corridas é chamada de GP, abreviação de Grand Prix — Grande Prêmio, em português. Geralmente, a duração de um GP é de cerca de 2 horas. O objetivo você, com certeza, já sabe: alcançar a linha de chegada antes dos competidores após uma quantidade determinada de voltas.
O que é um circuito?
Os GPs acontecem no que chamamos “circuito”. Os circuitos são os percursos aprovados pela FIA. Geralmente, eles são percorridos no sentido horário e começam com um trecho reto seguido de várias curvas. Em média, o comprimento de um circuito é de 305 km. Mas isso pode variar, bem como o número de voltas que devem ser dadas.
Quantos pilotos participam da competição?
São 10 equipes participantes, sendo que cada uma delas leva dois pilotos para a competição. Assim, o total é de 20 pilotos por temporada.
Como são definidos os vencedores da temporada?
Durante a temporada, os pontos de cada piloto vão sendo acumulados.
A pontuação é distribuída para os 10 primeiros lugares da seguinte forma:
- 1º: 25 pontos
- 2º: 18 pontos
- 3º: 15 pontos
- 4º: 12 pontos
- 5º: 10 pontos
- 6º: 8 pontos
- 7º: 6 pontos
- 8º: 4 pontos
- 9º: 2 pontos
- 10º: 1 ponto
Os pilotos que terminam entre o 11º e o 20º lugar não recebem pontos.
Ah! Se o piloto que fizer a volta individual mais rápida da corrida estiver entre os 10 primeiros, ele recebe um ponto adicional.
Com base nisso, ao final da temporada, são definidos os vencedores de dois campeonatos: o Campeonato Mundial de Pilotos e o Campeonato Mundial de Construtores.
Mas qual é a diferença entre eles? É bem simples: no primeiro, são considerados os pontos de cada piloto individualmente. No segundo, o que conta é a soma dos pontos de ambos os pilotos da equipe.
Pronto, agora você já sabe o básico sobre Fórmula 1 e poderá acompanhar a temporada 2023 sem preocupações!
Aqui, na Localiza Seminovos, os carros são a nossa paixão. Se você está pensando em trocar o seu carro usado, está no lugar certo! Confira a Troca Inteligente no site.