Você sabe o que é e para que serve a tração 4 x 4?
Gosta de aventura? Então, você precisa saber mais sobre a tração 4×4.
Todo mundo tem um lado aventureiro, não é mesmo? E você, já imaginou o quão emocionante pode ser levar o carro para uma trilha? Para realizar esse sonho, o primeiro passo é conhecer a tração 4×4 e a sua importância.
Convidamos a Camila e o Emílio Camanzi, do canal “Carros com Camanzi”, para falarem com a gente sobre o tema. Confira!
O que é a tração 4×4?
Primeiramente, você sabe o que é tração? É a força que o motor, por meio da transmissão e dos diferenciais, envia para as rodas.
Normalmente, os carros têm a chamada tração 4×2, ou seja: quem recebe essa força são as rodas dianteiras ou traseiras. Em geral, a tração dianteira é a mais comum nos carros de passeio, enquanto a traseira está presente em carros esportivos.
A tração 4×4, por sua vez, permite que todas as quatro rodas recebam a força do motor ao mesmo tempo.
Para que serve a tração 4×4?
Normalmente, a tração 4×4 é usada para situações chamadas de “fora de estrada” ou “off-road”, ou seja: dirigir na terra ou em barrancos, usar o carro para fazer trilhas, entre outras. Mas você sabia que ela pode ser usada também em outros casos?
O que acontece é que a tração 4×4 traz muito mais segurança pro automóvel, principalmente no quesito estabilidade. Assim, você pode pode usá-la em situações de emergência, como ao dirigir na estrada sob chuva forte ou ao tentar subir uma rampa íngreme e escorregadia.
Sabe aquelas pedrinhas chatas que não deixam o carro subir de jeito nenhum? Elas deixam de ser um problema com a tração 4×4. Ao engatá-la, você conseguirá vencer todos esses obstáculos.
Quais são os tipos de tração?
Tração integral
A tração integral faz com que todas as quatro rodas recebam força o tempo todo, o que só é possível porque carros com esse tipo de tração têm o diferencial central, responsável por compensar as diferenças de rotação entre os eixos, repartindo a força do motor.
Sob demanda
A tração sob demanda funciona assim: cotidianamente, a força está nas rodas dianteiras (ou traseiras, dependendo do carro), mas, quando necessário, a tração 4×4 é ativada. Ou seja, quando uma das rodas começa a patinar, o sistema identifica a demanda e atua automaticamente.
Uma vantagem desse tipo de tração é que o carro pode ser usado tranquilamente no asfalto, pois o torque do motor é distribuído para as rodas de acordo com a necessidade sem forçar o sistema de transmissão.
Part-time
A chamada tração part-time é engatada manualmente, por um sistema de alavanca ou elétrico.
Carros com esse tipo de tração não têm o diferencial central, então é aconselhável usá-la somente em pisos de baixa aderência, como terra, areia, lama e neve.
Se for acionado no asfalto liso por muito tempo, o sistema de tração será sobrecarregado, o que pode causar problemas mecânicos rapidamente. Além disso, aumenta o consumo de combustível e o desgaste das peças e pneus.
Quais são as características de um carro 4×4?
Os carros 4×4 podem ser de várias categorias diferentes, como picapes, jipes e SUVs. Mas eles têm uma característica básica em comum: a distância do solo. Normalmente, são mais altos para poder enfrentar os obstáculos “fora de estrada”.
Para o dia a dia, isso acaba trazendo uma vantagem: as ruas cheias de buracos e quebra-molas serão enfrentadas com tranquilidade.
Chegou a sua vez!
Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, veja o vídeo que gravamos com a Camila e o Emílio Camanzi, do canal “Carros com Camanzi”:
Esse sonho está mais próximo do que você imagina! Conheça os modelos com tração 4×4 que temos na Localiza Seminovos e fale com um de nossos consultores pelo WhatsApp.