Blog Home >Dica Mão na Roda > Dicas para manter seu carro seminovo em ótimo estado

Dicas para manter seu carro seminovo em ótimo estado

2 de julho de 2025 por Laurie BorgesConteúdo atualizado em 2 de julho de 2025 por Laurie Borges

Manutenção preventiva e modo de dirigir são fundamentais para deixar o veículo em perfeito estado de funcionamento

Veículo usado só se transforma em bicho-papão por culpa do dono. Com o cuidado correto para manter e conservar o automóvel, o carro seminovo vai seguir rodando perfeitamente como se fosse um zero quilômetro. Mas tudo depende do motorista e proprietário do modelo.

A boa notícia é que não tem ministério para manter seu seminovo rodando. Separamos algumas dicas básicas para você cuidar do seu veículo da forma correta para que ele ofereça desempenho, eficiência e conforto.

Veja agora as dicas para manter seu seminovo em ótimo estado:

Óleo do motor

Essa é uma das dicas mais básicas para manter seu seminovo rodando. Faça a troca do óleo dentro dos prazos estabelecidos pela fabricante que estão no manual do veículo. Geralmente os intervalos são a cada 10 mil km ou um ano, mas é importante consultar o “livrinho”.

Até porque é no manual onde estão as especificações do lubrificante que você deve colocar no motor, outra dica de suma importância para manter seu seminovo rodando. Isso porque óleo diferente do informado pela montadora vai comprometer o funcionamento do conjunto mecânico.

Entre as consequências principais, lubrificante errado eleva a temperatura do motor, aumenta o atrito entre as peças, diminui a vida útil delas e ainda vai comprometer o desempenho do veículo e o consumo de combustível. Já o óleo velho pode formar borra e causar tudo isso também.

Por isso, não caia na lorota de colocar um óleo mais barato, respeite os prazos de troca e os produtos recomendados pela fabricante e faça a substituição do lubrificante em oficinas especializadas. Aproveite para trocar também o filtro de óleo.

Arrefecimento

Como já dito, a temperatura do motor é fundamental para que seu seminovo esteja rodando em perfeitas condições. E além do óleo lubrificante correto isso passa pelo sistema de arrefecimento do carro.

Faça a troca regular do líquido de arrefecimento – nada de usar água potável e só completar o nível. É preciso usar água desmineralizada, aplicar aditivo recomendado pela montadora e manter o reservatório sempre limpo. Verifique o nível da água a cada 15 dias e fique de olho em eventuais vazamentos.

Pneus

O estado dos pneus é um quesito importante para que seu seminovo esteja rodando numa boa. Equipamentos carecas e sem a calibragem correta, além de comprometerem a segurança, alteram a dinâmica e o contato do carro com o solo.

Com isso, o motor vai ser mais exigido. Por tabela, os componentes da suspensão também serão sobrecarregados e sofrerão maior desgaste.

A dica é calibrar os pneus a cada semana e sempre usar a pressão recomendada pela fabricante do veículo – a informação pode ser encontrada no manual ou em partes do carro, como dobradiças das portas e tampa do porta-luvas.

Alinhamento e balanceamento

Os pneus e rodas também precisam estar bem regulados para não comprometer os aspectos já mencionados. Dessa forma, é importante fazer o alinhamento e balanceamento uma vez por ano, ou sempre que trocar os pneus.

Combustível para manter bem seu seminovo

Combustível de qualidade vai contribuir para que seu seminovo continue rodando sem problemas. Gasolina batizada, etanol com água a mais e diesel adulterado prejudicam o funcionamento do motor e afetam a durabilidade das peças do conjunto mecânico.

Então, selecione três ou quatro postos como seus de confiança. Se perceber que logo após abastecer o carro começou a apresentar engasgos e falhas nas acelerações, descarte o estabelecimento. Além disso, todo posto é obrigado a fazer o teste de qualidade do combustível caso o cliente solicite.

Acelerações

Evite acelerações bruscas, especialmente logo depois de ligar o motor. Tente usar no máximo ⅓ do curso do pedal do acelerador.

Nada de esticar demais as marchas ou fazer as trocas do câmbio antes do ideal. Aliás, no manual do automóvel tem as velocidades e rotações mais adequadas para as mudanças de marchas e para trafegar em velocidade de cruzeiro.

Outra dica: ao dar a partida, espere uns 30 segundos. Por mais que motores e lubrificantes estejam avançados, esse tempo ajuda o óleo a atingir as partes mais altas do conjunto mecânico.

Além disso, evite descansar a mão sobre a alavanca do câmbio. E acione de forma suave os pedais da embreagem (também não deixe seu pé descansando por ali) e do freio. Freadas bruscas, inclusive, sobrecarregam discos e pastilhas.

Revisões preventivas no cuidado com seminovo

Por último, a dica mais importante para que seu seminovo fique rodando por anos a fio sem dar problemas. A manutenção regular e preventiva é fundamental para o perfeito funcionamento do automóvel.

Então, faça as revisões regulares conforme orientação da montadora no manual do veículo. Mesmo passada a garantia de fábrica, mantenha (ou até diminua) os intervalos de revisões – geralmente a cada 10 mil km ou 1 ano.

Nas revisões, inspeção e eventual troca de itens como óleo, filtros, mangueiras, correias/correntes, pastilhas e discos de freios, embreagem, amortecedores e componentes da suspensão, velas e fluidos (da caixa e dos freios).

Se precisar efetuar alguma troca, use peças e produtos originais ou de empresas e marcas conhecidas. Evite itens remanufaturados ou de segunda mão.

Post anterior
Comparativo: Fiat Toro Freedom x Chevrolet Montana LTZ