Blog Home >Destaque > Pneus novos: coloco na frente ou atrás?

Pneus novos: coloco na frente ou atrás?

20 de junho de 2025 por Laurie BorgesConteúdo atualizado em 20 de junho de 2025 por Laurie Borges

Só vai trocar o par dos equipamentos em vez do jogo todo? Então, fique ligado nessas dicas

Quem vai colocar um par de pneus novos, e não vai trocar o jogo todo, geralmente se pergunta se coloca as peças zeradas no eixo dianteiro ou no eixo traseiro. A dúvida é pertinente e válida, mas a resposta provavelmente vai surpreender muita gente.

A lógica imediatista seria colocar os pneus novos na frente. Isso porque a maioria esmagadora dos carros de passeio tem tração dianteira. Além disso, o eixo da frente é o que suporta o peso do conjunto mecânico e é para onde vai a maior carga da frenagem.

Porém, se você comprou dois pneus novos deve colocá-los na… traseira.

Por que os pneus novos devem ir atrás?

A razão dos pneus novos irem atrás, em vez de na frente, tem a ver com a dinâmica. Lembre-se que as rodas dianteiras são esterçantes e direcionais, ou seja, viram de um lado para o outro.

No caso de um pneu um pouco mais desgastado, ele tende a perder aderência mais vezes, só que na frente o motorista tem o “poder” de corrigir a rota na direção e manter o controle do veículo.

Agora, imagine, por exemplo, um pneu com sulcos mais desgastados na traseira? Se ele perder a aderência com o asfalto há pouca coisa que o condutor possa ou consiga fazer.

Desta forma, se for colocar dois pneus novos os instale no eixo traseiro. Tais equipamentos mais gastos na traseira elevam o risco de perda do chamado controle direcional, o que aumenta o risco de um acidente.

Ah, e se os quatro pneus estiverem muito desgastados, aí troque o jogo inteiro. Lembre-se que pneu em bom estado diz respeito diretamente à segurança veicular.

Vale fazer o rodízio?

Sim, especialistas indicam a cada 10 mil km fazer o chamado rodízio – o manual do veículo também informa o intervalo para fazer o serviço. A principal função desse revezamento é equilibrar o desgaste natural dos pneus na frente e atrás.

Isso porque, como dito, cada eixo do veículo sofre esforços e suporta pesos diferentes. Em carros com tração dianteira, os pneus da frente tendem a se desgastar mais que os de trás. Por isso, o rodízio dos equipamentos busca manter um desgaste uniforme e aumentar a vida útil das peças.

Nos veículos com pneus simétricos, por exemplo, o ideal é inverter os pneus traseiros para a frente (o que estava na direita atrás vai para a esquerda na dianteira e vice-e-versa).

Já os pneus que estavam na frente devem manter o mesmo lado ao irem para o eixo traseiro.

No caso dos automóveis com pneus direcionais, o rodízio deve ser feito entre os eixos, sem troca de lado. De qualquer forma, siga as instruções e recomendações do fabricante do veículo que constam no manual do proprietário.

Outros cuidados com os pneus:

  • calibre uma vez por semana com a pressão indicada pela montadora e com os pneus frios;
  • faça alinhamento e balanceamento toda vez que colocar pneus novos ou fizer rodízio ou uma vez por ano;
  • observe a profundidade dos sulcos, que devem estar dentro dos limites estabelecidos;
  • fique atento também a cortes ou formação de bolhas na borracha; e
  • use pneus nas medidas recomendadas pelo fabricante do veículo.
Post anterior
Fiat Strada ou Volkswagen Saveiro: qual a melhor picape compacta?
Próximo post
Comparativo: Fiat Toro Freedom x Chevrolet Montana LTZ