5 cuidados essenciais com o carro no frio
Entenda como evitar bateria arriada, falhas na partida e outros problemas que acontecem comumente com o carro no frio.
Imagine só: o tempo está gelado e é bem cedo. Você sai da cama quentinha com bastante esforço, se arruma para trabalhar e vai até o carro. Ao tentar ligá-lo, porém, a partida não funciona.
Infelizmente, essa situação é bastante comum quando as temperaturas baixam. Mas não se preocupe: existem maneiras simples de escapar de falhas mecânicas no carro no frio. Continue lendo para descobrir quais são!
1. Mesmo no frio, ligue o ar-condicionado
O ar-condicionado precisa de constante lubrificação para funcionar direitinho. Para que isso aconteça, basta ele estar ligado. Mas não se preocupe: isso não quer dizer que você precisa ficar passando frio!
Basta ligar o ar-condicionado por alguns minutos algumas vezes por semana. Isso já é suficiente para lubrificar as peças, impedindo que estraguem.
2. Não dê partida no carro com equipamentos elétricos ligados
Com temperaturas baixas, vários processos que fazem o carro funcionar acontecem com maior dificuldade. As reações químicas da bateria, a vaporização do combustível e a circulação do óleo são alguns exemplos. Tudo isso exige mais da bateria do carro.
Se você quer evitar que ela fique sobrecarregada, não dê a partida com equipamentos elétricos ligados, como luzes internas, som automotivo, faróis ou ar-condicionado.
3. Costuma abastecer só com etanol? Coloque um pouco de gasolina no tanque
Como mencionamos, a vaporização do combustível é dificultada no frio. No caso de carros flex, uma dica é evitar abastecer somente com etanol e colocar pelo menos um pouco de gasolina no tanque. Isso ajuda o carro a produzir o vapor suficiente no momento da partida.
4. Verifique o tanquinho de partida a frio
Falando nisso, alguns carros flex têm um tanque auxiliar de gasolina, mais conhecido como reservatório de partida a frio, tanquinho de partida a frio ou, simplesmente, tanquinho. Ele serve justamente para permitir o acionamento do motor quando o carro roda com etanol, sabia?
O tanquinho deve sempre ser abastecido com gasolina. O processo não precisa ser feito com muita frequência, e é justamente por isso que não basta somente checar se há combustível, é preciso também que ele esteja dentro da validade e que seja de boa procedência — uma dica é escolher gasolina aditivada.
Está em dúvida se a gasolina no tanquinho está velha? Aproveite para trocar.
5. Faça as manutenções preventivas do carro
É ainda mais importante estar com as manutenções em dia no frio. Desse modo, dá para identificar com antecedência se há algum problema na bateria ou no sistema da partida, se o ar-condicionado está em pleno funcionamento e muito mais, evitando dores de cabeça.
Bônus: compre um seminovo confiável
Se você quer fugir de falhas mecânicas em qualquer estação do ano, a melhor dica é garantir que o seu carro tenha uma boa procedência e que esteja com todas as revisões em dia. Pode confiar na Localiza Seminovos! Escolha agora o carro ideal para você.