Quando e como calibrar os pneus?
Calibrar os pneus pode parecer difícil, mas é uma tarefa indispensável. Com ela, você pode diminuir tanto o desgaste do conjunto quanto os riscos de acidente.
Porém, é preciso entender que cada pneu possui uma calibragem própria, sendo necessário que você, motorista, saiba como realizar o procedimento para o seu tipo de pneu. Aqui vamos te explicar tudo o que você precisa saber. Confira!
Como calibrar os pneus?
A tarefa é mais simples do que parece. Antes de tudo, você deve ter as informações sobre a pressão correta para o pneu do seu carro. Afinal, terá que inserir o nível certo no equipamento encontrado nos postos de gasolina.
No próximo tópico, nos te explicaremos como descobrir essa informação.
Se você já sabe qual é a pressão indicada para o seu pneu, é só colocar na máquina o valor que você deseja para fazer a calibragem e correr para posicionar a mangueira diretamente no bico do pneu.
Assim que estiver tudo ok, você vai ouvir o sinal sonoro que vai te confirmar que o pneu já está calibrado.
Agora é só repetir o mesmo processo nos outros pneus. E lembre-se de fechar os bicos novamente com a tampinha, para evitar desgaste com a calibragem.
Qual é a pressão correta para calibrar os pneus?
Cada modelo de carro tem uma pressão ideal para os pneus, definida pelo fabricante. A maioria costuma pedir entre 28 e 36 libras para os pneus da frente e entre 30 e 40 para os de trás, mas vale a pena ter certeza das especificidades do seu veículo.
Para isso, basta conferir o adesivo interno da tampa do combustível ou o manual de instruções, na parte que trata a respeito dos pneus.
Em alguns modelos, essa informação também é colocada em um adesivo em uma das portas da frente.
Como saber o tamanho do pneu?
O tamanho do pneu também influencia a calibragem ideal, mas poucas pessoas sabem como descobri-lo. Para isso, basta ler a marcação nas laterais do próprio pneu:
- 205 – Largura do pneu em milímetros: Neste caso, este pneu tem a largura de 205 mm, ou 20 centímetros e meio;
- 55 –Perfil: É o percentual da largura do pneu. Neste exemplo, a medida 55 representa 55% da largura do pneu;
- R – Tipo de construção do pneu: Neste caso, o “R” significa radial;
- 16 –Diâmetro interno do pneu em polegadas: Neste exemplo, são 16 polegadas ou 40,64 cm.
Com qual frequência é preciso calibrar os pneus?
O ideal é que você faça o processo a cada 15 dias, em condições normais de uso. Isso porque, mantendo a calibragem correta em dia, você garante uma melhor manutenção dos pneus, além de evitar prejuízos, como o aumento no consumo de gasolina.
Qual a importância da calibragem?
Além da economia, calibrar os pneus corretamente e no prazo ideal garante ainda que o motorista evite riscos. Isso porque pneus mal calibrados têm menos atrito com o solo, causando instabilidade no veículo, problemas na frenagem e mais risco de aquaplanagem em pistas molhadas.
Dessa maneira, não se atentar a essa manutenção pode comprometer a segurança do condutor e passageiros.
Onde calibrar o pneu?
Os postos de combustível podem não ser tão confiáveis quanto as pessoas pensam. Isso porque muitos deles não ajustam os aparelhos da forma correta, ou deixam o aparelho exposto ao sol, o que pode prejudicar seu funcionamento.
Assim, sempre que puder, dê preferência a calibrar os pneus em lojas especializadas ou oficinas. Caso não seja possível, experimente mudar o posto de combustível regularmente.
A calibragem é uma ação simples que pode fazer muito pela manutenção do seu carro. Agora que você já sabe como e quando calibrar os pneus, não deixe de acrescentar essa medida na sua rotina de cuidados com seu veículo.
E por falar em cuidado, aqui na Localiza Seminovos, os carros são periodicamente avaliados e têm 360 itens verificados. Para conhecer nossas opções e escolher o seu próximo carro, acesse o site!