Tipos de rodas de carros: saiba quais são e as diferenças entre eles

Blog Home >Por Dentro dos Carros > Tipos de rodas de carros: saiba quais são e as diferenças entre eles
31 de outubro de 2022 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Você sabe qual é o melhor material para as rodas de um carro? Para definir, é preciso, antes de tudo, conhecer os tipos de rodas que existem por aí. Vamos lá?

As rodas são fundamentais para a locomoção de qualquer automóvel, pois elas transmitem a energia mecânica gerada pelo motor para, junto aos pneus, tracionar o veículo sobre o chão.

E, além de movimentar o carro, as rodas são essenciais para compor o visual dele. Aliás, são muito valorizadas pelos consumidores brasileiros!

Por isso, fabricantes de automóveis são muito atentos à aparência do componente, embora seja muito comum ver proprietários trocando as rodas originais por um conjunto com desenho mais chamativo ou de maior diâmetro.

Além do design diferenciado, cada roda tem a sua especificação no que se refere ao material, medidas, furação dos parafusos etc. Continue lendo para entender quais são os principais tipos de rodas e como isso influencia no consumo do carro!

Tipos de rodas por material

Rodas de aço

Nos modelos mais antigos, baratos ou voltados ao transporte de cargas, as rodas geralmente são confeccionadas em aço estampado.

De visual mais simples, as rodas de aço são mais baratas e resistem mais a pancadas contra buracos. Além disso, geralmente danos mais leves afetarão apenas as calotas de plástico, que servem para estilizá-las e podem ser facilmente trocadas. Esta é sua principal vantagem!

Em contrapartida, são mais pesadas, o que acaba influenciando negativamente no consumo de combustível.

Rodas de liga leve

De maior apelo estético, as rodas de liga leve são fabricadas com uma mistura de metais mais leves que o aço, como alumínio e silício, por exemplo. Daí o nome, “liga leve”, indicando uma composição de diferentes metais com menor peso.

Além de menos resistentes a choques do que as de aço, as rodas de liga leve ficam marcadas em caso de ralados ou raspões, e disfarçar esses danos é mais difícil.

Por outro lado, elas têm ficado mais robustas conforme a tecnologia de sua produção evolui nos últimos anos. E estilizá-las com pinturas brilhantes, escurecidas ou diamantadas tem sido cada vez mais comum. Assim, fica mais fácil deixar o seu carro com a sua cara!

Ah, e usar rodas de liga leve influencia também no consumo de combustível. Vamos explicar adiante.

Tipos de rodas por produção

Rodas fundidas

As rodas de liga leve são produzidas pela fundição de metais mais leves que o aço. Esse material é submetido a altas temperaturas para que sejam derretidos e, em seguida, despejados em moldes que dão o formato das rodas.

Rodas forjadas

Já as rodas forjadas, geralmente feitas de alumínio, têm uma fabricação mais artesanal. Nesse caso, um bloco do metal é esculpido por um equipamento de alta precisão até chegar no formato da roda.

Esse processo dispensa a necessidade de soldas, resultando em uma roda mais resistente que as fundidas devido à maior solidez de sua composição.

Mais caras que as de liga leve convencionais, as rodas forjadas geralmente são utilizadas em carros esportivos ou de competição, que necessitam de maior precisão dinâmica.

Influência das rodas no consumo do carro

Uma das vantagens das rodas de liga leve é a redução do peso que não está sustentado sobre as suspensões. Essa leveza tem efeito positivo na dinâmica do carro, uma vez que amortecedores, molas e pneus sofrem menos desgaste.

Essa redução de peso também favorece o motor, que precisa fazer menos força para girar as rodas motrizes e, consequentemente, gastar menos combustível. Os freios também são poupados e desgastam menos os seus componentes quando combinados às rodas de liga leve.

Gostou de descobrir os tipos de rodas que existem e as suas vantagens e desvantagens? Então, que tal comprar um carro com as rodas que mais se encaixam com o seu estilo e sair desfilando com elas por aí? A Localiza Seminovos tem uma enorme variedade de modelos, confira já!

Post anterior
O que é um motor aspirado e como ele funciona? Entenda de uma vez por todas!
Próximo post
Fiat Cronos 1.3 2021: conheça seus atributos e itens de série