Combustível adulterado: conheça os sintomas e saiba o que fazer
Combustível adulterado é uma das maiores dores de cabeça de quem dirige, concorda? O problema é que nem sempre dá para identificar a origem do produto e não tem para onde fugir: seja seu carro flex ou não, o item comprometido com certeza vai prejudicar o veículo.
Aliás, essa preocupação não é à toa! A tendência de reclamações a respeito da qualidade dos combustíveis vem aumentando desde 2020. No ano passado, por exemplo, apenas no Distrito Federal, em poucos meses, foram reportadas à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e ao Procon mais de 20 denúncias contestando a qualidade do item em alguns postos.
Se você ainda tem dúvida sobre a necessidade de abastecer com combustíveis seguros, saiba que as opções falsificadas colocam o seu veículo em grande risco. Pensando nisso, explicamos todos os sintomas e indicações do que fazer caso você se depare com combustível adulterado em seu veículo.
Continue a leitura!
Índice:
- O que é combustível adulterado?
- Quais são os sintomas de combustível adulterado?
- Abasteci com combustível ruim, o que fazer?
- Como denunciar combustível adulterado?
O que é combustível adulterado?
Combustível adulterado é a mistura da solução original com outros componentes, como a água e o metanol. Não apenas a gasolina, como também o álcool, o diesel e até mesmo o GNV (Gás Natural Veicular) sofrem essas modificações ilegais.
O mais comum é que a versão adulterada seja vendida como produto original, lesando o consumidor, prejudicando o automóvel e, em casos extremos, colocando a vida dos passageiros em risco.
Os fluidos adulterados deterioram componentes do veículo, provocam falhas na partida, causam defeitos no motor e tantos outros prejuízos. Por isso, é tão importante ficar atento aos sinais de que seu carro ou sua moto foram abastecidos com material duvidoso.
Veja só quais são eles a seguir!
Quais são os sintomas de combustível adulterado?
Como um organismo vivo, seu veículo também dá sinais de que alguma coisa está errada quando entra em contato com algo prejudicial. No caso do combustível adulterado, os principais sintomas são:
1. A luz da injeção (motor) acende
Quando a luz do painel acende, é batata! E já bate aquela preocupação com mais um gasto imprevisto. A luz da injeção acesa significa que algo não está certo e que está na hora de levar o carro em uma oficina mecânica.
Porém, se você andou alguns quilômetros após abastecer e a luz deu sinal de vida, fique atento! Isso indica que a gasolina não foi identificada pela sonda lambda.
Se você se deparar com essa situação, pode continuar dirigindo, mas é importante ir o mais rápido possível a outro posto para trocar o fluido. Ainda assim, fique de olho para ver se a luz apaga, ou se apaga e volta a acender, após a troca.
2. Engasgues, vazamentos e perda de potência
É muito desagradável quando o carro começa a perder potência e a dar aquelas engasgadas. O combustível adulterado é um dos grandes responsáveis por essas falhas que deterioram o motor.
É claro, esses sintomas podem também indicar outros problemas no seu veículo. Por isso, sempre busque a ajuda de especialistas.
Além disso, o produto pode fazer com que as mangueiras ressequem muito rápido, o que leva a vazamentos. Ele também pode causar lentidão no retorno do acelerador, já que os compostos impróprios carregam impurezas, que podem reduzir a vazão da bomba de combustível e causar obstrução nos filtros.
3. Aumento de consumo e contaminação do óleo
Um clássico que indica que seu veículo está sendo abastecido com produto adulterado é o aumento do consumo. Por isso, caso tenha abastecido em um posto desconhecido e perceber que a gasolina ou álcool acabou antes do esperado, essa pode ser a explicação.
O combustível adulterado também contamina o óleo do cárter. Nessa situação, a falsificação pode ter sido causada pelo acréscimo de solventes ou etanol com excesso de água na gasolina.
Além disso, o motor pode ser prejudicado devido aos resíduos resultantes da combustão, que, nesse caso, contaminam o óleo.
Viu só a quantidade de problemas que a gasolina, o álcool ou o diesel contaminados podem causar?
Abasteci com combustível ruim, o que fazer?
Nada de pânico! Assim que notar esses sinais, siga os seguintes passos:
- Dirija-se a um mecânico de confiança e peça para que ele remova o combustível adulterado. Certifique-se de guardar a nota fiscal que comprove a realização desse serviço;
- Solicite a um profissional certificado a elaboração de um laudo técnico detalhando os danos causados e comprovando que foram provocados pelo produto duvidoso;
- Tente entrar em acordo com o responsável pelo posto utilizando o laudo como base antes de tomar outras medidas;
- Caso não receba a assistência necessária do estabelecimento, é possível formalizar uma denúncia. Veja como a seguir.
Como denunciar combustível adulterado?
Para denunciar a venda de combustível adulterado, você pode seguir os seguintes passos:
- Anote o nome e endereço do posto onde você abasteceu;
- Guarde a nota fiscal do abastecimento;
- Se possível, guarde também uma amostra do fluido para comprovação;
- Faça uma denúncia à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) através do telefone 0800 970 0267;
- Também é possível fazer a denúncia ao Procon da sua região ou à Polícia Civil;
- Descreva de maneira detalhada as suspeitas de adulteração e apresente as provas que você tiver;
- Mantenha-se disponível para fornecer mais informações, caso sejam necessárias.
Como deu para perceber, abastecer com combustível adulterado pode trazer vários problemas para o carro. Um deles é o aumento do consumo, o que ninguém quer, não é verdade?
Aqui no blog você encontra um conteúdo sobre economia de combustível, mas se estiver pensando em trocar o seu carro por um mais econômico, conheça os nossos modelos disponíveis e aproveite as melhores condições!