O que significam as luzes do painel do carro? Saiba mais!
Entender sobre as luzes do painel do carro faz parte de ter um bom cuidado com ele, você sabia? Existem diferentes cores e padrões, que estão presentes ali para te auxiliar durante a direção e é super importante saber sobre elas.
Se você tem dúvidas sobre o que significam, a gente te explica sobre as cores, o que representa cada símbolo e o que fazer quando os alertas acendem! Vamos nessa?
Qual o significado das cores no painel?
As diferentes cores nas luzes do painel do seu carro funcionam como indicativos de alertas, com gravidades e significados diferentes. Confira com mais detalhes abaixo:
Luz branca, azul ou verde
Essas cores são consideradas as menos preocupantes. São responsáveis por informar algo relacionado ao acionamento de acessórios ou equipamentos do veículo. Alguns exemplos desses acionametnos são: a luz de farol acesa e uso das setas.
Luz amarela ou laranja
Já esse grupo de cores demonstra uma advertência. Elas indicam que existe uma falha, que vai se agravar com o tempo, mas que não impede o veículo de continuar andando por um curto período. No caso de acionamento de luzes dessa cor, é importante ir para a oficina mais próxima e não deixar para resolver o problema depois.
Luz vermelha
Por fim, o acionamento de luzes dessa cor indica que há um problema emergencial. O vermelho serve para demonstrar um sinal de alerta e, nesses casos, é importante estacionar o carro em um local seguro e solicitar uma assistência ou reboque. Não continue dirigindo com alguma luz vermelha acesa, tá bom? Isso pode causar acidentes de trânsito e até mesmo uma pane no veículo.
O que cada luz do painel do carro representa e o que fazer quando acendem?
O significado das luzes do painel do carro é o mesmo para praticamente todos os modelos – como explicamos acima, são avisos sobre o que o condutor está fazendo ou alertas relacionados às condições do veículo. Conhecidas como luzes-espia, são obrigatórias de fábrica e os ícones costumam seguir um padrão, mesmo estando em modelos e marcas diferentes.
Portanto, prestar atenção nos símbolos é fundamental para cuidar bem do veículo e dirigir com segurança. E para ajudá-lo nessa, preparamos este pequeno guia com o significado das principais luzes do painel. Confira!
Luz da injeção eletrônica: use combustíveis de confiança
A luz amarela da injeção piscando ou que permanece acesa depois de dar a partida, significa problemas no sistema – provavelmente, há alguma falha na dosagem de combustível enviada ao motor. Além de soltar muito mais fumaça e potencialmente prejudicar outras peças, as falhas na injeção aumentam o consumo de combustível do carro.
Inclusive, a causa do problema costuma ser a própria gasolina, álcool ou diesel de má qualidade. Mas se ele persiste mesmo com abastecimento em postos de confiança, a dica é levar o veículo ao mecânico.
Luz da bateria: o problema é com ela ou com o alternador
Alguns segundos depois de ligar o carro, a luz da bateria no painel deve apagar. Porém, se ela permanecer acesa e indicada em vermelho, significa que a bateria está com pouca carga – o que pode ser relacionado a dois problemas:
- A própria bateria: ou foi usada em excesso para uma função secundária, ou, sua vida útil está acabando – então, chegou a hora de entrar em contato com um mecânico para trocar a bateria do carro.
- O alternador: esse problema é um pouco mais grave, pois ele é responsável por recarregar a bateria enquanto o carro está em movimento. Logo, se não estiver funcionando, ela não é recarregada e a luz-espia avisa que há um problema.
É importante resolver essa situação o quanto antes, para que você não fique na mão, já que a bateria é responsável por ligar o carro. Caso ela já tenha um bom tempo de uso, você pode simplesmente trocá-la. Mas, se a luz permanece acesa, a dica é ira até uma oficina mecânica de sua confiança para uma vistoria.
Luz do óleo do motor: está faltando e é melhor parar o carro
Essa é uma das luzes mais importantes no seu veículo e, quando acender, pare o carro imediatamente. Isso, porque o indicador aceso simboliza quantidade insuficiente de lubrificante entre as peças e essa falta pode ser causada por pouca pressão na bomba de óleo, vazamento ou sujeira.
Continuar dirigindo, mesmo com pouco óleo, pode fundir o motor – uma vez que o lubrificante é responsável pelo deslizamento suave entre as peças. Em outras palavras, sem óleo, elas sofrem atrito e esquentam até causar uma grande pane no motor, que pode causar um grande prejuízo.
Portanto, se a luz do óleo acender no painel, o melhor a se fazer é desligar o carro e chamar um serviço mecânico para te ajudar. Uma dica interessante para evitar o problema é manter as manutenções preventivas em dia, que incluem verificação do nível e troca de óleo.
Luz do freio acesa: pode ser o estacionamento ou o fluido
O freio é representado por dois ícones diferentes – o ponto de exclamação ou a letra P. Alguns veículos têm as duas luzes e outros tem apenas uma delas, varia de acordo com o modelo e a marca.
Mas de um modo geral, o ponto de exclamação costuma ser a luz do freio de estacionamento e fica acesa quando o freio de mão está engatado – é apenas um aviso. Se o freio está solto, e funcionando corretamente, a luz do painel não acende. Porém, se ela estiver acesa com o freio desativado, pode indicar um problema de mau funcionamento – e, nesse caso, você deve procurar a oficina mais próxima.
Nos carros que só há um símbolo (geralmente o ponto de exclamação), basta prestar atenção quando ele fica aceso. Se ao desengatar o freio de mão a luz permanecer, o problema é no fluido e precisa ser consertado.
Luz do sistema de temperatura: o motor está quente, desligue-o
Parecendo um barco à vela, o símbolo também é chamado de termômetro e mede a temperatura do carro, funcionando em níveis: quando chegar no último ou o símbolo acender, significa que o motor está muito quente.
Nesse caso, pode haver problemas nas mangueiras, no radiador, na válvula termostática ou em outros componentes do sistema de arrefecimento. Desligue o carro para não fundir o motor, espere ele esfriar e visite seu mecânico logo em seguida.
Luz do tanque acesa: está na hora de abastecer
Se a luz que representa um tanque de combustível está acesa, seja vermelha ou laranja, é porque seu carro já está se alimentando com o combustível reserva. Ou seja, o tanque está quase vazio, mas a solução é simples: ir ao posto de gasolina mais próximo e abastecer.
Agora, se o consumo estiver muito alto e o tanque fica na reserva mais rápido do que deveria, pode haver outro problema e vale a pena conferir em uma oficina de confiança.
Como evitar problemas no motor?
Para diminuir as chances de ver as luzes que representam problema acenderem, a dica é fazer a manutenção preventiva do seu carro. Dessa forma, o seu carro fica bem cuidado e a qualidade de performance é mantida. Isso acontece, porque as revisões periódicas avaliam todos os sistemas e substituem peças desgastadas no tempo certo – ou seja, antes que sua vida útil termine. Aqui na Localiza Seminovos, por exemplo, todos os nossos carros passam pela manutenção preventiva.
Portanto, se você quer ver menos luzes de problemas acesas em seu painel, vale a pena cuidar bem do motor com as revisões e comprar carros em lojas de confiança. Está em dúvida de qual carro seminovo escolher para sua próxima compra? Dê uma olhada nas nossas ofertas!