Álcool ou gasolina: qual o melhor combustível?
Como saber o que compensa mais, álcool ou gasolina? Se o seu carro é flex, você precisa saber como calcular qual o melhor combustível.
Álcool e gasolina ao mesmo tempo, pode?
O carro flex (também chamado de bicombustível) é versátil, justamente porque o motor pode ser abastecido com mais de um tipo de combustível: álcool ou gasolina.
É possível, inclusive, variar ou utilizar a gasolina e o álcool ao mesmo tempo. Afinal, o carro possui um sensor que detecta os dois tipos no tanque e ajusta a injeção de acordo com a mistura.
Apenas lembre-se que alguns carros flex possuem um tanque de partida a frio, o qual deve estar sempre completo, preferencialmente com gasolina aditivada. Assim, o carro consegue ligar com facilidade quando abastecido com álcool.
Qual a vantagem dos carros flex
A maior vantagem do carro flex é justamente poder escolher com qual combustível você irá abastecer o carro. Levando em consideração que o preço dos combustíveis oscila bastante, ter a possibilidade de escolher entre gasolina e álcool, dependendo da situação, pode ser uma grande economia.
Diferença entre o álcool e a gasolina
O álcool é um combustível renovável e ecologicamente correto, produzido a partir da fermentação da cana-de-açúcar e outras fontes vegetais.
Se antigamente era preciso esquentar o motor dos carros movidos a álcool em dias frios, o etanol conta hoje com uma grande aliada: a injeção eletrônica. Desenvolvida para facilitar a vida dos motoristas, é um sistema que alimenta e gerencia eletronicamente um motor a combustão, permitindo que ele receba somente a quantidade necessária de combustível. Isso proporciona uma mistura estequiométrica (combustível e ar) mais eficaz em várias faixas de rotação.
Ao contrário do álcool, a gasolina tem origem no refinamento do petróleo e é uma fonte esgotável, que sofre diariamente o impacto de oscilações econômicas. Em termos de consumo, é um combustível que precisa de uma potência menor do motor e, consequentemente, um tempo de combustão mais longo. Com isso, o carro desenvolve mais potência e velocidade utilizando menos combustível.
Tipos de gasolina e álcool
Confira os tipos de combustível para abastecer o seu carro flex:
Gasolina comum
É a mais encontrada nos postos de combustíveis e deriva do petróleo. Conforme o tempo de uso, acaba acumulando resíduos que danificam o motor e o sistema de combustão.
Gasolina aditivada
Como o próprio nome já diz, é a gasolina comum com adição de substâncias aditivas dispersantes e detergentes. Ao passar pelo motor, mantém limpo todo o sistema e evita o acúmulo de mais resíduos.
Gasolina Premium
Destinada a motores de alta potência para garantir uma boa performance do carro.
Etanol comum
Como a fermentação provém da cana-de-açúcar, auxilia na limpeza do motor. Por ser produzido nacionalmente e com um custo mais baixo, seu preço para o consumidor final é menor que o da gasolina.
Etanol aditivado
Do mesmo modo que a gasolina, o álcool aditivado possui adição de agentes que melhoram sua qualidade e lubrificação, aumentando a vida útil do motor.
Qual é o melhor tipo de combustível para o seu carro
Se você viaja muito de carro, pode optar pela gasolina, que rende mais por litro. Se utiliza o veículo apenas para trabalhar, talvez o etanol seja mais viável, por ser uma alternativa mais barata.
Para saber se compensa álcool ou gasolina para o seu caso, é preciso calcular. Alguns acreditam que o valor do álcool deve ser em torno de 30% menor que o da gasolina. Assim, seria possível identificar qual tipo de combustível está valendo mais a pena.
Contudo, é válido ressaltar que esse percentual varia de acordo com o modelo do carro. Há, inclusive, estudos recentes que colocam essa hipótese dos 30% em dúvida.
Então, para saber como abastecer melhor o seu carro especificamente, faça o seguinte:
- Abasteça somente com etanol e veja o resultado de Km/L;
- Depois, zere o contador e abasteça somente com gasolina. Anote novamente a média de Km/L.
- Logo mais, investigue a diferença entre os desempenhos (Km/L) de ambos os combustíveis, dividindo um número pelo outro;
- Compare com o preço. Por exemplo, se a gasolina rodar 30% a mais que o etanol, o preço dela não deve ultrapassar 30% em relação ao preço do etanol, para compensar o investimento.
Mitos, verdades e curiosidades
- Em função de uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP), desde setembro de 2010, o termo utilizado é “etanol”, embora a palavra “álcool” ainda seja a mais conhecida e adotada pelas pessoas.
- Se você completar o tanque somente com etanol, mas esquecer de colocar a gasolina no tanque de partida a frio, o carro pode apresentar dificuldades para funcionar.
- A história de que o motor do carro vicia quando abastecido com um só combustível por muito tempo é mito. Você pode abastecer o seu carro por anos com um só combustível e depois trocar. Não há problema algum.
- A potência e o torque do automóvel ficam maiores quando o mesmo é abastecido com etanol. A vantagem da gasolina fica sendo, então, o menor consumo e, logo, a maior autonomia.
- Em emergências, muitos procuram saber se é possível substituir o etanol pelo álcool de cozinha ou por alguma bebida alcóolica. Cuidado! Claramente, são produtos diferentes, com propósitos diferentes. Logo, o teor alcóolico também é diferente e pode acabar danificando o veículo.
Carros flex
Já sabe agora como abastecer o seu carro da melhor forma, levando em consideração a sua necessidade?
Quando for trocar seu carro, lembre-se que a Localiza Seminovos possui várias marcas e modelos de carros flex! Confira as opções de carros seminovos da Localiza e fique à vontade para conversar sem compromisso com algum de nossos Consultores de Vendas.