Passo a passo para a transferência de carro no RJ
Você sabia que é obrigatório fazer a transferência de carro após a compra? Essa é uma norma muito importante do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e não a seguir pode acarretar prejuízo!
Sabemos que lidar com todos os detalhes legais que envolvem a transferência de um automóvel pode ser um desafio. Para te ajudar a evitar essa dorzinha de cabeça, elaboramos esse guia rápido e prático. Então, se você comprou um carro seminovo ou está vendendo o seu, veja como garantir a transferência da propriedade. Confira como é simples alterar a documentação no RJ e evitar problemas futuros.
Antes de fazer a transferência de carro, fique atento!
Fechou a compra? Antes de comemorar a nova aquisição, confira essas dicas importantes.
De olho no prazo: você tem 30 dias
Depois que você comprar o veículo, a transferência deverá ser apresentada no prazo de 30 dias corridos, a partir da data registrada no Certificado de Registro de Veículo (CRV). Se deixar passar esse prazo, pode acabar pagando multa, então é bom ficar de olho nisso.
Por que é importante transferir a documentação logo após a compra?
Ao transferir a documentação, você formaliza a mudança de propriedade. Isso protege tanto o vendedor quanto o comprador. O vendedor evita ser responsabilizado por qualquer multa ou acidente que o novo dono possa incorrer, e o comprador garante que o veículo agora está legalmente em seu nome.
>> Levar seu carro para casa sem preocupação é o que todo mundo deseja, concorda? Por isso, conheça 7 dicas para realizar a compra segura de carros seminovos.
Se a documentação não for transferida, quem paga pelas multas do carro?
O vendedor pode continuar a ser responsabilizado por multas de trânsito e IPVA enquanto o veículo estiver em seu nome. A transferência evita esses problemas, assegurando que as responsabilidades são transferidas para o novo proprietário do veículo.
O que pode acontecer se eu não transferir o carro para o meu nome?
Veja, conforme com o artigo 123, § 1º do Código de Trânsito Brasileiro, “No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação do novo Certificado de Registro de Veículos é de 30 (trinta) dias. (…)”
A transferência da documentação é uma exigência do CTB e do DETRAN. Não realizar a transferência no prazo determinado implica em infração grave, gerando 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, gerando multas e até mesmo a apreensão do veículo, segundo o artigo 233, do CTB.
Pegou essas dicas? Confira, agora, o passo a passo para a transferência de propriedade do veículo no RJ.
Passo a passo da transferência de propriedade do veículo no RJ
1º passo: Acesse o site do DETRAN
Primeiro, você precisa entrar no site do DETRAN-RJ. Para isso, acesse:
Depois, vá até a área de “VEÍCULO” e clique na opção “TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE”. Bem simples.
2º passo: Pague a taxa (DUDA)
Agora é hora de pagar a taxa de transferência. Para isso, siga este link:
No site, escolha a opção “Veículos”, preencha o campo com o texto da imagem e clique em “Continuar”.
Selecione a opção “0140 – TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE VEÍCULOS USADOS”. Informe seu CPF e finalize o pagamento do boleto.
3º passo: Agende uma visita ao DETRAN
Após o pagamento, você vai precisar marcar um horário para levar o veículo à vistoria e concluir a documentação. Acesse o site e agende:
👉 Agendar vistoria Preencha suas informações, escolha o local de atendimento, data e horário que sejam mais convenientes para você. Não se esqueça de levar todos os documentos necessários, incluindo cópia da CNH e comprovante de residência.
4º passo: Receba o CRLV-e
Após fazer a vistoria, você terá o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) em seu nome. Você pode sair do DETRAN com o documento impresso ou acessar pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, onde estará disponível para download e impressão.
Pronto! Agora o carro está oficialmente no seu nome e você já pode rodar tranquilo!
Fazer a transferência de propriedade de um veículo no RJ é muito simples. Basta ficar atento aos detalhes e ao prazo!>> Quer saber ainda mais sobre esse assunto? Leia nosso conteúdo completo sobre transferência de veículo.
Para mais detalhes, faça o download do material completo sobre transferência abaixo: