O que é um motor aspirado e como ele funciona? Entenda de uma vez por todas!

Blog Home >Por Dentro dos Carros > O que é um motor aspirado e como ele funciona? Entenda de uma vez por todas!
25 de outubro de 2022 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Entenda as diferenças entre esse tipo de motor e aqueles dotados de turbo.

O motor é o “coração” de um automóvel. Afinal, sem ele, o veículo seria incapaz de se locomover.

Para realizar essa tarefa, os propulsores movidos a combustão interna precisam transformar a energia térmica, gerada pela queima da mistura de ar e combustível, em energia mecânica, que realiza o movimento das rodas.

Embora tenham o mesmo conceito, os motores aspirados têm funcionamento diferente dos turbo. E isso é exatamente o que vamos explicar a seguir.

Semelhanças entre motores aspirados e turbo

Antes de mais nada, é preciso compreender que tanto os motores aspirados quanto os turbo (ou sobrealimentados) precisam admitir ar para dentro das câmaras de combustão (popularmente chamadas de cilindros) para que este seja misturado com o combustível que será queimado. É assim que se gera a energia mecânica transferida às rodas.

Diferenças entre motores aspirados e turbo

A principal diferença é que os motores aspirados (também chamados de atmosféricos) utilizam apenas o movimento descendente dos pistões para admitir o ar para o interior dos cilindros. Quando isso acontece, é criada uma pressão inferior à atmosférica que acaba aspirando o ar para dentro do motor.

No caso dos motores sobrealimentados, mecanismos são adicionados para aumentar a capacidade de admissão de ar para os cilindros. Os propulsores turbo, por exemplo, utilizam os gases expelidos pelo sistema de escapamento para movimentar uma turbina que comprime e força uma quantidade maior de ar para dentro das câmaras de combustão.

Dessa forma, a queima da mistura de ar e combustível é mais eficiente e, consequentemente, gera mais potência e torque que um motor aspirado de igual capacidade cúbica — a popular cilindrada.

Como funciona o motor aspirado

Conforme explicamos, no motor aspirado, a admissão de ar ocorre naturalmente, sem o auxílio de mecanismos. Dentro da câmara de combustão, esse ar é misturado ao combustível e essa mistura é queimada por uma faísca gerada pela vela de ignição.

Durante o estágio de combustão, a detonação da mistura de ar e combustível no interior do cilindro gera uma pressão que empurra o pistão para baixo. Isso resulta no movimento do virabrequim, responsável por enviar a energia mecânica do motor para a transmissão e, por fim, às rodas do carro.

Vantagens do motor aspirado

Embora tenham menos potência que os motores turbinados de mesma cilindrada, os propulsores aspirados têm algumas vantagens, por exemplo:

  • São mais baratos por terem uma concepção mais simples e possuírem menos peças que os motores turbo, o que acaba impactando positivamente no preço do carro.
  • Menor custo de manutenção, justamente por serem mais simples e possuírem menos componentes.
  • Funcionamento mais linear, uma vez que não precisam atingir determinada faixa de rotação para entregar a potência de maneira mais eficiente. Os turbinados possuem o chamado turbo lag, intervalo de giros antes da entrada em ação da turbina.

Desvantagens do motor aspirado

E há também algumas desvantagens, como:

  • Maior consumo de combustível que os motores turbo de cilindrada similar.
  • Desempenho inferior aos dos propulsores turbinados, principalmente em situações urbanas, nas quais os motores geralmente funcionam em rotações mais baixas.

Agora que você já sabe as diferenças entre motor turbo e motor aspirado, pode fazer a melhor escolha de carro de acordo com as suas necessidades. Seja qual for a sua decisão, pode contar com a Localiza Seminovos. Confira os modelos disponíveis.

Post anterior
Descubra como fazer tráfego pago para vender mais carros
Próximo post
Tipos de rodas de carros: saiba quais são e as diferenças entre eles