Quem inventou o carro? A curiosa história do primeiro carro patenteado
Conheça o engenheiro alemão que patenteou a invenção e saiba como sua esposa desempenhou um papel essencial nessa história, além de outras curiosidades!
Ao longo dos anos, o ser humano foi encontrando diferentes formas de se locomover, como os riquixás ou as carruagens. Mas essas invenções dependiam de outros seres humanos ou de animais para saírem do lugar. Uma máquina que se movesse sozinha era o próximo passo.
Hoje, o que pareceria ficção científica no início do século XIX não somente tornou-se possível, quanto se popularizou ao redor do mundo. Estamos falando dele: o automóvel.
Mas, afinal, quem inventou o carro? Se considerarmos aquele que patenteou o primeiro automóvel, a resposta é o alemão Karl Benz (1844-1929).
Neste conteúdo, você vai conhecer curiosidades sobre o engenheiro, suas invenções e sua família, bem como a trajetória das empresas que construiu. Boa leitura!
O engenheiro e inventor Karl Benz
Em 25 de novembro de 1844, nascia Karl Friedrich Benz na cidade de Karlsruhe, na Alemanha.
Seu pai faleceu quando Karl tinha dois anos de idade. Criado pela mãe, Karl priorizava os estudos e começou a cursar Engenharia Mecânica aos 15 anos.
Em 1872, usou o dote da esposa, Bertha, para iniciar seus empreendimentos. A primeira empresa não teve muito sucesso, mas sobreviveu até 1883, quando Benz decidiu deixá-la após desentendimentos com os sócios.
![](https://blogseminovos.localiza.com/wp-content/uploads/2022/04/karl-benz-bertha-benz-1024x738.jpg)
Foto por Fronteras sob CC BY-SA 4.0 disponível em Wikimedia Commons.
A partir daí, o engenheiro fundou a Benz & Co, que era focada em motores estacionários.
Pelo sobrenome dele, você já deve ter pensado: será que a Mercedes-Benz tem algo a ver com essa história? Calma! Antes de chegar lá, vamos conhecer o primeiro carro do mundo.
Motorwagen, o primeiro carro do mundo
Karl Benz patenteou várias invenções que possibilitaram o carro como existe hoje, como ignição elétrica, velas de ignição e embreagem.
O engenheiro continuava trabalhando em novidades e, em 1885, construiu um veículo com três rodas, inspirado no triciclo, com um motor de combustão interna movido a gasolina. O grande diferencial deste veículo era que sua construção havia sido feita ao redor do motor, em vez de somente tentar incorporar um motor a uma carruagem já existente.
Em 29 de janeiro de 1886, a invenção foi patenteada: o Motorwagen, como Benz o chamava, era o primeiro carro do mundo.
![](https://blogseminovos.localiza.com/wp-content/uploads/2022/04/motorwagen-1024x683.jpg)
Foto por Sicnag sob CC BY 2.0 disponível em Wikimedia Commons
O primeiro teste com plateia, porém, foi um desastre. Cachorros e cavalos assustados com o barulho do motor avançaram nas pessoas da plateia, deixando as pessoas com medo e o governo receoso. E, com isso, o Motorwagen não recebeu permissão para circular.
Bertha Benz e a primeira viagem de carro a gasolina
![](https://blogseminovos.localiza.com/wp-content/uploads/2022/04/bertha-benz-225x300.jpg)
Foto do Automuseum Dr. Carl Benz, Ladenburg, sob PD Mark 1.0 disponível em Wikimedia Commons
Em 1888, Bertha Benz teve uma ideia brilhante. Para mostrar ao mundo que a invenção do marido estava pronta para ser comercializada, decidiu levar os filhos na primeira viagem de carro a gasolina do mundo.
Com os filhos adolescentes ao lado, pegou a direção de um Benz Motorwagen No. 3 — versão atualizada do primeiro Motorwagen — e partiu para a casa de sua mãe, em Pforzheim. A distância de Mannheim, onde moravam, até Pforzheim era de 97 quilômetros, e Bertha fez um percurso de ida e volta, totalizando 194 quilômetros.
Essa proeza foi realizada sem o conhecimento do marido e era contra as leis da época, pois o Motorwagen ainda não tinha autorização para circular. Mas Bertha alcançou seu objetivo: ao redor da Alemanha, a invenção de Benz tomou a boca do povo.
O surgimento da Mercedes-Benz
A primeira venda do Motorwagen aconteceu em 1888. Em 1893, Benz passou a produzir carros de quatro rodas. Entre 1894 e 1901, surgiu o Velo, que é considerado o primeiro carro produzido em série no mundo.
Após alguns anos de altos e baixos, a Benz & Co. fundiu-se com a rival, Daimler, fundada por Gottlieb Daimler, formando a Daimler-Benz em 1926.
Uma curiosidade: antes da parceria ser fechada, um homem chamado Emil Jellinek havia prometido a Daimler que compraria dezenas de seus carros se o próximo modelo levasse o nome da filha, Mercedes. Daimler topou e, com a entrada de Karl no negócio, o modelo passou a se chamar Mercedes-Benz.
Ao longo dos anos, o nome do grupo foi alterado de Daimler-Benz para DaimlerChrysler, Daimler AG e, mais recentemente, passou a se chamar Mercedes-Benz Group AG, com a divisão de caminhões, Daimler Truck, tornando-se um grupo distinto.
Um carro para chamar de seu
A invenção de Karl Benz foi revolucionária, mudando completamente a forma com que experienciamos a mobilidade. Agora que você já sabe quem inventou o carro, que tal escolher um para chamar de seu?
Na Localiza Seminovos, cuidamos com carinho dos nossos carros, realizando todas as manutenções até entregá-lo para você, e facilitamos a sua decisão com a maior oferta de cores e modelos. Confira os carros disponíveis e escolha o seu!