O que é e como funciona o vidro elétrico antiesmagamento?
Entre as várias tecnologias criadas para a proteção de quem anda de carro, o vidro elétrico antiesmagamento é uma das que você precisa conhecer.
Os carros possuem diversos equipamentos para proteger os motoristas e passageiros. Um desses sistemas é o vidro elétrico antiesmagamento. Mas você sabe como ele funciona? Continue lendo para entender mais sobre o assunto!
Para que serve o vidro elétrico antiesmagamento?
O vidro elétrico antiesmagamento é uma ferramenta de proteção para o motorista e para os passageiros. Ele é especialmente importante para quem transporta crianças e/ou animais.
Imagine, por exemplo, que o botão de fechar a janela com um toque seja acionado sem querer e que haja alguém ou algum objeto impedindo o fechamento da janela. Sem esse sistema, o vidro seria forçado a subir de qualquer maneira, possivelmente causando ferimentos.
Como funciona o vidro elétrico antiesmagamento?
O funcionamento é simples: conecta-se o motor elétrico da janela a um sensor. Este sensor detecta a força necessária para levantar o vidro e, assim, fechar a janela. Sem obstáculos, a força é menor do que quando há obstáculos. Se for este o caso, o sensor detecta a variação de força e interrompe o processo de fechamento da janela.
O que mais tem tecnologia antiesmagamento?
É possível encontrar tecnologia antiesmagamento em vários elementos do carro, desde que possuam fechamento elétrico. Alguns exemplos são o teto solar, o porta-malas e as portas de correr de minivans.
O vidro elétrico antiesmagamento é obrigatório por lei?
A resolução nº 468 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que, no Brasil, o sistema elétrico antiesmagamento deve vir de fábrica em carros que possuem janelas, teto solar ou divisórias internas com comandos de um toque.
No caso das janelas, se o sistema for acionado, o vidro pode ser todo aberto ou somente voltar até o ponto onde começou a subida automática. Para tetos solares, é exigido que o sistema abra o vidro completamente.
Quais cuidados devem ser tomados?
O vidro elétrico antiesmagamento, assim como qualquer tecnologia, está sujeito a falhas. Além disso, ainda que em pleno funcionamento, ele busca impedir lesões mais graves, mas não evita necessariamente 100% das lesões mais leves.
Portanto, evite colocar qualquer obstáculo nas janelas e instrua sempre os passageiros, especialmente as crianças, a tomarem cuidado com os botões e vidros.
Além disso, fique de olho ao comprar um carro para testar esses sensores e ter certeza de que estão em pleno funcionamento antes de levar o carro para casa.
O que fazer quando o vidro trava?
Com o acionamento do sistema, pode ser preciso abrir e fechar a janela completamente. Geralmente, isso solucionará o travamento do vidro. Se você fizer esse teste, mas o vidro continuar travado, talvez seja o caso de levar o carro a um mecânico.
Seu usado vale mais na troca
Já cansou de levar o seu carro ao mecânico? Será que não está na hora de trocá-lo por outro? Os nossos carros recebem todas as manutenções e revisões necessárias até chegar na sua garagem. Além disso, aqui, na Localiza Seminovos, trocar o seu usado é fácil e rápido. Faça a avaliação do seu carro de troca com a Troca Inteligente!