Quando e como limpar o tanque de combustível do carro?

Blog Home >Dica Mão na Roda > Quando e como limpar o tanque de combustível do carro?
27 de abril de 2022 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Entenda como e quando deve ser feita a limpeza do tanque de combustível do carro, além de conhecer formas de manter o tanque limpo.

Se você foi ao mecânico e ele falou que precisa limpar o tanque de combustível, cuidado! Pode ser que ele esteja querendo passar a perna em você. A verdade é que isso raramente será necessário, sabia? Entenda neste conteúdo!

Como limpar o tanque de combustível?

A limpeza de um tanque de combustível é um processo que envolve materiais inflamáveis e que, se feito de maneira incorreta, pode causar danos graves ao carro. Portanto, a indicação é procurar uma concessionária ou oficina de confiança para realizar o procedimento.

Para dar início à limpeza, é feita a drenagem do combustível, que deve ser armazenado em um recipiente apropriado. Em seguida, toda a ferrugem e sujeira são removidas com uma solução específica. Durante o procedimento, se necessário, podem ser trocados o filtro e a bomba de combustível. Para finalizar, é realizada a secagem do tanque.

Quando fazer a limpeza do tanque de combustível?

Há três principais situações em que a limpeza do tanque de combustível é indicada.

1. Se o carro apresentar sintomas

O material de fabricação dos tanques de combustível de carros com mais de 20 anos de idade é mais sujeito à decomposição do que o material dos tanques atuais. Ao longo do tempo, algumas partes podem se desprender e se misturar ao combustível.

Por isso, em carros mais antigos, é importante ficar de olho em alguns sinais, como o motor engasgando com aceleração ou um mau funcionamento da marcha lenta.

Atualmente, os tanques de combustível são feitos, em sua maioria, de plástico. Isso diminui a necessidade de limpeza. Ainda assim, há duas situações em que é preciso realizar a limpeza, mesmo em carros mais novos. Confira a seguir.

2. Se o carro for abastecido com combustível errado

De modo geral, se o abastecimento for feito com um combustível errado, é necessário fazer a limpeza.

Por exemplo: se o seu carro rodar a diesel e você, por algum motivo, abastecer com gasolina, é indicado realizar uma limpeza no tanque. O mesmo se aplica à situação contrária, ou seja, se o carro for a gasolina e tiver sido abastecido com diesel.

3. Se o carro for abastecido com combustível adulterado

Se, após o abastecimento, você descobrir que o combustível foi adulterado, faça a limpeza do tanque de combustível para removê-lo.

Tente ter o máximo possível de certeza de que houve adulteração, para que o procedimento não seja realizado em vão e para que não haja desperdício de combustível.

Como manter o tanque de combustível limpo?

Como pontuamos, os tanques de combustível de carros mais novos raramente precisam de limpeza. Ainda assim, é indicado tomar alguns cuidados para evitar que ela seja necessária.

1. Abasteça com combustível de qualidade

É tentador abastecer nos postos mais baratos, especialmente em época de alta de preços, mas preços muito abaixo do mercado podem indicar que o combustível foi adulterado.

Após abastecer, fique atento ao desempenho do carro. Se perceber que o motor está “fraco” em subidas ou ao acelerar, troque de posto.

Ah! Sempre que puder, abasteça com gasolina aditivada, pois ela tem detergentes e dispersantes que dissipam os resíduos, diminuindo a necessidade de manutenção.

2. Não deixe o tanque na reserva

Quando o tanque está na reserva, a pouca quantidade de combustível pode danificar a bomba de combustível e, ainda, levar resíduos instalados no fundo do tanque até o motor, causando danos ainda mais perigosos. Para evitar que isso aconteça, tente manter o tanque com pelo menos um quarto da capacidade.

3. Realize a troca do filtro de combustível

É muito importante trocar o filtro do combustível de acordo com o indicado no manual do seu carro — geralmente, a troca deve ser feita a cada 10 mil km —, pois esse componente é responsável pela “limpeza” do combustível, evitando a formação de resíduos.

4. Não deixe o carro parado

Se o carro ficar parado por muito tempo com combustível dentro do tanque, esse combustível pode começar a estragar, assumindo uma textura diferente, causando problemas em injetores ou carburadores e tornando a limpeza do tanque necessária.

Uma compra de confiança

Aqui, na Localiza Seminovos, você tem a tranquilidade de fazer uma compra segura, com garantia de procedência. Os nossos carros recebem todas as manutenções e revisões necessárias até chegar às suas mãos. Converse com um de nossos consultores por WhatsApp e saiba mais!

Post anterior
Mão francesa e mão inglesa: entenda por que o tráfego é diferente ao redor do mundo
Próximo post
Maio Amarelo: um tira-dúvidas com tudo que você precisa saber sobre o assunto