Mão francesa e mão inglesa: entenda por que o tráfego é diferente ao redor do mundo
Afinal, por que existe mão francesa e mão inglesa? As razões envolvem lutas de espadas, colonização e muito mais. Venha desvendar essa história!
Se você já viu algum filme que se passa na Inglaterra, deve ter notado alguns detalhes curiosos. Além dos ônibus de dois andares e das cabines telefônicas por todos os cantos, as pessoas dirigem “ao contrário”!
Pois é! No Brasil, o volante fica no lado esquerdo do carro, e o carro trafega pelo lado direito da estrada. Na Inglaterra, acontece o oposto: o volante fica no lado direito do carro, e o carro trafega pelo lado esquerdo da estrada.
Mas você já parou para pensar nos motivos disso?
Lutas com espadas e outros hábitos medievais
Na Europa, nos tempos medievais, as pessoas circulavam muito a cavalo. As batalhas também se davam a cavalo. Como a maioria das pessoas era destra e usava a mão direita para manusear a espada, a condução se dava pela esquerda, deixando a direita livre para combater os inimigos.
Isso foi formalizado em 1300 pelo papa Bonifácio VIII. Para organizar o enorme fluxo de pessoas que se deslocavam a Roma, o pontífice determinou que todos deveriam seguir ao lado esquerdo da estrada.
O hábito permaneceu ao longo dos anos, mesmo com o surgimento das carruagens. Os carros, considerados carruagens sem cavalos, seguiram a tradição.
Uma troca estratégica
No final de 1700, esse sistema estava presente na maior parte dos países do mundo. Porém, tudo mudou com a Revolução Francesa, quando Napoleão Bonaparte (1769-1821) instituiu a condução pelo lado direito.
Os motivos mais prováveis são dois. O primeiro é o fato dele ser canhoto. O segundo é mais estratégico: com a troca, seria possível identificar com facilidade as tropas inimigas.
Mão francesa e mão inglesa
O Império Britânico, por questões políticas, manteve o modelo de tráfego medieval e o transmitiu para suas colônias com o British Roads Act (Lei de Estradas Britânicas, em tradução livre) de 1835. O mesmo foi feito pela França. E é por isso que conhecemos a direção à esquerda como “mão inglesa” e a direção à direita como “mão francesa”.
Japão e suas ferrovias
Há exceções à regra. O Japão, por exemplo, não é uma ex-colônia inglesa, mas aderiu ao modo britânico de dirigir. Mas qual teria sido o motivo disso?
Em meados do século XIX, as ferrovias japonesas foram planejadas por ninguém menos que engenheiros britânicos. Eles seguiram as regras de tráfego inglesas, com condução pela esquerda. Para manter um padrão, as mesmas regras foram aplicadas às estradas.
Estados Unidos e uma ruptura simbólica
Por sua vez, os Estados Unidos foram colônias inglesas, mas não aderiram ao modelo inglês. Há algumas hipóteses para isso ter acontecido. A primeira delas é política e simbólica: a inversão do tráfego representaria uma ruptura com a metrópole e seria um grito de independência.
A outra é relativa às carroças puxadas por vários pares de cavalos, que se popularizaram nos Estados Unidos no início do século XVIII, quando ainda eram uma colônia. Nessas carroças, o condutor sentava-se no último cavalo do lado esquerdo, para poder usar o chicote com a mão direita.
O ideal, nesse caso, era conduzir a carroça pelo lado direito da estrada, pois, assim, as carroças que viessem pelo sentido contrário ficariam mais próximas do condutor, permitindo um maior controle da distância entre elas.
E o Brasil?
Com a adoção da mão francesa pelos Estados Unidos e o protagonismo do país na indústria automobilística, o modelo tornou-se padrão ao redor do mundo. É por isso que, no Brasil, usamos o modelo francês.
Atualmente, o modelo inglês é adotado em 76 países, em sua maioria ex-colônias britânicas, como Austrália, Nova Zelândia, Índia, Malásia, África do Sul e Zimbábue. O Japão, como mencionamos, é uma das poucas nações que usam mão inglesa mas que não foram colônias da Inglaterra.
Hora de viajar
Depois de entender o que é mão francesa e mão inglesa e ler tanto sobre outros países, pode falar: bateu aquela vontade de viajar, não é mesmo? E você não precisa atravessar o oceano para espairecer e curtir com a família, você pode viajar de carro! A grande maioria dos países latinoamericanos usa o volante do lado esquerdo, como o Brasil, sabia? A Localiza Seminovos ajuda você a tornar essa aventura realidade! Confira os carros disponíveis e escolha o seu.