Picapes versáteis: 4 modelos que te permitem rodar como se estivesse em um SUV

Blog Home >Por Dentro dos Carros > Picapes versáteis: 4 modelos que te permitem rodar como se estivesse em um SUV
26 de janeiro de 2022 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Estas quatro guerreiras se sobressaem por aliar o conforto de dirigir com todo o espaço e a capacidade de carga de uma caçamba.

O Brasil definitivamente abraçou as picapes como xodós. Carros com esse tipo de carroceria já respondem por quase 20% de todo o volume de vendas do mercado nacional. Além disso, em 2021 tivemos, pela primeira vez na história do país, uma delas como líder geral do mercado de veículos leves, a Fiat Strada.

As necessidades dos consumidores, bem como o compartilhamento de plataformas, evoluíram, e os utilitários construídos a partir de carros de passeio vêm desbravando novos horizontes.

Agora, cada vez mais, essas picapes com chassi monobloco têm sido usadas não apenas no trabalho duro, mas também como uma opção versátil de carro para as horas de lazer.

Listamos aqui quatro modelos que te permitirão rodar com o conforto de um SUV, mas mantendo a robustez típica das picapes.

1. Fiat Strada Quatro Portas

Sempre pioneira no segmento, a Fiat acertou novamente ao lançar antes da concorrência uma picape compacta com quatro portas — após ela mesma ter inventado o segmento das compactas de cabine dupla.

Líder de vendas entre os utilitários no Brasil e detentora de 58,2% da fatia de picapes compactas, a Strada avançou uma geração se reformulando completamente. Além da versão cabine dupla com portas traseiras, o modelo recebeu o motor 1.3 FireFly, de 98/107 cv (g/e) e 13,2/13,7 kgfm de torque.

Associado a um câmbio manual de cinco marchas, a picape entrega desempenho competente e satisfatório consumo de combustível: dados do Inmetro registram, com gasolina no tanque, 12,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada; com etanol, o consumo prometido é de 8,4 km/l e 9,4 km/l, respectivamente.

Com 4,48 metros de comprimento e 2,74 m de entre-eixos, a nova Strada acomoda bem quatro passageiros. Tudo isso sem penalizar a caçamba, com 844 litros de volume e 650 kg de capacidade de carga.

Dinamicamente, é como dirigir um Mobi ou Uno — suspensão e câmbio macios, direção bem leve —, só que com caçamba e ainda mais valente. A lista de equipamentos também está mais para carro de passeio do que utilitário.

De série, há airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, computador de bordo, assistente de partida em rampa, central  multimídia com tela de 7″ que aceita conexão via Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.

2. Fiat Toro

Inspiração estética para a nova Strada, a Toro, tal qual sua “irmã” menor, domina o segmento das médio-compactas. Embora tenha sido a Renault Duster Oroch a precursora, foi o modelo da Fiat que elevou a régua em dinâmica, tecnologia e conforto a bordo. Não à toa, já supera a marca de 300 mil unidades vendidas.

Ofertada geralmente com motor 1.8 aspirado e 2.0 turbodiesel no mercado de seminovos, a Toro tem bravura para encarar um fora-de-estrada leve e se dá muito bem na cidade. Foi a solução para os amantes de picape que buscam um carro mais compacto, versátil e adequado ao uso urbano/rodoviário.

Na linha 2022, a picape recebeu uma leve reestilização externa e uma reformulação mais profunda na cabine, até então alvo de reclamações pela falta de porta-objetos (que agora proliferam).

Há também novos painel de instrumentos e comando do ar-condicionado. Destaque para a central multimídia de 10,1 polegadas, instalada verticalmente, e para o motor 1.3 turbo flex com 185 cv de potência.

Se a Strada roda como os compactos Uno e Mobi, a Toro flaina como um Compass: gentil na absorção de lombadas, buracos e valetas e firme nas curvas.

Curiosidade: as versões Endurance, Freedom e Volcano apresentam um design mais conservador, enquanto os modelos de topo, Ultra e Ranch, ganham linhas da dianteira mais protuberantes.

3. Volkswagen Saveiro Cross Cabine Dupla

Um dos modelos mais tradicionais e antigos do segmento, a Saveiro aguarda por uma nova geração para se impor diante da arquirrival Strada. Até lá, se segura com quatro versões, sendo a topo de linha a Cross com cabine dupla e duas portas.

Trata-se da única equipada com competente e econômico motor 1.6 16V flex de 110/120 cv (G/E) e 15,8/16,8 kgfm, sempre aliado a um câmbio manual de cinco marchas com engates precisos. Contudo, não há opção de transmissão automática, como a Strada recentemente passou a oferecer.

Na cabine, nota-se a arquitetura já datada e a falta de equipamentos como uma central multimídia mais sofisticada. Por outro lado, a ergonomia é boa e o espaço no banco traseiro, decente para dois ocupantes.

Com 580 litros de volume e 605 kg de capacidade de carga, a Saveiro Cross oferece uma caçamba mais limitada que a da Strada, mas é consagrada pela robustez e confiabilidade.

4. Renault Duster Oroch

Inauguradora do segmento de picapes baseadas em SUVs compactos (no caso, o Duster), a Oroch se defende da superior Fiat Toro oferecendo robustez e espaço interno. E, com 4,69 metros de comprimento diante dos 4,91 m da rival, é mais amigável dentro da cidade.

Quem opta pela Oroch deve estar pronto para lidar com a falta de certos equipamentos, como ajuste de profundidade do volante (há de altura apenas), câmbio automático e uma central multimídia mais refinada. O acabamento interno é outro ponto que precisa melhorar em uma futura atualização.

Por outro lado, a Oroch foi construída sobre uma plataforma sólida, que recebe com desenvoltura um conjunto mecânico já usado em carros mais caros da marca, como o motor 2.0 flex associado ao câmbio manual de seis marchas, conjunto que entrega bastante vigor ao utilitário. Já o 1.6 16V é ágil e econômico.

A favor da picape da Renault também estão o isolamento acústico e a suspensão independente nos dois eixos. Na caçamba, vão 683 litros e 680 kg de capacidade, mais do que a Toro com motor flex aguenta de peso. E ela custa bem menos do que a Toro.

Agora que você já conhece esses quatro modelos e as principais características de cada um deles, entre em contato com um dos nossos consultores pelo WhatsApp e confira as picapes disponíveis para venda na Localiza Seminovos!

Post anterior
Como organizar o porta-malas: 4 dicas essenciais
Próximo post
Acabou de voltar da praia? Saiba como limpar a areia do carro em 6 passos