Como organizar o porta-malas: 4 dicas essenciais

Blog Home >Dica Mão na Roda > Como organizar o porta-malas: 4 dicas essenciais
24 de janeiro de 2022 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Antes de colocar o pé na estrada, saiba qual é o melhor jeito de levar tudo o que você precisa.

Viajar de carro é bom demais, não é mesmo? Mas exige muito planejamento! Além de ter que coordenar as datas com todo mundo da família, também é preciso pensar no que cada um tem que levar e em como organizar o porta-malas.

De repente, em meio a malas, bolsas e mochilas, já não cabe ninguém no carro! Para garantir que sua viagem seja confortável, separamos algumas dicas muito úteis de como guardar tudo no bagageiro e ainda garantir aquele espacinho extra. Vem com a gente!

1. Avalie o que está levando

Bom, antes de mais nada, vale pensar: preciso mesmo levar isso?

Se você está indo para uma cidade de praia bem quente, por exemplo, pode valer a pena carregar um casaquinho leve com você por garantia. Mas será que você precisa mesmo daquela jaqueta pesada? E o guarda-sol? Será que não é uma boa opção alugar um quando chegar lá?

O importante, aqui, é avaliar se não dá para liberar um bom espaço deixando alguns pertences em casa.

2. Evite os objetos pesados

Não adianta nada liberar espaço se você estiver carregando coisas muito pesadas! Com excesso de peso, fica mais difícil frear e manobrar, o que pode ser ainda mais perigoso nas estradas.

Então, mais uma vez, avalie: você precisa mesmo levar seus pesos de academia nessa viagem? E será que não dá para substituir esses dez livros de 500 páginas por um tablet ou leitor digital? Aliás, será mesmo que você vai conseguir ler tudo isso em uma viagem de duas semanas?

Reflita e faça boas escolhas!

3. Encaixe as malas pensando em tamanho e peso

Veja as dicas que separamos sobre como organizar o porta-malas e deixe tudo preparado para botar o pé na estrada!

Já deu uma boa reduzida no que vai levar? Agora chegou o momento de organizar cada coisinha no porta-malas.

Primeiramente, separe o que for mais pesado e resistente. Esses objetos deverão ficar embaixo para dar sustentação aos outros.

Chegou a hora do quebra-cabeças! Comece colocando os maiores pertences no centro e vá acomodando os outros ao redor. Uma sugestão é trocar as malas grandes e de materiais muito rígidos por aquelas médias e feitas de pano, pois são mais fáceis de encaixar.

4. Proteja objetos pequenos e alimentos

Para evitar perder os objetos pequenos que você quer levar na viagem, não os deixe espalhados pelo carro. Tente colocá-los no porta-malas de modo que fiquem bem presos entre os outros pertences. Assim, estarão seguros.

Os alimentos, por sua vez, devem estar à mão durante a viagem, então tudo bem deixá-los nos bancos ou no chão do carro. Usar uma bolsa térmica é uma boa ideia, só não se esqueça de verificar se ela está bem fechadinha para evitar que a comida estrague, a bebida esquente e o seu carro vire uma bagunça.

Bônus: como arrumar bagagens em uma picape

Caso você vá viajar em uma picape, espaço e peso deixam de ser grandes preocupações, não é mesmo? Pois é, o volume das caçambas das picapes pode chegar a mais que o dobro do volume dos porta-malas de outras categorias.

Mas, ainda que o modelo seja muito mais robusto que um hatch ou um sedã, por exemplo, lembre-se: é preciso respeitar o limite de carga indicado pelo fabricante, combinado?

Imagine que situação terrível: você faz uma curva brusca e algo é arremessado para fora do carro. Para evitar que isso aconteça, use tirantes e os apoios que já vêm de fábrica para fixar os objetos. Além disso, coloque as malas o mais próximo possível da cabine para manter o centro de gravidade do carro.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para transportar suas bagagens com segurança, que tal pensar no carro ideal para aproveitar bastante uma viagem com a sua família? Converse com um de nossos consultores de vendas por WhatsApp e realize seu sonho!

Post anterior
Conheça o Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI 2020
Próximo post
Picapes versáteis: 4 modelos que te permitem rodar como se estivesse em um SUV