Museus de automóveis pelo mundo: conheça sem sair de casa
Que tal ver coleções de carros do planeta todo diretamente do seu computador ou celular?
Se você é fã de carros como a gente, já deve ter tido curiosidade sobre a evolução dessa invenção maravilhosa, não é mesmo?
Dos mais antigos aos mais modernos, os automóveis são máquinas que celebram design e história em cada detalhe, e, por isso, há várias instituições pelo mundo dedicadas a eles. Hoje, graças a tecnologias cada vez mais avançadas, basta ter um sinal de internet para que você possa visitá-las de onde quer que esteja.
Venha com a gente conhecer três museus de automóveis de três continentes diferentes: Europa, Ásia e Oceania.
Museus de automóveis no Google Arts & Culture
Primeiramente: você já ouviu falar no Google Arts & Culture? O projeto, criado e mantido pelo Google, traz as mais variadas formas de interagir com museus e obras de arte, como: tours virtuais pelo Google Street View, exposições, jogos, filtros e outras atividades que divertem e ensinam ao mesmo tempo. E o melhor: é tudo de graça! Para conferir, acesse o site ou baixe o aplicativo para Android ou iOS.
Uma dica que facilita demais a navegação e a compreensão é usar o botão “Traduzir com o Google” que costuma aparecer no canto inferior direito da tela. Com esse botão selecionado, o Google traduzirá tudo automaticamente para a língua de sua escolha. Assim, não será um problema visitar museus dos mais variados países do conforto da sua casa!
Separamos três museus que estão no Google Arts & Culture com coleções enormes de carros das mais variadas marcas. Descubra a seguir!
Museo Nazionale dell’Automobile – MAUTO (Turim, Itália)

O MAUTO surgiu em 1932, idealizado por Cesare Goria Gatti e Roberto Biscaretti di Ruffia, fundadores da Fiat e do Automóvel Clube da Itália. Inaugurado há quase 100 anos, é um dos mais antigos museus do segmento no mundo.
O acervo da instituição impressiona: são quase 200 carros, que datam de meados do século XIX até a atualidade. As marcas são mais de 80 e vêm de oito países.
Na página do museu no Google Arts & Culture, você pode ver fotos belíssimas em alta resolução, além de passear pelos corredores como se estivesse lá. Também está disponível uma exposição chamada “Os Carros e os Começos”, em que momentos marcantes vividos pela sociedade são destacados por meio da história do automóvel.
Shanghai Auto Museum (Xangai, China)

Inaugurado em 2007, em Xangai, o Shanghai Auto Museum possui uma área impressionante: são 28.000 metros quadrados no total e 10.000 de área expositiva.
Com mais de 100 carros em sua coleção e abrangendo quase 50 marcas de todo o mundo, o museu aborda aspectos históricos, científicos e tecnológicos dos automóveis.
Uma curiosidade: afirmam que, independentemente da data de fabricação, todos os carros estão em pleno funcionamento, prontos para pegar a estrada. Sensacional, não é mesmo?
Na página do museu no Google Arts & Culture, o tour virtual é dividido em quatro, um para cada um de seus andares, e há três exposições disponíveis:
- “Conheça o Museu do Automóvel de Xangai” apresenta o prédio inovador, detalhes arquitetônicos e destaques da coleção.
- “Uma Condução de Moda” mostra como o carro influenciou a moda e vice-versa, povoando capas de revistas renomadas como a Vogue.
- “As Luzes Brilham no Estilo” revela os segredos do design das lâmpadas dos automóveis, desde as de carruagens até as de LED que conhecemos hoje.
National Motor Museum (Birdwood, Austrália)

A maior coleção de carros da Austrália e uma das maiores do planeta encontra-se neste museu: são cerca de 300 carros e 100 motocicletas que moldaram a história automobilística do país e do mundo.
Na página do museu no Google Arts & Culture, há dezenas de fotos e um tour virtual. Além disso, as corridas — tradição australiana — são o foco de quatro exposições: “Carros de Corrida Australianos”, “Esportes Motorizados Australianos”, “As Conquistas de Eddie Perkins” e “Chamberlain 8: um ícone australiano de corrida”.
Gostou de viajar pelo mundo dos automóveis sem sair de casa? Deixe um comentário contando para nós o que mais você gostaria de ler por aqui!