Museus de automóveis pelo mundo: conheça sem sair de casa

Blog Home >Mobilidade > Museus de automóveis pelo mundo: conheça sem sair de casa
7 de fevereiro de 2022 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Que tal ver coleções de carros do planeta todo diretamente do seu computador ou celular?

Se você é fã de carros como a gente, já deve ter tido curiosidade sobre a evolução dessa invenção maravilhosa, não é mesmo?

Dos mais antigos aos mais modernos, os automóveis são máquinas que celebram design e história em cada detalhe, e, por isso, há várias instituições pelo mundo dedicadas a eles. Hoje, graças a tecnologias cada vez mais avançadas, basta ter um sinal de internet para que você possa visitá-las de onde quer que esteja.

Venha com a gente conhecer três museus de automóveis de três continentes diferentes: Europa, Ásia e Oceania.

Museus de automóveis no Google Arts & Culture

Primeiramente: você já ouviu falar no Google Arts & Culture? O projeto, criado e mantido pelo Google, traz as mais variadas formas de interagir com museus e obras de arte, como: tours virtuais pelo Google Street View, exposições, jogos, filtros e outras atividades que divertem e ensinam ao mesmo tempo. E o melhor: é tudo de graça! Para conferir, acesse o site ou baixe o aplicativo para Android ou iOS.

Uma dica que facilita demais a navegação e a compreensão é usar o botão “Traduzir com o Google” que costuma aparecer no canto inferior direito da tela. Com esse botão selecionado, o Google traduzirá tudo automaticamente para a língua de sua escolha. Assim, não será um problema visitar museus dos mais variados países do conforto da sua casa!

Separamos três museus que estão no Google Arts & Culture com coleções enormes de carros das mais variadas marcas. Descubra a seguir!

Museo Nazionale dell’Automobile – MAUTO (Turim, Itália)

FIAT mod. 508, criado na Itália pela Fiat em 1932.

O MAUTO surgiu em 1932, idealizado por Cesare Goria Gatti e Roberto Biscaretti di Ruffia, fundadores da Fiat e do Automóvel Clube da Itália. Inaugurado há quase 100 anos, é um dos mais antigos museus do segmento no mundo.

O acervo da instituição impressiona: são quase 200 carros, que datam de meados do século XIX até a atualidade. As marcas são mais de 80 e vêm de oito países.

Na página do museu no Google Arts & Culture, você pode ver fotos belíssimas em alta resolução, além de passear pelos corredores como se estivesse lá. Também está disponível uma exposição chamada “Os Carros e os Começos”, em que momentos marcantes vividos pela sociedade são destacados por meio da história do automóvel.

Shanghai Auto Museum (Xangai, China)

1974 Shanghai SH760A, criado na China pela Shanghai em 1974.

Inaugurado em 2007, em Xangai, o Shanghai Auto Museum possui uma área impressionante: são 28.000 metros quadrados no total e 10.000 de área expositiva.

Com mais de 100 carros em sua coleção e abrangendo quase 50 marcas de todo o mundo, o museu aborda aspectos históricos, científicos e tecnológicos dos automóveis.

Uma curiosidade: afirmam que, independentemente da data de fabricação, todos os carros estão em pleno funcionamento, prontos para pegar a estrada. Sensacional, não é mesmo?

Na página do museu no Google Arts & Culture, o tour virtual é dividido em quatro, um para cada um de seus andares, e há três exposições disponíveis:

National Motor Museum (Birdwood, Austrália)

1952 Holden Series 50 2106 Utility, criado na Austrália pela General-Motors Holden em 1952.

A maior coleção de carros da Austrália e uma das maiores do planeta encontra-se neste museu: são cerca de 300 carros e 100 motocicletas que moldaram a história automobilística do país e do mundo.

Na página do museu no Google Arts & Culture, há dezenas de fotos e um tour virtual. Além disso, as corridas — tradição australiana — são o foco de quatro exposições: “Carros de Corrida Australianos”, “Esportes Motorizados Australianos”, “As Conquistas de Eddie Perkins” e “Chamberlain 8: um ícone australiano de corrida”.

Gostou de viajar pelo mundo dos automóveis sem sair de casa? Deixe um comentário contando para nós o que mais você gostaria de ler por aqui!

Post anterior
Como evitar roubos e furtos de carro? Confira 7 medidas
Próximo post
Câmbio automático ou manual? Confira prós e contras de cada transmissão