Como evitar roubos e furtos de carro? Confira 7 medidas
Conheça alguns equipamentos e atitudes que podem ajudar a impedir que o seu carro seja roubado ou furtado.
Com certeza, ninguém quer ter o seu carro roubado ou furtado. Porém, infelizmente, esses ainda são crimes comuns. Para diminuir as chances de passar por isso, é possível tomar algumas medidas simples, mas bastante eficazes. Listamos sete delas neste post, confira e saiba como evitar roubos e furtos de carro.
1. Planeje rotas seguras
Antes de sair dirigindo, especialmente à noite, verifique qual rota você vai pegar. Olhe no GPS e já planeje o seu itinerário, evitando lugares ermos e com pouca iluminação e sem sinal de telefonia. Comumente, esses são os locais mais escolhidos por criminosos para atuar.
Se acontecer algum imprevisto, como o carro enguiçar, você estará vulnerável e será mais difícil conseguir ajuda. Então, para evitar situações como essa, escolha bem a sua rota, combinado?
2. Tenha atenção ao parar no sinal e ao entrar na garagem
Ao parar no sinal, garanta uma boa distância do carro da frente para conseguir arrancar e sair com o carro rapidamente se for preciso.
Outro momento que requer atenção redobrada é ao entrar com o carro na garagem. Observe bem os arredores ainda com o carro em movimento. Se notar alguma movimentação suspeita, não estacione. Dê algumas voltas e, caso ache prudente, vá embora e comunique a polícia.
3. Fique de olho ao estacionar na rua
Ao parar o carro na rua, dê preferência para locais bem iluminados e movimentados. Um estacionamento pago — se estiver disponível e couber no seu orçamento —, é também uma opção para garantir uma maior segurança.
Aliás, antes de sair de casa, é aconselhável procurar saber se a região para onde você vai é segura. Se não for, pode ser uma boa ideia pegar uma carona com um amigo ou chamar um carro de aplicativo.
4. Mantenha o carro trancado e o alarme ativado
Se possível, instale um alarme automotivo. Ao ser disparado, ele inibe a ação do ladrão, que pode acabar fugindo e desistindo do crime.
É essencial deixar o carro sempre trancado e com o alarme ligado, pois a ação dos assaltantes pode ser muito rápida. Isso vale até para quando ele estiver dentro da garagem ou para quando você sair do carro por apenas alguns minutos.
5. Não deixe nenhum objeto visível dentro do carro
Por mais que aquela mochila seja velha e esteja vazia, é melhor deixá-la no porta-malas. É que quem vê de fora pode pensar que há objetos de valor lá dentro.
Essa indicação vale especialmente para documentos, boletos e afins, pois você pode acabar se sujeitando a situações ainda mais perigosas se uma pessoa mal intencionada tiver acesso a informações que identifiquem você, sua família ou onde você mora, por exemplo.
6. Instale películas nos vidros
As películas escuras, conhecidas como “insulfilm”, dificultam que quem está do lado de fora veja exatamente o que está dentro do carro, aumentando ainda mais a proteção.
Mas você sabia que existem também películas de segurança que deixam o vidro muito mais difícil de quebrar? Além de dificultarem o acesso de criminosos, elas ainda protegem a sua integridade física, pois evitam estilhaços.
7. Use travas, bloqueador e corta-corrente
Se, mesmo tomando todas essas medidas, o ladrão conseguir entrar no carro, as travas vão evitar que ele seja levado embora. Elas são recursos mecânicos e, geralmente, de baixo custo, que devem ser colocados toda vez que o carro for estacionado.
Alguns locais em que as travas podem ser instaladas são: no volante, impedindo que ele gire; nos pedais, impedindo seu acionamento; e no freio de mão, impedindo que o carro saia do lugar.
Além das travas, você pode instalar também recursos que podem ser acionados até mesmo com aplicativos, como um bloqueador veicular, que corta a alimentação de combustível do carro, ou um corta-corrente, que impede de dar a partida.
E aí, gostou das dicas? Nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Estamos no Instagram, YouTube e Facebook.