Nova CNH em 2022: entenda as principais mudanças

Blog Home >Mobilidade > Nova CNH em 2022: entenda as principais mudanças
16 de março de 2022 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

No ano de 2022, a Carteira Nacional de Habilitação ganha um novo formato. Separamos as novidades mais importantes, venha com a gente!

Para quem dirige, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é companheira de todos os momentos. Ela é obrigatória para conduzir um carro no Brasil e vem recebendo atualizações ao longo do tempo, como uma versão digital.

Ao final do ano de 2021, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou um formato inovador para o documento por meio da Resolução 886, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23 de dezembro.

Criamos um tira-dúvidas para esclarecer as principais mudanças da nova CNH para você, veja a seguir!

Por que a CNH vai mudar?

O motivo principal é adequar o documento a padrões internacionais, permitindo que seja usado em outros países.

A partir de quando a nova CNH começa a valer?

O novo modelo será emitido a partir de 1º de junho de 2022.

Será preciso trocar imediatamente para o novo padrão?

O modelo antigo será substituído ao longo do tempo, à medida que as pessoas forem tirando suas habilitações e renovando seus documentos.

Portanto, a princípio, não vai ser necessário trocar a sua CNH, a não ser que o prazo de renovação esteja se aproximando.

A nova CNH terá formato digital?

Sim! Você poderá emitir a nova CNH no formato físico, digital ou em ambos. Fica a seu critério.

E sabe o QR Code que já existe nas CNHs emitidas a partir de 2017? Ele se mantém no novo modelo, armazenando todas as informações mais importantes.

Quais são as principais mudanças da nova CNH?

Nova classificação de veículos

Os veículos serão separados em 14 categorias, de acordo com o padrão europeu. Inicialmente, a alteração representa somente uma nova forma de categorizar o que já existe, não implicando em modificações nas regras atuais.

Para facilitar a consulta, haverá uma tabela na parte de trás do documento, com letras e pictogramas de tipos de veículos.

Utilização internacional

Em vez do estado de emissão, o novo modelo da CNH vai trazer a sigla BR, indicando que o documento é do Brasil.

Além disso, ele terá o código internacional presente nos passaportes, podendo ser usado em aeroportos brasileiros.

Outra novidade é que as CNHs emitidas a partir de 1º de junho de 2022 contarão com versões nas línguas inglesa e francesa, para facilitar a utilização internacional.

Identificação de novos condutores

No novo padrão, será mais fácil identificar se o motorista acabou de tirar a carteira. Um “P” significa “Permissão para Dirigir”, enquanto um “D” representa que o documento já é o “Definitivo”.

E o visual final, como ficou?

Além das novidades que já listamos — como a tabela de categorias, a sigla BR e as marcações “P” e “D” —, outra grande mudança estética está nas cores principais da nova CNH, que mudarão para verde e amarelo.

Além disso, para diminuir as falsificações e tornar o documento ainda mais confiável, foram incluídos gráficos coloridos no design.

Veja abaixo o resultado:

E aí, o que achou? Conta pra gente nos comentários!

Agora que você já viu as principais mudanças que estarão presentes na nova CNH, que tal trazer outra novidade para sua vida e mudar também o carro que está na sua garagem? Aqui, na Localiza Seminovos, é fácil e rápido. Faça a avaliação do seu carro de troca com a Troca Inteligente!

Post anterior
Saiba tudo sobre o Toyota Etios Sedan X Plus 1.5 2020
Próximo post
Nissan Kicks SV 1.6 2020: confira todos os detalhes