Motor três cilindros: como funciona, vantagens, verdades e mitos
Na era do downsizing, conjuntos compactos se popularizaram, são mais eficientes, porém ainda vivem cercados de dúvidas
Você já deve ter escutado de algum taxista ou motorista das antigas que motor três cilindros não presta. O advento dos chamados três canecos foram a salvação para a indústria alcançar metas de eficiência, mas ligou (ou aumentou) o desconfiômetro de muita gente.
O fato é que o motor três cilindros sintetiza bem o downsizing que as engenharias das fabricantes adotaram nas últimas duas décadas. Desta forma, conseguiram números parecidos de potência com os dos quatro cilindros de antigamente, mas com um bloco menor, mais leve e, especialmente, mais econômico e menos poluente.
Neste conteúdo vamos detalhar essas vantagens do motor três cilindros e detalhar como funciona, as diferenças e desvendar mitos e verdades em torno do propulsor. Lembrando que a Localiza Seminovos tem milhares de ofertas de carros com os mais variados tipos de motorização e versões.
Índice
- Como funciona o motor três cilindros
- Vantagens
- Mitos e verdades
- Opções de carros que usam motor três cilindros
Como funciona o motor três cilindros
O motor três cilindros funciona como um motor convencional de quatro cilindros. A diferença é que, como o nome diz, são três cilindros operando de forma independente. Isso torna o conjunto menor e mais leve. No geral, usa as mesmas peças básicas de qualquer motor: pistão, biela, anel etc.
Vantagens do motor três cilindros
Economia
Como dito, o motor três cilindros é menor. Com isso, ele pesa, em média, 30% a menos que um bloco de quatro cilindros. Consequentemente, exige menos peças e é mais econômico e menos poluente.
Menor peso também significa uma dieta para o peso em ordem de marcha do veículo, outro aspecto sempre bem vindo. Atualmente, os carros com motor três cilindros figuram entre os mais eficientes no que diz respeito a consumo de combustível e baixa emissão de poluentes.
Mais espaço
Outras vantagens do motor três cilindros estão no seu tamanho. Por serem mais compactos, ocupam menos espaço no cofre do motor. Isso permite aos projetistas aproveitarem melhor não só a área sob o capô, como até recuar o painel e melhorar o ambiente dentro da cabine.
Dirigibilidade
O fato de ser mais leve e compacto ainda ajuda os engenheiros a trabalharem uma melhor distribuição de peso do veículo. O que impactará em um comportamento dinâmico e uma dirigibilidade mais apurada do automóvel.
Desempenho
A evolução do motor três cilindros e a adoção de outros recursos traz outras vantagens. Variação nos comandos de válvulas, injeção direta e componentes de menor atrito melhoram a performance e o desempenho desses propulsores.
Prova disso é que muito motor três cilindros, mesmo aspirado, hoje rende mais potência e torque do que os quatro cilindros de 20 anos atrás.
Turbinado
Esse ganho de força fica ainda maior com a chegada do motor três cilindros turbo. Nestes casos, os números de potência e torque de um 1.0 turbinado podem chegar e ultrapassar os de unidades 1.8 e 2.0 de antigamente.
Além disso, motor 1.0 três cilindros turbo terá mais torque em baixos giros, o que facilita na hora de encarar uma ladeira ou fazer uma ultrapassagem na estrada. Bom salientar que o turbo nestes casos não busca apenas performance, mas também – e principalmente – eficiência no consumo e nas emissões.
- Veja também: Os melhores seminovos para comprar em 2025
Mitos e verdades do motor três cilindros
Mas como o pessoal adora uma polêmica, existe uma legião de degradadores do motor três cilindros. Vamos agora ver realmente o que desagrada no três canecos e o que não passa de mito.
- Motor três cilindros dura menos – Mito.
O desenvolvimento de um motor três cilindros segue os mesmos padrões de qualquer outro, assim como critérios de aplicação de peças, resistência dos materiais usados e testes que avaliam durabilidade, temperatura e pressão. Agora, se o dono for negligente com a manutenção…
- Motor três cilindros vibra mais – Verdade.
Por ter um número ímpar de cilindros há um “descompasso” no movimento dos pistões, e esse tipo de conjunto tende a ter um nível de vibração maior. E também ser mais barulhento. Mas as montadoras cada vez mais buscam meios para minimizar isso, como coxins extras.
- Motor três cilindros tem manutenção mais cara – Em parte.
Aí depende do projeto e também do zelo do proprietário. Motor três cilindros turbo, por exemplo, usa peças dimensionadas e geralmente lubrificantes mais caros. Porém, muitos três canecos aspirados são mais baratos de manter do que os quatro cilindros de plantão.
- Motor três cilindros dá mais problema – Mito.
O que acontece é que todo dono de carro deve seguir um plano de manutenção regular e preventiva. E seguir as recomendações de revisões e troca de óleo da fabricante. Ao negligenciar isso, usar combustível de má qualidade, óleo fora das especificações e peças não originais, o motor três cilindros – e qualquer outro – vai dar muito problema.
Carros que usam motor três cilindros
Veja alguns modelos que usam motor três cilindros e que estão disponíveis na Localiza Seminovos.
- Citroën C3
- Citroën Aircross
- Citroën Basalt
- Chevrolet Onix
- Chevrolet Onix Plus
- Chevrolet Tracker
- Fiat Mobi
- Fiat Uno
- Fiat Argo
- Fiat Cronos
- Fiat Pulse
- Fiat Fastback
- Hyundai HB20
- Hyundai HB20S
- Hyundai Creta
- Peugeot 208
- Renault Kwid
- Renault Kardian
- Volkswagen Polo
- Volkswagen Virtus
- Volkswagen Tera
- Volkswagen Nivus
- Volkswagen T-Cross