Carro com motor a diesel vale a pena? Quais são os modelos disponíveis no mercado?
Você entende de carros com motor a diesel? Por exemplo, sabia que o combustível é liberado no Brasil apenas para picapes e utilitários com tração 4×4? Tire agora as suas dúvidas sobre o assunto!
Os frequentes reajustes nos preços dos combustíveis fizeram muita gente pensar em alternativas para economizar na hora de encher o tanque do carro, não é mesmo?
Uma das opções é trocar o automóvel movido a etanol ou gasolina por outro com motor a diesel. Isso porque, em tese, esse motor fornece maior autonomia que os propulsores flex da mesma faixa de potência, além de entregar mais torque.
Mas será que vale a pena mesmo? Continue lendo para descobrir!
O que a lei brasileira diz sobre carros com motor a diesel?
Antes de saber se vale a pena adquirir um veículo com motor a diesel, é importante esclarecer que no Brasil existem limitações à comercialização de automóveis com esse tipo de motorização.
A legislação brasileira define que apenas picapes com capacidade de carga mínima de 1 tonelada e SUVs ou jipes com tração 4×4 e caixa de marchas com reduzida podem ser abastecidos com diesel, além de caminhões pesados.
Essa lei entrou em vigor na década de 1970, com o objetivo de reduzir o impacto das emissões de gases nocivos à atmosfera, uma vez que o diesel é mais poluente que o etanol e a gasolina.
Ou seja, diferentemente de alguns países, onde vários carros de passeio são comercializados com motor a diesel, no Brasil, apenas veículos de caráter utilitário ou off-road podem utilizar esse combustível.
Para cumprir os requisitos, alguns recursos são adotados pelas fabricantes. Por exemplo, a picape Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander com tração 4×4 — todos fabricados no Brasil — contam com câmbio automático de nove marchas cuja primeira faz o papel de reduzida.
Quando vale a pena ter um carro com motor a diesel?
Já que no Brasil os motores movidos a diesel estão disponíveis somente em picapes, SUVs, vans e caminhões, você deve estar se perguntando se é realmente vantajoso adquirir um carro com esse tipo de motorização. Afinal, um veículo com motor a diesel chega a custar 30% a mais que um modelo similar flex ou a gasolina!
Os custos de manutenção são um aspecto importante a considerar, uma vez que as peças e mão de obra são consideravelmente mais caras. Dependendo da região do país, os valores das apólices de seguro também são maiores. Além disso, atualmente, o preço médio do diesel está mais alto que o do etanol e da gasolina. Ou seja, em geral, os gastos são maiores.
Tudo isso torna esse combustível mais indicado para quem roda anualmente grandes quilometragens, utiliza o veículo em atividades comerciais ou pretende ficar bastante tempo com a picape ou o utilitário.
Quais são os modelos a diesel vendidos no Brasil?
Como dissemos, deixando de lado os veículos comerciais, como caminhões, furgões e ônibus, somente picapes e utilitários esportivos são comercializados com motor a diesel no Brasil.
Picapes
Além da Fiat Toro, picapes médias como Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok são vendidas no país com motorização turbodiesel.
No segmento de picapes grandes, os modelos Ram 2500 e 3500 são as únicas representantes.
SUVs
No caso dos SUVs, a Jeep manteve a fabricação dos modelos médios Compass e Commander após encerrar em 2022 a produção do Renegade com o motor 2.0 turbodiesel.
Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4 são os principais representantes da categoria de SUVs de porte grande com motor movido a diesel no Brasil.
E aí, o diesel é para você?
Agora ficou mais fácil decidir se um carro com motor a diesel é o que você precisa, não é mesmo? Seja qual for a sua decisão, pode contar com a Localiza Seminovos. Afinal, temos as mais variadas opções de motorização na nossa frota. Confira o site e escolha a sua!