Controle de embreagem: dicas para melhorar a dirigibilidade

Blog Home >Por Dentro dos Carros > Controle de embreagem: dicas para melhorar a dirigibilidade
26 de setembro de 2024 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 14 de outubro de 2024 por Localiza Seminovos

O controle de embreagem é uma técnica usada na direção de carros com sistema de câmbio manual e pedal. Ela é tida como um pesadelo para muitos motoristas iniciantes, ou em busca de tirar a CNH, você sabia?

Mas, calma, pode ser difícil, mas não impossível.

Criamos um conteúdo especial para ajudar você a dominar essa habilidade em qualquer situação, como paradas, mudanças de marcha, descidas e subidas em morros.

Vamos lá?

Para que servem as marchas?

Antes de começar, uma breve observação: aqui, vamos falar dos carros que precisam desta técnica, afinal existem modelos de câmbio que fazem essas manobras automaticamente.

As marchas são reguladas pelo câmbio e pela caixa de embreagem. Por meio do câmbio, o motorista determina em qual potência o veículo andará. Dessa maneira, o motor é “comunicado” sobre o quanto precisa se esforçar no trajeto que está percorrendo.

No sistema de transmissão, as marchas servem para multiplicar a força ou velocidade vinda do motor, permitindo que seu carro se adapte a obstáculos diversos.

Por meio desse sistema de engrenagens de transmissão, a potência do motor é repassada para as rodas. Ou seja, as marchas servem para:

  • Ajustar a velocidade: cada uma tem uma relação diferente entre a rotação do motor e a velocidade das rodas. Quanto menor a marcha, maior a força e a rotação do motor, o que permite acelerar mais rapidamente. Quanto maior a marcha, menor a força e a rotação do motor, o que permite atingir velocidades finais maiores;
  • Ajustar a força do carro: as marchas também podem ser usadas para ajustar a força. Por exemplo, em uma subida, é necessário fazer uma redução de marcha para o veículo ter força suficiente para vencer o obstáculo;
  • Economizar combustível: ao usar a marcha correta, o motorista pode economizar combustível.

Conheça as marchas básicas

Agora, vamos rapidamente passar por cada marcha e entender suas funções principais no sistema de embreagem.

Você já deve ter notado que os carros, geralmente, têm cinco marchas à frente e uma à ré. As que ficam à frente são numeradas de 1 a 5, sendo que 1 é a mais baixa e 5 é a mais alta. Então, a organização fica assim:

  • Primeira marcha: usada para arrancar o automóvel e para subir ladeiras;
  • Segunda marcha: é usada para velocidades até 30km/h;
  • Terceira marcha: útil para velocidades médias, entre 40km/h e 50km/h;
  • Quarta marcha: usada para velocidades na média de 60km/h;
  • Quinta marcha: utilizada para velocidades superiores a 60km/h;
  • Marcha à ré: tem a função de dar a ré no carro.

Tenha o controle de embreagem em 10 passos

Foto dos pedais de um carro.

Já comentamos sobre as funções de cada marcha. Agora que você sabe quando usar cada uma, já pode treinar o controle!

O controle da embreagem está ruim? Então, é hora de treinar. Essa é uma habilidade fundamental ao dirigir um modelo com transmissão manual.

Vários momentos no trânsito exigem essa manobra. Então, fique atento e confira esse guia de 10 passos sobre como usar o controle corretamente:

1. Entre no carro

Sente-se no banco do motorista e ajuste o banco e os espelhos para sua posição adequada. Certifique-se de que o veículo está em ponto morto (neutro) e que o freio de mão está puxado.

2. Pressione a embreagem

Com o pé esquerdo, você pressionará completamente o pedal até o fundo. Isso desconecta o motor das rodas e permite que você mude de marcha.

3. Ligue o carro

Ligue o motor enquanto o pedal da embreagem está pressionado.

4. Passe a primeira marcha

Com o pé ainda pressionando o pedal, mova a alavanca de câmbio para a primeira marcha.

5. Libere gradualmente a embreagem

Comece a liberar lentamente o pedal, enquanto pressiona suavemente o acelerador com o pé direito.

Sinta o ponto de embreagem! À medida que você libera o pedal, haverá um momento no qual o motor começará a se conectar às rodas. Esse é o ponto. Você pode sentir o carro querendo se mover um pouco. É aí que deve acelerar mais.

6. Acelere suavemente

Aumente gradualmente a força no pedal do acelerador enquanto continua a liberar o pedal. Evite acelerar muito rápido ou soltar a embreagem antes da hora para evitar que o motor morra ou faça um arranque brusco.

7. Mude de marchas quando necessário

À medida que ganha velocidade, você precisará mudar para marchas mais altas. Pressione a embreagem, mude a alavanca de câmbio para a próxima marcha superior e libere gradualmente enquanto acelera.

8. Estacione

Quando precisar parar, após acionar o freio, pressione o pedal da embreagem completamente para o chão. Mude para a marcha neutra e solte o pedal.

9. Arranque em uma subida

Se você estiver em uma subida, use o freio de mão para ficar parado. Pressione o pedal, coloque o automóvel em primeira marcha e, enquanto mantém o pedal pressionado, solte lentamente o freio de mão enquanto acelera suavemente, mantendo o ponteiro do conta-giros entre 2 e 3 mil rpm.

10. Controle de embreagem na descida (marcha à ré)

Se estiver em uma descida, engate a marcha à ré e acelere levemente, mantendo o ponteiro do conta-giros entre 2 e 3 mil rpm. Solte-a até o ponto de controle, mantenha o carro parado, ajustando a aceleração conforme o necessário.

Pronto, agora você já sabe como deve fazer em cada situação. Siga cada uma dessas etapas, com a prática você vai se acostumar e ficar craque.

Dicas para a prova do Detran

No exame de direção do Detran, o candidato pode ser solicitado a fazer o controle de embreagem em subida ou descida. Para ser aprovado, o candidato deve demonstrar que consegue fazer a manobra corretamente.

Aqui estão algumas dicas para fazer o controle de embreagem para a prova do Detran:

  • Pratique bastante: a melhor maneira de aprender a fazer o controle é praticando. Procure um local seguro, como um estacionamento, e pratique a manobra várias vezes;
  • Encontre o ponto da meia-embreagem: esse ponto acontece quando o carro está parado, mas ainda com o motor ligado. Para encontrar esse ponto, vá a soltando aos poucos, até o veículo começar a se mover;
  • Acelere gradualmente: não acelere bruscamente ao soltar a embreagem. Aumente a aceleração gradualmente, até encontrar o ponto certo;

Dicas específicas de controle de embreagem para o exame de direção

  • Esteja atento às instruções do examinador: o examinador pode solicitar que você faça o controle de embreagem em uma subida ou descida;
  • Faça a manobra com segurança: não apresse o processo e não use o freio;
  • Siga o que aprendeu: se você está no exame, já treinou o controle! Faça como antes do exame, tenha paciência, respire e faça com cuidado cada etapa como você fez enquanto treinava para a prova.

Erros mais cometidos no exame de direção

  • Soltar a embreagem demais fazendo com que o carro avance;
  • Apertar demais o acelerador, com isso, o automóvel dará um tranco;
  • Não encontrar o ponto da meia-embreagem, fazendo com que o veículo fique parado, mas com o motor desligado.

Com todas essas dicas, não tem como errar, não é mesmo? Agora está nas suas mãos treinar com cuidado até aprimorar sua direção, como diz o ditado: a prática leva à perfeição!

Você já está pronto para pôr a mão na massa, ou melhor, no volante! Mas, se quiser ficar ainda mais seguro, conheça a direção defensiva!

Agora, é hora de escolher um carro com um câmbio macio, que facilite seu controle de embreagem. Ou, se preferir, um automático, que te dará ainda mais comodidade ao dirigir. Acesse o site e conheça os modelos disponíveis!

Post anterior
Carros para famílias: conheça os 9 melhores modelos
Próximo post
O que é freio ABS, como funciona e por que é essencial