Como identificar problemas na suspensão do carro? Veja 10 sinais!

Blog Home >Dica Mão na Roda > Como identificar problemas na suspensão do carro? Veja 10 sinais!
1 de dezembro de 2022 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Confira 10 sinais de que um dos sistemas mais importantes do carro está precisando de uma revisão.

O sistema de suspensão de um automóvel tem a função de absorver os impactos provocados pelas irregularidades do solo para proporcionar conforto aos ocupantes e, principalmente, manter a estabilidade do carro, garantindo a segurança.

As suspensões são formadas por um conjunto de componentes conectados entre si e à estrutura do carro, garantindo que todas as rodas estejam em contato com o chão. Sem a suspensão, o veículo sofreria sérios danos ao passar sobre buracos e reduziria consideravelmente a eficiência dos freios, por exemplo.

Porém, com o passar do tempo e os quilômetros rodados, as peças de suspensão, como amortecedores, buchas, molas, entre outros itens, sofrem desgaste natural. Dependendo da condição de uso do veículo, tipo de terreno ou mesmo a qualidade dos componentes, o processo de desgaste pode ser antecipado.

Por isso, é importante o motorista ficar atento a alguns sinais para identificar algum defeito na suspensão do carro.

10 sinais de que há problemas na suspensão do carro

1. Barulhos ao rodar com o veículo

Ruídos incomuns ao passar sobre buracos, lombadas ou simplesmente ao girar a direção do veículo são alguns dos primeiros sinais de que a suspensão precisa passar por uma revisão em uma oficina especializada.

Esses barulhos podem vir de peças desgastadas, com folgas ou mesmo danificadas. Ao escutar sons metálicos ou de componentes soltos, não perca tempo e leve o carro até um mecânico para verificar e consertar o defeito.

2. Falta de estabilidade nas curvas

Outro sinal que indica problemas nas suspensões do veículo é a falta de estabilidade em curvas em velocidades normais. Isso pode provocar desgaste prematuro dos pneus e outros componentes do carro.

Além disso, gera o risco de acidente grave, pois o carro apresenta tendência a sair de frente nas curvas.

3. Batidas secas ao passar sobre buracos

A péssima qualidade do asfalto é um dos problemas que mais irritam os motoristas brasileiros. Ao passar por esses obstáculos, mesmo em baixas velocidades, o motorista pode ouvir fortes pancadas provenientes dos componentes das suspensões.

Caso o seu carro esteja com esse problema ao passar por pisos irregulares, é sinal de que amortecedores, batentes ou outras peças já passaram da hora de ser trocados.

4. Vibração no volante

Trepidações no volante e dificuldade de controle podem ser sintomas de problemas na suspensão do carro. Componentes como barra estabilizadora, pivôs, juntas homocinéticas (o popular semieixo) e terminais de direção podem estar comprometidos e exigindo substituição.

5. Vazamentos

Manchas de óleo e graxa no chão da garagem podem indicar que a suspensão (ou outro sistema do carro) está com algum defeito. Nesses casos, é importante levar o carro a um mecânico de confiança para descobrir a origem do vazamento, combinado?

6. Desgaste prematuro dos pneus

O desgaste prematuro e irregular dos pneus é um indicativo de problemas na suspensão do carro. Quando o sistema apresenta alguma falha, compromete o posicionamento e o nível de aderências das bandas de rodagem dos pneus.

7. Oscilação nos faróis e iluminação irregular

Os faróis do carro não fazem parte da suspensão, mas podem indicar que há algum problema no sistema de absorção de impactos do veículo.

Quando o facho luminoso dos faróis apresenta trepidações ou diferença de direção no foco, é possível que a suspensão esteja com defeito.

8. Oscilação na carroceria

Se você sente o carro balançando mesmo em vias com asfalto perfeito ou em velocidades mais altas, é um indício de que os amortecedores perderam a eficiência na estabilização da carroceria e precisam ser substituídos.

9. Perda de eficiência nas frenagens

Se o carro está exigindo mais espaço ou mais força no pedal do freio durante as frenagens, pode ser um sinal de que a suspensão não está cumprindo a sua função corretamente.

“Afundar” a dianteira demasiadamente em frenagens pode ser um indicativo de que os amortecedores e molas estão comprometidos.

10. Direção desalinhada

Outro indício de que é preciso fazer uma revisão na suspensão é quando o motorista precisa ficar corrigindo a trajetória do veículo o tempo todo para mantê-lo em linha reta.

Agora que você já sabe como identificar problemas na suspensão do carro, já pode dirigir por aí com mais tranquilidade e segurança. Com os carros da Localiza Seminovos, você não precisa se preocupar: são 360 itens verificados antes de cada carro ir para a venda. Confira as nossas ofertas!

Post anterior
Gatilhos mentais para vendas: o que são e como aplicar no seu negócio
Próximo post
Manutenção do câmbio automático: 7 problemas mais comuns e como resolvê-los