Bateria arriada: tudo o que você precisa saber

Blog Home >Por Dentro dos Carros > Bateria arriada: tudo o que você precisa saber
13 de junho de 2022 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Infelizmente, um problema muito comum para quem dirige é o carro ficar com a bateria arriada. Entenda como evitar que isso aconteça e saiba o que fazer se acontecer.

Se você tenta dar a partida no carro e não consegue, é bem possível que o problema esteja na bateria. Mas como saber se a bateria está arriada ou se é outro problema? E o que fazer para que o carro volte a funcionar? Explicamos a seguir, confira!

Como saber se o problema está na bateria?

Antes de tudo, você precisa tentar identificar se o motivo de o carro não ligar está realmente ligado à bateria. Assim, você poderá lidar com a questão da forma mais eficiente possível!

Repare no clima. Está mais difícil dar a partida em dias frios? Provavelmente, o problema está na bateria. É que ela funciona a partir de uma reação química que acontece com maior dificuldade no frio, além de o motor exigir mais nesses momentos.

Outro teste simples de fazer é tentar acender os faróis e apertar a buzina ao mesmo tempo. Se os dois funcionarem, há algum defeito no motor. Se apenas um funcionar, é a bateria que merece atenção.

Por fim, se você fez a famosa “chupeta” — vamos falar mais sobre isso a seguir, continue lendo! — e o carro ligou, é provável que a falha estivesse mesmo na bateria.

O que causa a bateria arriada?

A bateria pode ter problemas por vários motivos e alguns deles podem ser evitados.

Esquecimento ou distração

Em grande parte dos casos, a bateria arriada acontece por alguma ação (ou falta de ação) humana. Alguns exemplos são:

  • Deixar a chave virada no primeiro estágio da ignição sem dar a partida;
  • Esquecer os faróis ou luzes internas acesas com o motor desligado;
  • Escutar música ou carregar o celular com o motor desligado;
  • Não fazer manutenções preventivas.

Assim, para diminuir as chances de passar por um aperto, mantenha as revisões e manutenções em dia e, sempre que desligar o carro, confira se os aparelhos estão desligados e se as luzes estão apagadas.

Problemas na própria bateria

Há duas situações que podem levar a problemas no funcionamento da bateria.

Modelo ou instalação incorreta

Pode ser que a bateria não funcione se a instalação dela for feita de maneira incorreta ou se o modelo utilizado não for o recomendado. Nesses casos, ela pode nem ligar ou pode haver problemas de sobrecarga ou de baixo nível de carga, por exemplo.

Ao escolher uma bateria para o seu carro, tenha em mente que ela deve ser certificada pelo Inmetro e seguir as orientações do manual. Lá, são especificadas as dimensões, a capacidade nominal (amperagem) e a tecnologia da bateria.

Vida útil acabou

Você sabia que as baterias têm uma vida útil? Se a bateria estiver falhando com frequência e a fabricação tiver sido há 2 ou 3 anos, pode estar na hora de trocar. Uma bateria sem falhas pode durar até 4 ou 5 anos antes de ser trocada.

Para conferir a data de fabricação, observe a parte superior da bateria.

Falhas mecânicas

As causas para a bateria arriada podem, ainda, estar em defeitos nos componentes do carro, como:

  • Cabos da bateria;
  • Alternador;
  • Correia do alternador;
  • Regulador de tensão;
  • Alarme;
  • Luz do porta-luvas;
  • Luz do porta-malas.

Para identificar quais são os reais problemas e consertá-los, é indicado levar o carro à concessionária ou oficina a um mecânico de sua confiança.

E mantenha as revisões e manutenções em dia para evitar falhas como essas, combinado?

O que fazer no caso de a bateria ter arriado?

Bom, mas se não tiver sido possível evitar essa situação desagradável e a bateria do carro estiver arriada, o que você deve fazer?

Acionar o seguro

O ideal é, antes de tudo, acionar o seu seguro. Provavelmente, alguém será enviado para verificar a bateria e fazer a recarga no local. Caso não funcione, enviarão um reboque para levar o seu carro para uma oficina e descobrir qual é a raiz do problema.

Fazer uma “chupeta”

Se você conhecer bem a mecânica dos carros, você pode tentar fazer a famosa “chupeta”, que consiste, basicamente, em conectar os terminais da bateria descarregada nos cabos de outra. Mas fique de olho: se não for feita da maneira correta, ela pode danificar os componentes eletrônicos do carro.

Verificar data e modelo

Como explicamos anteriormente, se o modelo for diferente do indicado no manual do carro ou se a bateria “passou da validade”, é preciso trocá-la por uma nova. Saiba neste conteúdo como fazer a troca da bateria.

Será que chegou a hora de trocar de carro?

Se a bateria estiver dando problema com frequência e outros itens também, pode ser que esteja na hora de trocar de carro. Na Localiza Seminovos, você não terá dores de cabeça, pois cada carro passa por um rigoroso processo de qualidade, com a inspeção de 360 itens. Escolha um para chamar de seu!

Post anterior
Quer vender mais e melhor? Veja 5 dicas para venda de carros usados e seminovos
Próximo post
Película antivandalismo vale a pena? Descubra!