Rodar com o tanque na reserva danifica o carro?
Você sabia que ficar com o tanque na reserva pode ser perigoso? Veja motivos para manter o carro sempre com uma quantidade segura de combustível.
Os aumentos nos preços dos combustíveis no decorrer do ano levaram muitos motoristas a rodar com o tanque na reserva, deixando para abastecer seus veículos só quando o etanol, a gasolina ou o diesel está prestes a acabar.
Mas esse hábito pode ser perigoso pelo risco de uma pane seca e até mesmo causar danos mecânicos que podem pesar no bolso. Quer entender quais são os riscos? Então vem com a gente!
Quantos quilômetros o carro consegue rodar com o tanque na reserva?
Quando o nível de combustível está muito baixo, uma luz amarela (ou outro tipo de alerta luminoso) se acende no painel para avisar o motorista que está na hora de abastecer. Esse sinal indica que o tanque entrou na reserva, um volume que varia entre 5 e 10 litros, dependendo do modelo.
Não dá para saber exatamente quantos quilômetros o carro é capaz de rodar com esse restante de combustível, uma vez que a reserva é considerada a quantidade necessária apenas para encontrar o posto de abastecimento mais próximo.
Afinal, rodar com o tanque na reserva pode estragar o carro?
Depende. Entenda a seguir em quais situações ficar com o tanque na reserva pode ser perigoso e os motivos disso.
Quando não há postos por perto
Especialistas e mecânicos dizem que rodar na reserva esporadicamente, em situações excepcionais em que o motorista não conseguiu encontrar um posto a tempo de abastecer, não oferece risco ao veículo.
Quando o tanque na reserva vira um hábito
Por outro lado, rodar frequentemente na reserva expõe o carro ao risco de superaquecimento da bomba de combustível, uma vez que esse componente elétrico é refrigerado pelo próprio combustível que fica dentro do tanque.
Ou seja, se o motorista tem o hábito de rodar com o tanque na reserva, a bomba de combustível trabalhará sempre acima da temperatura ideal de funcionamento, podendo levar à queima do motor elétrico responsável por mandar o combustível do tanque para o motor.
Além do risco de superaquecimento, rodar na reserva pode fazer com que impurezas do combustível acumuladas no fundo do tanque entupam a bomba, sobrecarregando o componente até ele parar de funcionar.
Qual é a quantidade ideal de combustível para rodar sem perigo?
O ideal é manter o nível do tanque, no mínimo, até um quarto de sua capacidade total. Com isso, a bomba ficará sempre refrigerada pelo combustível presente no reservatório.
Outros pontos de atenção
Combustível adulterado também pode causar danos
Tome cuidado com combustível adulterado. Solventes, corantes, água, entre outros produtos, misturados ao etanol, à gasolina ou ao diesel, também podem danificar a bomba elétrica e até mesmo o motor e outros sistemas do veículo. Quando isso acontece, o prejuízo costuma ser muito maior.
Ficar sem combustível pode dar multa
Se você tem o costume de rodar sempre na reserva, saiba que se o combustível do seu carro acabar em via pública por pane seca, o Código Brasileiro de Trânsito qualifica essa infração de nível médio, sujeita a multa de R$ 130,16 e mais quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É mais um motivo para ficar esperto quando a luz da reserva acender no painel do seu carro!
E aí, gostou dessas dicas? Já sabia dos danos que podem ser causados ao rodar com o tanque na reserva com frequência? Assim como você, nós, da Localiza Seminovos, valorizamos muito os cuidados com o carro. Aqui, você encontra veículos seguros e bem cuidados. Veja as opções no nosso site!