Blog Home >Destaque > Os 5 SUVs mais econômicos

Os 5 SUVs mais econômicos

23 de janeiro de 2026 por Eduarda FirminoConteúdo atualizado em 23 de janeiro de 2026 por Eduarda Firmino

Modelos híbridos dominam a lista dos modelos que vão fazer você gastar menos com combustível

A eletrificação é um caminho sem volta e, por isso, fica evidente na relação dos 5 SUVs mais econômicos do país. Todos os modelos nesta lista de eficiência são híbridos plenos, ou seja, alternam o funcionamento do motor de combustão com outro elétrico na tração das rodas – sem a necessidade de recarga.

Hoje, vamos mostrar os 5 SUVs mais econômicos do país, de acordo com a tabela 2025 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Consideramos como critério principal o consumo médio em ciclo urbano com gasolina (já que nem todos são flex) pelos padrões de avaliação do Inmetro.

Não estranhe o fato de o consumo na cidade ser melhor que na estrada. Os conjuntos híbridos têm melhor eficiência justamente no ambiente urbano, quando o motor elétrico atua mais.

Os 5 SUVs mais econômicos do Brasil podem ser encontrados na Localiza Seminovos, o maior estoque de veículos do país.

Índice

  1. Hyundai Kona
  2. Kia Niro
  3. Lexus UX300h
  4. Toyota Corolla Cross
  5. BYD Song Plus
  6. SUVs econômicos na Localiza

1º Hyundai Kona – O SUV mais econômico

  • Consumo gasolina urbano: 18,4 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 16,0 km/l

Lançado em 2025, o Hyundai Kona impressiona pelo seu porte, nível de conforto e de equipamentos. Só que o modelo importado da Coreia do Sul também se destaca por liderar os SUVs mais econômicos do país.

No ciclo urbano, são 18,4 km/l. Fruto do conjunto que reúne motor a gasolina 1.6 a gasolina da família Gamma, aspirado com injeção direta, e o propulsor elétrico, resultando em 141 cv de potência combinada e torque de 27 kgfm. O câmbio é de seis marchas e dupla embreagem.

O SUV médio tem 4,35 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e 2,66 m de entre-eixos e é vendido em duas versões. Todas oferecem pacote ADAS com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro e sensor de ponto cego.

Além disso, o Kona Hybrid é equipado com seis airbags, painel eletrônico com tela de 12,3 polegadas, carregador de celular por indução, ar-condicionado automático dual zone e central multimídia com tela de 12,3 polegadas, entre outros.

2º Kia Niro

  • Consumo gasolina urbano: 18,3 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 15,9 km/l

O Niro perde por pouco para o Kona no posto de SUV mais econômico. O crossover médio da Kia é apenas 0,1 km/l menos eficiente nas médias urbanas de consumo, de acordo com a tabela do PBEV.

O carro usa o mesmo conjunto híbrido do Kona – afinal, a Kia faz parte do Grupo Hyundai. Ou seja, motor 1.6 aspirado com injeção direta, outro motor elétrico, câmbio de dupla embreagem e potência combinada de 141 cv e torque combinado de 27 kgfm.

Nas dimensões, o Niro mede 4,42 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,54 m de altura e 2,72 m de distância entre os eixos. Como resultado, o porta-malas tem volume para 425 litros.

O SUV é vendido com seis airbags, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa com centralização na pista, detector de fadiga e farol alto automático.

3º Lexus UX 300h

  • Consumo gasolina urbano: 17,3 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 14,9 km/l

Pouca gente lembra, mas a Lexus foi a primeira marca a vender apenas veículos eletrificados no Brasil. Não espanta o fato de o UX 300h estar no pódio dos SUVs mais econômicos do mercado.

Lançado por aqui em versão única, o SUV da marca de luxo da Toyota usa motor 2.0 a gasolina associado a outro elétrico e câmbio do tipo continuamente variável (CVT). A potência combinada é de 198 cv.

Contribui para a boa eficiência do UX 300h o fato de o SUV usar partes da carroceria de alumínio e tampa traseira com materiais compósitos, aspectos que contribuem para diminuição de peso e redução do centro de gravidade do veículo.

Controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, frenagem autônoma, assistente ativo de permanência em faixa com alerta de saída de trajetória, farol alto automático, sensor de ponto cego e alertas de tráfego cruzado traseiro e de saída segura do veículo fazem parte do pacote ADAS.

O SUV permite três opções de cores do acabamento interno e oferece bancos dianteiros com ajustes elétricos, multimídia com tela de 12,3″, painel digital em display de 12,3”, carregador de celular por indução, alavanca de câmbio do tipo joystick, teto solar, retrovisor fotocrômico e abertura do porta-malas por sensor de movimento.

4º Toyota Corolla Cross

  • Consumo gasolina urbano: 16,6 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 14,0 km/l

O primeiro SUV híbrido flex do mundo está entre os mais econômicos do país na categoria. O Corolla Cross se vale do motor 1.8 aspirado que bebe gasolina e etanol a outro elétrico. É o mesmo conjunto do Corolla sedã, que gera 122 cv de potência combinada.

Desta forma, no utilitário esportivo médio, o consumo no ciclo urbano do PBEV com gasolina fica em 16,6 km/l. Com etanol, chega a 11,6 km/l na cidade.

Atualmente o Corolla Cross é vendido em apenas uma opção híbrida. Esta vem com o Toyota Safety Sense, o pacote de itens à condução com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal e assistente de saída de faixa com correção da direção.

No mais, sete airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, revestimento de couro, central multimídia com tela de 10,1”, wi-fi a bordo, retrovisores rebatíveis eletricamente e teto solar.

5º Lexus NX 350h

  • Consumo gasolina urbano: 15,7 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 13,8 km/l

A Lexus emplaca mais um carro entre os 5 SUVs mais econômicos do Brasil. O NX 350h é um modelo médio, posicionado acima do UX e vendido em quatro versões, sendo a topo de linha híbrida plug-in.

Mas são as três opções híbridas plenas que completam a lista dos SUVs mais econômicos. Estas aliam motor a gasolina e dois motores elétricos. A potência combinada é de 246 cv, o torque chega a 22,2 kgfm e o 0 a 100 km/h, segundo a marca, é feito em 7,7 segundos.

Com 4,66 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,67 m de altura e 2,69 m de entre-eixos, o NX 350h traz pacote completo ADAS com tudo que já vimos nos outros modelos. Ou seja, controle de cruzeiro adaptativo, detector de colisão e de pedestres com frenagem autônoma, assistente ativos de permanência em faixa, entre outros.

Câmera 360, bancos dianteiros elétricos com ventilação e aquecimento, abertura da tampa do porta-malas por movimento sob o para-choque, head-up display, sete airbags , regulagem elétrica das coluna da direção e retrovisores rebatíveis eletricamente e com aquecimento também fazem parte da lista de itens de série de toda a gama.

SUVs econômicos na Localiza Seminovos

Os SUVs mais econômicos do Brasil você encontra em milhares de ofertas na Localiza Seminovos. Todos os modelos passam por uma rigorosa revisão de mais de 300 componentes e têm garantia de três meses.

Post anterior
Quem é Oscar Piastri? Conheça a trajetória do piloto de Fórmula 1
Próximo post
Carro com a letra T: 20 modelos que você talvez não conheça