Importância da revisão do carro: 5 motivos para não deixar para depois
Confira as razões para ficar de olho nas revisões periódicas do seu carro!
Férias. Sol a pino. Todo mundo animado para chegar na praia. Só que o carro estraga bem no meio da viagem. Essa é uma situação pela qual ninguém quer passar, não é mesmo?
Mas será que isso teria acontecido se a revisão estivesse em dia?
Quando se trata de revisão do carro, não dá para deixar para depois. Continue lendo para entender melhor o que é e a importância desse procedimento!
O que é a revisão do carro?
Os componentes do carro sofrem desgastes com múltiplos fatores, como: as condições climáticas e das vias, a frequência do uso e até mesmo o passar do tempo. Pois é, aquele carro que fica paradinho na garagem também pode estar precisando de algum reparo, sabia?
Pensando nisso, as montadoras determinam, para cada modelo, de quanto em quanto tempo ou com qual quilometragem é necessário que as peças e os sistemas sejam avaliados, em uma espécie de vistoria ou inspeção. Isso é o que chamamos de revisão do carro.
Nesse momento, profissionais capacitados, como técnicos e mecânicos, fazem análises, visualmente e com o auxílio de máquinas específicas, e definem se algo deve ser consertado ou substituído para atestar o bom funcionamento geral do carro.
Motivos para fazer a revisão do carro
1. Garantir a segurança
Quando está tudo certinho com o carro, a probabilidade de acontecer um acidente diminui consideravelmente.
Com a revisão periódica, é possível evitar, por exemplo, colisões devido a falhas nos freios ou aquaplanagem, que está diretamente ligada à qualidade dos pneus e dos amortecedores.
Não vale a pena esperar algo assim acontecer, não é mesmo? A vida do motorista, dos passageiros e de outras pessoas pode estar em jogo.
2. Escapar de imprevistos
Imagine a situação: você tem que chegar logo no trabalho para participar de uma reunião importante, mas o carro simplesmente para no meio da rua por causa de algum problema desconhecido. Os motoristas irritados serão o menor dos problemas, pois também será preciso acionar o seguro e o reboque e gastar um bom dinheiro com isso. Ah, e lembra daquela reunião que você não podia perder? Já era!
Ao fazer a revisão do carro periodicamente, serão evitadas falhas elétricas e mecânicas, que podem causar — além dos acidentes que mencionamos anteriormente — muitas dores de cabeça.
3. Economizar com consertos
Prevenir é melhor do que remediar. Esse ditado popular faz todo o sentido quando se trata da revisão do carro, pois, às vezes, algo que seria muito simples de consertar pode virar um contratempo enorme se não for resolvido no momento certo.
É possível que algumas peças, se comprometidas, façam com que outras áreas do motor não funcionem corretamente. Falhas nas velas de ignição, por exemplo, afetam também os cabos de vela e a bobina de ignição, escalando para problemas ainda maiores. E eles podem acabar ficando muito mais salgados do que pagar pela revisão.
4. Evitar multas
Você pode fugir de várias multas se fizer a revisão do carro, já pensou nisso? Lâmpadas queimadas, pneus “carecas” (com poucas ranhuras), poluição sonora e emissão indevida de gases poluentes são apenas algumas das infrações que um carro nos trinques vai evitar.
Multas, além de sempre representarem um rombo inesperado no orçamento, também rendem pontos na carteira de habilitação, que pode ser até suspensa caso o motorista extrapole o máximo de pontos permitido por lei.
5. Gastar menos combustível
Com os aumentos dos preços do diesel, do álcool e da gasolina, qualquer oportunidade de diminuir o consumo é bem-vinda. A manutenção, quando feita corretamente, impede que alguns componentes defeituosos causem gastos desnecessários de combustível.
Velas e filtros de ar sujos, cabos de vela e bobina com defeito são apenas alguns dos problemas que podem aumentar o consumo de combustível e que são identificados e reparados nas revisões periódicas do carro.
Quando fazer a revisão do carro?
Bom, agora que você entende a importância de fazer a revisão do carro, é essencial programar-se para fazê-la no momento certo.
Geralmente, a recomendação é que sejam feitas a cada seis meses ou dez mil quilômetros rodados, o que vier primeiro. Esses intervalos podem variar de acordo com o modelo e com a idade do carro; os detalhes você encontra no Manual do Proprietário.
Para carros novos, o ideal é, além de seguir os prazos indicados pela montadora, realizar as revisões nas concessionárias, já que isso costuma ser uma condição para a garantia.
No caso de carros usados e seminovos, tenha muita atenção e converse com o proprietário anterior para entender se está tudo em dia e não ter nenhuma surpresa desagradável.
Com a Localiza Seminovos, não precisa se preocupar. Nossos carros já chegam para você com todas as manutenções e revisões em dia, seguindo altos padrões de exigência e de qualidade. Entre em contato com um de nossos consultores de vendas pelo WhatsApp e realize seu sonho!