Aprenda como funciona a depreciação de veículos

Blog Home >Mobilidade > Aprenda como funciona a depreciação de veículos
30 de abril de 2024 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 21 de junho de 2024 por Localiza Seminovos

Um dos principais atributos levados em consideração na hora de comprar um carro é o valor da depreciação do veículo.

Se você chegou até aqui, já deve ter ouvido sobre a depreciação. Neste artigo, explicaremos o que é a depreciação, para que você faça uma compra inteligente.

Vamos lá?

como calcular a depreciação de veículos

O que é a depreciação de veículos?

Você já deve ter observado que o valor de revenda de um carro é quase sempre menor que o valor da compra, não já?

É claro que há uma série de fatores que fazem com que isso aconteça, mas o principal é a depreciação. Por exemplo, quando você adquire um veículo novo em uma concessionária, logo ao sair da loja, seu carro já deprecia um pouco frente ao mercado.

Um veículo é considerado um bem patrimonial de uso contínuo. Consequentemente, o mercado considera uma expectativa de vida útil do mesmo e determina até quando ele funcionará perfeitamente.

Para entender ainda melhor como funciona a depreciação de veículos, é preciso considerar também que ela varia conforme a demanda e a oferta de cada modelo de carro. Logo, veículos mais procurados sofrem menos depreciação do que modelos de carros luxuosos ou de montadoras menos conhecidas.

Tem como calcular a depreciação de um veículo?

Ao contrário do que muitos acreditam, não existe uma conta fácil e prática, que ajuda a ter uma noção do valor que um carro perde com o passar do tempo. A vida útil de um carro pode ser bastante longa e tudo depende do modelo.

Por isso, recomendamos que você acompanhe a Tabela FIPE. Ela é uma grande referência no mercado brasileiro.

Então, não há estimativas ou valores simples que podem ser usados como regra. Na Localiza, por exemplo, há toda uma equipe dedicada somente a essas análises!

A única certeza é a de que, com o passar dos anos, a depreciação de veículos é cada vez menor, variando conforme o ano/modelo do seu carro.

Além da depreciação dos veículos, há alguns fatores que podem desvalorizar o seu carro. Se você está pensando em trocar um veículo usado, considere também outros fatores.

Critérios que influenciam na desvalorização de carros

Além da Tabela FIPE, que indica mensalmente o preço médio de automóveis, outros fatores são considerados no valor de revenda de um veículo:

  • Ano de ​fabricação e ano modelo;
  • Quilometragem (interessante saber que, em média, um carro roda de 10mil a 15mil km/ano);
  • Conservação do veículo;
  • Alterações no carro (veículos que sofreram alterações muito singulares ou possuem acessórios diferenciados desvalorizam mais);
desvalorização de carros

Vai trocar de carro?

Aprendeu como funciona a depreciação de veículos?

Se você está pensando em trocar de carro, veio ao lugar certo. A Localiza Seminovos conta com diversos parceiros que avaliam o seu carro. Assim, você tem a melhor avaliação no seu usado e ainda consegue troca de carro na nossa própria loja, com mais comodidade e segurança.

Faça uma escolha inteligente e tranquila. Conheça mais sobre as vantagens de comprar carros na Localiza!

Post anterior
Sua avaliação completa do Jeep Compass Longitude 1.3 no Review Explorer
Próximo post
Combustível adulterado: conheça os sintomas e saiba o que fazer