Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro


Entenda quando fazer alinhamento e balanceamento

A direção está trepidando? É importante saber quando fazer alinhamento e balanceamento no seu veículo, mantendo a segurança.
Alinhamento e balanceamento são essenciais para preservar os pneus e manter a sua segurança. Alguns sinais podem sugerir que é o momento de realizar tais procedimentos.

No artigo a seguir, entenda como, quando, onde e por quê alinhar e balancear o carro.

quando fazer alinhamento e balanceamento.jpg

Quando fazer alinhamento e balanceamento

Primeiramente, é importante frisar que tais procedimentos não precisam ser feitos juntos, ao contrário do que muita gente pensa. Talvez seja necessário realizar só um ou outro.

Em média, recomenda-se realizar ambos a cada 10.000 km. Contudo, esse número pode variar conforme o uso e a sua percepção da direção.

Se você está sentindo o volante vibrar, pode ser sinal de que é o momento de balancear. Isso costuma acontecer em velocidades acima de 50 km/h e só tende a aumentar com a velocidade. O balanceamento vai compensar a possível variação do diâmetro dos pneus (ocasionada pela alta quantidade de borracha), que é o que provoca a trepidação.

Agora, se a sua percepção é de que a direção está puxando mais para um lado que para o outro em uma reta, pode significar que é hora de alinhar. O alinhamento nada mais é que acertar o volante com as rodas, mantendo a direção centralizada.

Lembrando que sempre que for trocar de pneu, for fazer rodízio ou tiver batido com força as rodas, também é importante verificar tanto o alinhamento quanto o balanceamento.

Para que serve esse procedimento?

Naturalmente, o uso do carro já gera um desgaste nos pneus. Tal desgaste leva à perda de parâmetros de balanceamento e alinhamento. Isso é acentuado quando o motorista trafega em muitas ruas esburacadas.

Então, fique atento! Carros com alinhamento e balanceamento pendentes podem gerar desgastes irregulares e prematuros dos pneus, além de dificuldades no controle da direção. Isso, obviamente, é prejudicial para a segurança do motorista e dos passageiros, principalmente em dia de chuva ou com óleo na pista.

Da mesma forma, faça o rodízio dos pneus e mantenha-os sempre corretamente calibrados. Isso garante mais economia, segurança e bom desempenho do veículo.

Onde fazer alinhamento e balanceamento?

Não há lugar certo para realizar esses procedimentos. O importante é ser em uma oficina de sua confiança. Embora sejam procedimentos simples, é interessante que você tenha um conhecimento prévio do assunto para saber conversar com o mecânico e explicar o problema.

O valor cobrado para alinhar e balancear também pode variar, mas não costuma ser caro. Além disso, considere como um investimento em sua segurança.

quanto custa para fazer alinhamento e balanceamento.jpgonde fazer alinhamento e balanceamento.jpg

Você sabe o que é cambagem?

A cambagem é a inclinação das rodas, imaginando um eixo vertical, que pode ser para dentro do carro ou para fora. Isso influencia a estabilidade do veículo nas curvas.

Importante saber disso, porque a cambagem pode ser avaliada no momento do alinhamento. Uma cambagem irregular provavelmente significa que há algum problema com outra(s) peça(s), como no amortecedor ou suspensão. Se for esse o caso, recomenda-se a troca das peças deficientes.

Ainda, é importante saber que o procedimento de cambagem não é obrigatório. Pelo contrário! A cambagem só deve ser averiguada no alinhamento. Somente caso haja algum problema no ângulo de câmber, deve-se preocupar com a troca das peças.

Mantenha a sua segurança

Aprendeu como saber se é o momento de alinhar e balancear o carro?

Independente da complexidade do procedimento, é importante fazer as revisões de rotina no seu veículo. E se tiver qualquer dúvida, tenha sempre o manual do carro por perto!

A Localiza cuida de seus carros com muito carinho e faz todas as revisões periódicas, além de alinhar e balancear quando necessário. Quem sabe não chegou o momento de você encontrar o seu próximo carro na Localiza Seminovos?