Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

Lavagem a seco de carros: vantagens e passo a passo​

Veja por que lavar o carro a seco pode ser uma boa alternativa e confira como fazer

Fazer lavagem a seco de carros é uma ótima alternativa para quem gosta cuidar bem do veículo, mas mora em apartamento ou quer economizar água. Falando nisso, enquanto uma lavagem comum pode gastar até 500 litros de água, a seco é possível gastar de 300 ml a 4 litros.

E para ajudá-lo a fazer a lavagem a seco perfeita, preparamos este miniguia. Confira!

homem lavando o carro a secolavar o carro a seco

Lavagem a seco de carros: o que você vai precisar


É importante lembrar que a lavagem a seco de carros requer alguns utensílios específicos. Mas não se preocupe: são materiais simples e, geralmente, fáceis de encontrar. 

Produto para lavar a seco


Oficinas, postos de combustível e até supermercados costumam oferecer diversas marcas de produto para lavagem a seco de carros. Esses shampoos são desenvolvidos para englobar as partículas de sujeira. Além disso, levam adição de cera na composição, que vai atuar como um lubrificante para impedir o atrito entre o pano e a superfície. 

Pano adequado


Para a lavagem de carro a seco, é fundamental utilizar flanelas de microfibras. Isso, porque as partículas de sujeira se acomodam entre as fibras e não são friccionadas na lataria do veículo.

Aspirador de pó


Para o interior do veículo, o aspirador de pó é essencial – especialmente se você não tem uma máquina de lavagem a seco de estofados de carros. 


Como fazer a lavagem a seco de carros


Com os produtos em mãos, é hora de fazer a lavagem a seco. Veja o passo a passo.

Passo 01: prepare os utensílios e automóvel


O carro precisa estar na sobra e com a lataria fria. A flanela de microfibra deve estar limpa e seca. E no aspirador, o recipiente onde se acumula o pó precisa estar vazio – assim, há mais sucção. 

Passo 02: borrife o produto na lataria e use a flanela


Use um spray para borrifar o shampoo na lataria e vidros do automóvel. Faça isso por partes. Após aplicar o produto em um segmento – como na metade do capô, por exemplo – passe a flanela sem pressionar. É importante seguir um sentido reto, de cima para baixo. 

Passo 03: passe a flanela limpa em movimentos circulares


Depois de retirar a sujeira, use uma outra flanela seca e limpa para dar o acabamento. Sem pressionar, faça movimentos circulares sobre a parte que já foi lavada. Como os shampoos vêm com cera, essa etapa serve para garantir o brilho e proteção. 

Passo 04: passe o aspirador de pó


Por dentro do veículo, passe o aspirador de pó nos bancos e chão. Para finalizar, utilize um pano de algodão nos painéis e portas. Nos vidros, aplique o shampoo diretamente na flanela e repita o mesmo procedimento usado do lado de fora. 

Dica extra: se o carro estiver muito sujo, use primeiro uma bucha úmida específica para a lavagem de automóveis e, depois, a flanela seca. 

A Localiza Seminovos, pensando no meio ambiente, já adota a prática da lavagem a seco em grande parte de suas lojas!

Confira mais dicas para cuidar bem do carrodicas de direção, informações sobre documentos, novidades ​e muito mais no site da Localiza Seminovos