Landing page pré-campanha de IPVA Grátis.
IPVA Grátis

Fique de olho
nas nossas ofertas.

A campanha IPVA Grátis na Localiza Seminovos sempre faz sucesso.

Além da garantia de estar comprando um veículo de boa procedência, você ainda pode aproveitar a campanha
de IPVA Grátis da Localiza Seminovos, que acontece todo final de ano e é um verdadeiro sucesso.

ENTÃO FICA A DICA: se você quer comprar um carro e não quer se preocupar com o pagamento
do imposto do veículo, acompanhe as novidades para não perder a chance de aproveitar a campanha
de IPVA GRÁTIS da Localiza Seminovos.

Fachada Localiza

Siga a gente:

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Tire suas principais

dúvidas sobre o

IPVA

IPVA Grátis? Quando devo pagar o IPVA? Como pagar?

Se quer entender tudo sobreo Imposto Sobre a Propriedade de Veículo Automotor, você veio ao lugar certo. Confira este miniguia e tire suas dúvidas:

Seta accordeon O que é IPVA e para que serve? Seta accordeon

É o Imposto Sobre a Propriedade de Veículo Automotor, que todo proprietário de veículo deve pagar uma vez por ano. Ele foi criado há mais de 30 anos para que os governos estaduais e municipais tenham recursos para a manutenção das malhas viárias.

Além disso, por causa da natureza do imposto, o dinheiro do IPVA não precisa ser investido apenas na recuperação das ruas. Ele pode ser usado para outros serviços públicos que precisam de verba urgente.

Seta accordeon Quanto pagar de IPVA? Seta accordeon

A taxa varia em cada estado, mas costuma ficar em torno de 1 a 4% do valor do veículo. Para saber quanto pagar de IPVA, a dica é consultar a alíquota da sua região no site do Detran e o valor do auto na tabela Fipe.

Seta accordeon Como é calculado o valor do IPVA? Seta accordeon

O cálculo do IPVA é relativamente simples. Suponha que na tabela Fipe seu automóvel vale R$ 50 mil. No seu estado, a alíquota para o tipo de veículo é de 3%.

Primeiro, divida 3 por 100. O resultado é 0,03. Na sequência, faça 50.000 x 0,03. O resultado é 1.500. Portanto, nesse exemplo, o valor de IPVA será R$ 1.500.

Confira o passo a passo para calcular o valor do seu IPVA:

Passo 1
Encontre o modelo e ano do seu veículo na tabela Fipe. Considere o valor venal do carro para a conta.

Passo 2
Verifique o valor da alíquota no seu estado para o tipo de veículo.

Passo 3
Divida o valor da alíquota por 100.

Passo 4
Multiplique o valor venal do carro pelo resultado do valor da alíquota dividido por 100. A conta trará o resultado a ser pago de imposto.

Seta accordeon Como calcular o IPVA de carros usados? Seta accordeon

A conta para calcular o IPVA vale para carros novos, seminovos e usados. É preciso considerar o valor do carro no momento – seja ele zero ou usado, na tabela Fipe – e a alíquota do estado para o modelo.

Seta accordeonConheça os carros que não pagam o IPVA Seta accordeon

Existe carros isentos de IPVA, em alguns estados. Na maioria deles, tratam-se de veículos que têm mais de 20 anos de fabricação. É preciso consultar as regras da sua região. A isenção de IPVA para carros usados só acontece se o automóvel se enquadrar nas especificações descritas na lei– ou seja, se for mais antigo, histórico ou utilizado para trabalho profissional.

Seta accordeon Como pagar o IPVA? Seta accordeon

Geralmente, a conta do IPVA é enviada pelos órgãos responsáveis ao endereço do proprietário do veículo. No entanto, alguns estados não enviam mais a correspondência e o contribuinte precisa acessar o site do Detran do seu estado para consultar a cobrança.

Com o boleto impresso ou digital, é possível:

  • pagar à vista, e nesse caso receber um desconto. O pagamento pode ser feito em agências bancárias ou internet banking, dentro da data de vencimento. A lista de bancos que recebem o pagamento é descrita no documento;
  • parcelar e pagar o boleto nos meses referentes à parcela. Novamente, o pagamento pode ser feito em agências bancárias ou internet banking, dentro da data de vencimento. A lista de bancos que recebem o pagamento é descrita no documento, assim como a quantidade possível de parcelas;
  • pagar IPVA no cartão de crédito. É possível pagar pelo cartão diretamente nos postos de atendimento do Detran ou por aplicativos. Como a operação varia de acordo com a região, é interessante consultar o órgão da sua cidade.

Seta accordeon Até quando posso pagar o IPVA? Seta accordeon

O IPVA é um imposto que chega para o contribuinte no início do ano. Cada estado tem um prazo, mas geralmente é de 30 dias para fazer o pagamento à vista com desconto e até o fim do primeiro semestre para quem paga parcelado.

Seta accordeonIPVA: o que acontece se não pagar o imposto? Seta accordeon

Existe carros isentos de IPVA, em alguns estados. Na maioria deles, tratam-se de veículos que têm mais de 20 anos de fabricação. É preciso consultar as regras da sua região. A isenção de IPVA para carros usados só acontece se o automóvel se enquadrar nas especificações descritas na lei– ou seja, se for mais antigo, histórico ou utilizado para trabalho profissional.

Seta accordeonConheça os carros que não pagam o IPVA Seta accordeon

O proprietário que não paga o IPVA em dia arca com uma multa sobre o valor do imposto, que pode ser de 20% a 100% do montante devido. Além disso, IPVA em atraso impede o licenciamento do veículo.

Sem licenciamento, o veículo pode ser apreendido – o que resultará em mais gastos. Nesse caso, além da quitação dos débitos, o proprietário deverá pagar os dias em que o veículo permaneceu no pátio do Detran e a própria retirada.

Deixar de pagar também pode levar o proprietário à inscrição de dívida ativa com o estado, o que pode resultar em nome sujo, impedimentos e até perda do veículo.

Seta accordeonIPVA grátis e isenção de IPVA: qual a diferença? Seta accordeon

Existes situações diferentes que podem resultar em IPVA grátis ou abatimento de parte do valor.

A primeira dela, é a isenção do IPVA. Tal medida é garantida por lei para portadores de deficiência ou patologia que dificulte ou impeça a mobilidade. Além disso, motoristas autônomos ou de taxi e carros muito antigos podem receber a isenção do imposto.

Já o IPVA grátis é uma oferta especial que ocorre em determinados períodos do ano na compra de carros na Localiza Seminovos.

Seta accordeon IPVA grátis: como solicitar? Seta accordeon

Na Localiza Seminovos, quando estamos com uma campanha de IPVA Grátis ativa em determinado período do ano, você só precisa levar os documentos necessários para a compra do veículo. Dessa forma, o IPVA do ano será gratuito para você. Consulte condições com nossos consultores de vendas!

Já para a isenção do IPVA por conta de deficiência, patologia, uso ou idade do carro, é preciso preencher um formulário disponível na Secretaria da Fazenda do seu estado. Neste formulário, há uma série de dados e espaço para anexos – como laudo pericial médico.

Seta accordeon IPVA: importância da documentação em dia Seta accordeon

Além de contribuir para a arrecadação do estado e estar em dia com suas obrigações perante o Fisco, manter o IPVA e demais documentos do carro em dia é fundamental para evitar gastos extras e problemas.

Por isso, na hora de comprar um carro é preciso ficar atento às pendências do antigo dono – tudo tem que estar correto.

Falando nisso, uma dica importante é sempre escolher lojas de confiança para comprar seu seminovo. Na Localiza Seminovos, por exemplo, todos os carros têm garantia de procedência, estão com a documentação em dia, quilometragem real baixa e você ainda pode contar com o IPVA grátis no ano da compra, durante o período de vigência da campanha. Consulte as condições com nossos consultores de vendas.

Seta accordeon Detrans do Brasil Seta accordeon

Quer entender se o seu carro e suas condições têm isenção de IPVA? Precisa consultar a quantidade de parcelas ou o próprio boleto de pagamento do IPVA? Confira a lista de Detrans do Brasil e verifique o da sua região.

Conheça nossos diferenciais

QUER NEGOCIAR COM A GENTE? Preencha os campos abaixo que entraremos em contato com você.