Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​​Posso dirigir descalço? 6 principais dúvidas dos condutores

Dirigir descalço, de chinelos, sem camisa, fumando, com fones de ouvido ou grávida: entenda o que a lei diz sobre cada situação.

Posso dirigir descalço? E de chinelos ou sem camisa? Dúvidas sobre o que vestir e outras condutas na direção são comuns. A boa notícia é que o Código de Trânsito Brasileiro traz as normas e nós ajudamos você a entendê-las. 

Confira a lista das principais questões e o que fazer!

dirigir descalço.jpg


Posso dirigir descalço ou de chinelos?


O Código de Trânsito Brasileiro não proíbe o motorista de dirigir descalço. Inclusive, muitas pessoas acham que essa é uma forma interessante de perceber ainda mais as vibrações do carro para trocar de marcha na hora certa. 

Agora, dirigir de chinelos é proibido. De acordo com o inciso IV do Artigo 252 do CTB, não é permitido conduzir o veículo usando calçados que não se firmem nos pés ou que interfiram na utilização dos pedais. 

Portanto, chinelos e tamancos não são itens autorizados. E faz sentido, já que podem atrapalhar o controle de freio e velocidade, comprometendo a segurança. A infração é de natureza média e a penalidade é multa. 


Dirigir sem camisa: pode? 


Não existe proibição no Código de Trânsito Brasileiro. Em outras palavras, isso significa que sim, é permitido dirigir sem camisa. No entanto, a utilização do cinto de segurança permanece obrigatória

E​​ dirigir com fone de ouvido?


A lei não permite dirigir com fone de ouvido. O inciso VI do Artigo 252 do CTB explica que é proibido conduzir o veículo com fones de ouvido conectados ao som ou celular. A infração é de natureza média e rende multa – basta que o agente de trânsito visualize o motorista utilizando os acessórios para aplicar a penalidade. 

Ocorre que a utilização de fones de ouvido compromete a audição e a atenção. Consequentemente, a segurança entra em risco - por isso a proibição. ​


Dirigir com fone de ouvido.jpg

Fumar dirigindo dá multa: mito ou verdade?


Fumar dirigindo não é explicitamente proibido, mas dá multa. Como? Explicamos. 

O que acontece é que no Código de Trânsito Brasileiro não há exatamente uma lei que impeça o motorista de fumar durante a condução do veículo. No entanto, os incisos I e V do Artigo 252 proíbem que o condutor dirija com o braço do lado de fora ou que tire as duas mãos do volante em outras situações que não a troca de marcha, sinalização ou acionamento de algum dispositivo. 

Ou seja: mesmo que o condutor não deixe o braço para o lado de fora, nos momentos em que ele coloca e tira o cigarro da boca, pode ser multado. 


Dirigir grávida: permitido ou proibido?


Mulheres grávidas podem dirigir tranquilamente. Não há uma lei que proíba ou regulamente períodos da gestação em que a condução do veículo seja restrita. 

Porém, a maioria dos especialistas recomendam que as gestantes dirijam apenas até o oitavo mês, para garantir a segurança da mãe e do bebê.

Gostou das dicas? Confira mais no site da Localiza Seminovos!