Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro


Como trocar pneu: descubra a hora certa de fazer a manutenção

Confira o passo a passo para trocar os pneus do seu carro!



​Saber como trocar pneu é super importante! Isso, porque mais cedo ou mais tarde a peça precisa ser substituída por conta do desgaste ou até mesmo por furar. E para ajudar vo​​cê nessa tarefa, preparamos este passo a passo. Confira!


Como saber a hora de trocar o pneu do carro?

Existem duas situações que exigem a troca do pneu: quando ele está desgastado ou quando fura durante o uso do automóvel. No caso do pneu furado, ele fica mais murcho e é possível constatar visualmente que a peça perdeu ar. 

Já para identificar o desgaste no pneu, você deve avaliar um conjunto de fatores. O pneu calibrado corretamente com sulcos visíveis, sem bolhas ou rachaduras e dentro da data de validade são as condições ideais da peça. Caso contrário, deixa de ser apropriado para utilização e precisa ser trocado para que você possa dirigir com segurança

Como saber a hora de trocar o pneu do carrocomo trocar o pneu do carro.jpg

Como trocar o pneu do carro: passo a passo


Se está desgastado ou furou, é hora de trocar. Confira o passo a passo!


Passo 01: pare o carro em um lugar plano e seguro


Para trocar o pneu é preciso que o automóvel esteja numa superfície plana e num lugar tranquilo. Ou seja: não faça a troca em lugares como a rampa de acesso à garagem, pista intensamente acidentada ou no meio da rodovia.

Se a substituição do pneu precisa ocorrer em uma via mais movimentada, leve o carro até o acostamento ou faixa de estacionamento. Nesse caso, use também o triângulo para sinalizar que o veículo está parado. O triângulo deve ser posicionado a, no mínimo, 30 metros da traseira do carro, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. 

É recomendável, também, que a distância seja calculada levando em conta o limite de velocidade do trecho – para cada quilômetro, conte um metro. Sendo assim, em uma via com limite de 50 km/h, por exemplo, o ideal é 50 metros entre automóvel e triângulo.  

Por fim, puxe o freio de mão e deixe a primeira marcha engatada. 


Passo 02: separe estepe e ferramentas


Separe o estepe e as ferramentas de troca. Vale lembrar que é preciso calibrar o pneu reserva vez ou outra para que, nessas situações, ele esteja adequado ao uso. As ferramentas, que devem estar sempre no carro, são o macaco e chave de roda. 

Dica: faça a manutenção dos pneus a cada dois meses ou antes de uma viagem longa. 


Passo 03: posicione o macaco


Encaixe o macaco na parte metálica do carro*. Importante: não posicione a ferramenta na parte plástica, porque no momento da elevação o macaco pode quebrar a região.

Passo 04: solte as porcas da roda

Antes de erguer o automóvel, encaixe a chave de roda nas porcas e gire no sentido anti-horário para afrouxá-las. Caso a porca esteja muito apertada, posicione a chave de roda de maneira que você possa usar o pé para forçá-la.


Passo 05: erga o carro e troque o pneu


Agora, eleve o automóvel com o macaco – sempre verificando se o carro permanece estável. Caso contrário, volte ao chão e reposicione o macaco. Se tudo estiver ok, retire as porcas e o pneu antigo. Em seguida, coloque o pneu novo


Passo 06: comece a apertar os parafusos


Com o carro ainda elevado, coloque os parafusos no lugar e aperte o suficiente para segurar o pneu.


Passo 07: finalize o aperto dos parafusos


Desça o automóvel e retire o macaco. Na sequência, termine de apertar os parafusos, deixando o mais justo possível. Pronto! Agora guarde as ferramentas e o pneu antigo e siga viagem.

Lembre-se: o pneu reserva deve ser utilizado apenas em pequenos deslocamentos, e de forma temporária. Busque o quanto antes um local adequado para reparar o pneu furado ou trocar o pneu desgastado.


Gostou do passo a passo? Na Localiza Seminovos você encontra ainda mais dicas sobre manutenção e cuidados com seu veículo!

Quer escolher o próximo modelo do seu carro? Confira aqui todas as nossas opções​!​

*Consulte o manual do proprietário para verificar informações específicas a respeito do modelo de seu carro. Nele são indicados os locais corretos para utilização do macaco.