Sou lojista
1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​​​Como perder o medo de dirigir com 6 dicas práticas​

Quase 17% dos brasileiros não dirige por medo, mas algumas atitudes podem ajudar a superá-lo. Confira! 


Você sabia que aproximadamente 8 milhões de brasileiros têm medo de dirigir? E em entrevista para o site Auto Esporte, a psicóloga Regiane Garcia Rodrigues afirma que a natureza do medo pode ser insegurança ou trauma. 

Homem com medo de dirigir.jpgMulher com medo ao dirigir o seu carro.jpg

A boa notícia é que sempre há formas de tratar e superar. E nós preparamos uma lista com as 6 principais dicas de como vencer o medo de dirigir. Confira as dicas e conquiste autonomia para dirigir sozinho!

​​

1. Pratique em ruas e horários tranquilos


Existem casos em que o medo de dirigir vem da insegurança pelas faltas de treino ou de familiaridade com o automóvel. Nesse tipo de situação, a dica é praticar bastante – e o mais importante: em lugares e horários tranquilos.

Com pouco (ou quase nenhum) movimento de outros carros e pedestres ao seu lado, é possível se concentrar em conhecer a direção e aprimorar sua noção de espaço. O que nos leva à próxima dica.


2. Mantenha o foco – mas não pense demais


Procure não se distrair com música e mantenha o celular desligado. Para perder o medo de dirigir por meio da prática, é importante manter toda a sua atenção na condução do veículo.

Mas, ao mesmo tempo, não pense tanto. Isso não significa deixar de ser prudente, combinado? Apenas quer dizer que você não precisa exagerar na preocupação. Tente programar a sua mente para enxergar a condução como uma atividade comum. 


3. Escolha bem a carona


Para praticar é importante contar com a companhia de alguém experiente. Mas, é essencial que essa pessoa transmita confiança e seja calma – uma carona nervosa só vai atrapalhar. 


4. Aumente o percurso gradativamente


Comece com treinos curtos, apenas alguns minutos em poucas quadras. Aos poucos, conforme sua segurança aumenta, prolongue a distância, o tempo no volante e as velocidades. 


5. Aprenda a desenvolver pensamentos positivos


Acredite: treinar a sua forma de pensar pode ajudá-lo a superar o medo de dirigir. Por isso, não dê voz aos pensamentos sabotadores – que costumam criar cenários muito mais dramáticos e catastróficos do que a realidade – e foque em ideias positivas. 

Autonomia, praticidade, conforto e até possibilidades profissionais são algumas das vantagens que aparecem para quem dirige. E elas podem ser suas também.


6. Conte com um profissional da saúde


Se nada disso adiantar, o medo pode ser um pouco mais sério e enquadrar-se na categoria de fobias. Em termos médicos, trata-se do medo patológico e que precisa de tratamento. Mas não se preocupe: com o apoio de um profissional da saúde, é possível superá-lo e viver muito bem, inclusive, atrás do volante. 


Gostou das nossas dicas? Conte com a Localiza Seminovos, e acompanhe os conteúdos do nosso blog. Para escolher seu próximo carro, clique aqui e confira nossos modelos!​​