Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​​Como hidratar o banco de couro do carro​

​​Saber como hidratar banco de couro é muito importante para a durabilidade e manutenção do seu carro.​​

como hidratar banco de couro.jpg

Bancos de couro dão um charme a mais ao veículo e são mais resistentes por não absorver a sujeira, além do conforto. Contudo, eles pedem alguns cuidados extras, principalmente no que diz respeito à limpeza e hidratação. Fique atento!

Você não vai querer que o seu banco de couro resseque, não é mesmo?


1º passo: limpeza

Antes de mais nada, limpe internamente o carro. O banco, principalmente, deve estar limpinho.

Com o tempo, bolsas, sacolas, e até mesmo a nossa roupa vão contribuindo para sujar o revestimento. Além disso, o banco pode conter farelos de comida (principalmente com crianças a bordo!), pêlos de animais, sem contar com o acúmulo natural de poeira.

Para essa limpeza, então, recomendamos sabão neutro e água, aplicados com um pano ou esponja macia. Não exagere na água, para que não escorra. Para secar, use uma flanela. Não são indicados:

  • Sabonetes em pasta
  • Detergentes ou outros produtos à base de amônia
  • Ceras automotivas
  • Substâncias abrasivas
  • Demais produtos que não sejam específicos para couro

No caso de haver manchas no couro, recomendamos que essa limpeza seja feita por um profissional. Nunca esfregue com muita força, pois isso pode danificar o banco.

2º passo: hidratação

Limpo e seco? Chegou a hora de hidratar.

Utilize algum hidratante específico para bancos de couro, preferencialmente líquido, para melhor absorção.

Aplique e espalhe de forma homogênea por todo o banco. Deixe agir por 40 minutos. Passado esse tempo, retire o excesso com uma flanela.

Produto para hidratar banco de couro

Muitas dúvidas surgem nesse momento, principalmente a respeito do hidratante corporal. É recomendável aplicá-lo no couro?

Embora cheirosos, os hidratantes corporais são feitos para o nosso corpo. Aplicá-los no banco de couro pode acabar prejudicando o seu carro, mesmo que o resultado no curto prazo aparente ser bom e barato. Ambos são hidratantes, mas com funções distintas.

Sugerimos, então, que procure por um produto específico e de qualidade. Pense no que um bom produto pode fazer pelo seu automóvel no longo prazo!

Produto para hidratar banco de couro.jpgComo limpar e hidratar banco de couro.jpg

Quem deve fazer a hidratação?

No caso de manchas ou defeitos no couro, por exemplo, é recomendável deixar a hidratação para um profissional especializado. Se o seu veículo contar com airbags laterais instalados no banco, sugere-se verificar no manual do veículo como deve ser o procedimento, afim de não prejudicar o acessório. Caso haja dúvidas, também recomendamos levar o carro em um profissional autorizado.

Se esse não for o seu caso, você mesmo pode realizar a hidratação. Ela é mais simples do que parece!

De quanto em quanto tempo?

Uma série de fatores vão influenciar no intervalo de tempo entre as hidratações. Se a sua cidade é muito quente, pouco úmida e pede que você use muito ar condicionado, ou até se o seu banco de couro possui cor mais clara ou mais escura.

Se você usa ar condicionado com muita frequência, o ideal é hidratar de 2 em 2 meses, aproximadamente.

Se a sua região possui o clima mais ameno e você liga pouco o ar condicionado, considere hidratar o seu banco de couro de 4 em 4 meses.

Contudo, se o couro for claro, pode ser necessária uma hidratação até mesmo semanal ou quinzenal.

Por que hidratar?

É muito importante que você estabeleça uma rotina de hidratação do couro. Caso contrário, você poderá ter problemas com ressecamento, rachaduras e desbotamento do banco. Em outras palavras, não é só uma questão de estética, mas também de durabilidade do material.

Como hidratar banco de couro

Aprendeu como limpar e hidratar banco de couro?

Cuidar do seu veículo é muito importante e, aqui na Localiza, cuidamos dos nossos com todo prazer e carinho! Além disso, temos disponíveis diversos modelos, alguns inclusive com o banco de couro. Que tal encontrar o seu próximo carro na Localiza Seminovos?