Sou lojista
1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Como economizar gasolina e outros tipos de combustível​

Entenda como o consumo de combustível acontece e veja 7 dicas para reduzir o gasto


Se você quer dicas para economizar gasolina e outros combustíveis na cidade e na estrada, temos uma boa notícia: dirigir tomando alguns cuidados com os pneus, aceleração, frenagem, troca de marchas e peso do carro pode ajudar. Quer entender como? Confira!

Como economizar gasolinaGettyImages-965601916.jpg


​Como o carro consome combustível?



1. Armazenamento de combustível


Quando abastecemos o automóvel com gasolina, diesel e etanol estamos armazenando energia química em estado líquido. Ao abastecer com GNV, armazenamos essa energia em estado gasoso. Apesar de diferentes, elas atuam de forma bastante similar. 

2. Queima de combustível


A energia é queimada e produz calor – e esse calor é redirecionado para os pistões do motor que, basicamente, fazem tudo funcionar.  Ou seja: quanto mais rápido esses pistões se movem e mais força eles fazem, de mais calor eles precisam – e o calor, por sua vez, vem da queima do combustível.  


A notícia boa é que as montadoras estão cada vez mais dedicadas a unir a performance​​ com economia, criando sedans, hatchs, SUVs e utilitários econômicos e potentes. Assim, você não perde o desempenho ou deixa de aproveitar o espaço do porta-malas, uma vez que o consumo tend​​​e a ser mais eficiente. 


Agora que você já entendeu como ocorre o consumo de combustível no carro, é importante saber também como fazer para economizá-lo


1. Calibre os pneus


Uma das principais dicas para economizar gasolina​ é manter os pneus calibrados adequadamente. Isso, porque rodar com eles murchos pode gastar até 20% a mais de combustível, já que a área de contato da roda com o asfalto fica maior e aumenta a resistência de rolamento.

Em outras palavras, pneus descalibrados dificultam o movimento do carro, o que exige mais combustível para deslocar o veículo. De acordo com estudos, o ideal é fazer a calibragem a cada 15 dias e sempre de acordo com a orientação do manual. 


2. Ande na velocidade permitida


Para economizar gasolina na estrada, evite correr demais. Rodar acima de 100 km/h gasta 20% a mais de combustível do que se manter a 80. 

A dica serve para os outros tipos de combustível também. 

Ocorre que a metade da energia usada pelo carro para se movimentar é aplicada na superação da resistência do ar. Ou seja: quanto mais rápido, mais energia para romper a barreira aerodinâmica é necessária – o que requer mais combustível.


3. Evite acelerar e frear o tempo todo


Manter a aceleração constante – parecida com a atuação de um piloto automático – ajuda a economizar combustível. De acordo com estudos da área, é possível notar até 75% a mais de consumo quando o condutor freia e acelera demais. 


4. Mude a marcha no tempo certo


Trocar as marchas no momento adequado ajuda a economizar gasolina na cidade. Isso, porque a marcha errada faz com que o consumo aumente até 30%. Sendo assim, c​onfira o manual do carro, que orienta em quais velocidades é recomendável fazer as mudanças.


5. Feche os vidros


Andar com os vidros totalmente abertos aumenta em até 10% o consumo de combustível, porque prejudica a aerodinâmica. Ou seja, o carro tem que lidar com mais resistência do ar, o que significa mais esforço para seguir em frente.  Portanto, manter as janelas fechadas ou com apenas uma frestinha aberta é mais uma forma de economizar gasolina, diesel, etanol e gás natural.


6. Evite peso extra


A cada 50 quilos a mais, o consumo de combustível aumenta 1% – nesse caso, também, o carro precisa fazer mais força para rodar. A dica é limpar o automóvel e carregar só o que realmente é necessário. 


7. Evite o ponto morto


Muita gente acredita que fazer descidas com a marcha desengatada ajuda a economizar gasolina, mas é um mito. Nas descidas, o motor identifica que não é preciso injetar combustível, portanto a marcha engatada é mais econômica – e mais segura também, vale lembrar. 


Fontes de pesquisa: Superinteressante, Auto Esporte, Folha de S. Paulo, g1, Quatro Rodas, Exame. 

Na Localiza Seminovos você encontra diversos carros econômicos, de diferente marcas e modelos! Clique aqui e escolha o seu!​