Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​Como abastecer carros flex: qual o melhor combustível?

Desde que lançados no Brasil, em 2003, os carros flex já viraram queridinhos dos brasileiros. Hoje em dia não é diferente. Quase todos os carros novos fabricados são flex.​


O que é um carro flex

O carro flex (também chamado de bicombustível) é versátil, justamente porque o motor pode ser abastecido com mais de um tipo de combustível: álcool ou gasolina.

É possível, inclusive, variar ou utilizar a gasolina e o álcool ao mesmo tempo. Afinal, o carro possui um sensor que detecta os dois tipos no tanque e ajusta a injeção de acordo com a mistura.

Apenas lembre-se que alguns carros flex possuem um tanque de partida a frio, o qual deve estar sempre completo, preferencialmente com gasolina aditivada. Assim, o carro consegue ligar com facilidade quando abastecido com álcool.

Qual a vantagem dos carros flex

Sabemos que um carro demanda muitos custos, como seguro, IPVA, revisões e o próprio combustível do dia a dia. E a maior vantagem do carro flex é justamente poder escolher com qual combustível você irá abastecer o carro.

Levando em consideração que o preço dos combustíveis oscila bastante, ter a possibilidade de escolher entre gasolina e álcool, dependendo da situação, pode ser uma grande economia.

A principal diferença do álcool para a gasolina é que o álcool ajuda a poluir menos o meio ambiente e tem um custo menor por litro. Essa vantagem de custo não necessariamente reflete em um rendimento similar ao da gasolina. Por outro lado, a gasolina é mais oleosa e pode lubrificar melhor o sistema.

Continue lendo e entenda como calcular qual combustível é mais vantajoso para o seu caso.​​​

carros flexcarros flex como abastecer

Tipos de gasolina e álcool

Confira os tipos de combustível para abastecer o seu carro flex:

Gasolina comum
É a mais encontrada nos postos de combustíveis e deriva do petróleo. Conforme o tempo de uso, acaba acumulando resíduos que danificam o motor e o sistema de combustão.

Gasolina aditivada

Como o próprio nome já diz, é a gasolina comum com adição de substâncias aditivas dispersantes e detergentes. Ao passar pelo motor, mantém limpo todo o sistema e evita o acúmulo de mais resíduos.

Gasolina Premium 

Destinada a motores de alta potência para garantir uma boa performance do carro. 

Etanol comum

Como a fermentação provém da cana-de-açúcar, auxilia na limpeza do motor. Por ser produzido nacionalmente e com um custo mais baixo, seu preço para o consumidor final é menor que o da gasolina.

Etanol aditivado

Do mesmo modo que a gasolina, o álcool aditivado possui adição de agentes que melhoram sua qualidade e lubrificação, aumentando a vida útil do motor.

Qual é o melhor tipo de combustível para o seu carro

Se você viaja muito de carro, pode optar pela gasolina, que rende mais por litro. Ou se utiliza o veículo apenas para trabalhar, talvez o etanol seja mais viável, por ser uma alternati va mais barata.

Para ter certeza de qual combustível escolher para abastecer um carro flex, é possível calcular o que compensa mais. Para isso, alguns acreditam que o valor do álcool deve ser em torno de 30% menor que o da gasolina. Assim, seria possível identificar qual tipo de combustível está valendo mais a pena.

Contudo, é válido ressaltar que esse percentual varia de acordo com o modelo do carro. Há, inclusive, estudos recentes que colocam essa hipótese dos 30% em dúvida.

Então, para saber como abastecer melhor o seu carro especificamente, é preciso calcular. Abasteça somente com etanol e veja o resultado de Km/L. Depois, zere o contador e abasteça somente com gasolina. Anote novamente a média de Km/L.

Logo mais, investigue a diferença entre os desempenhos (Km/L) de ambos os combustíveis, dividindo um número pelo outro. Compare com o preço. Por exemplo, se a gasolina rodar 30% a mais que o etanol, o preço dela não deve ultrapassar 30% em relação ao preço do etanol, para compensar o investimento.

carro flex

Mitos, verdades e curiosidades

  • Em função de uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP), desde setembro de 2010, o termo utilizado é "etanol", embora a palavra “álcool" ainda seja a mais conhecida e adotada pelas pessoas.
  • Se você completar o tanque somente com etanol, mas esquecer de colocar a gasolina no tanque de partida a frio, o carro pode apresentar dificuldades para funcionar.
  • A história de que o motor do carro vicia quando abastecido com um só combustível por muito tempo é mito. Você pode abastecer o seu carro por anos com um só combustível e depois trocar. Não há problema algum.
  • A potência e o torque do automóvel ficam maiores quando o mesmo é abastecido com etanol. A vantagem da gasolina fica sendo, então, o menor consumo e, logo, a maior autonomia.
  • Em emergências, muitos procuram saber se é possível substituir o etanol pelo álcool de cozinha ou por alguma bebida alcóolica. Cuidado! Claramente, são produtos diferentes, com propósitos diferentes. Logo, o teor alcóolico também é diferente e pode acabar danificando o veículo.

Carros flex

Já sabe agora como abastecer o seu carro da melhor forma, levando em consideração a sua necessidade?

Quando for trocar seu carro, lembre-se que a Localiza Seminovos possui várias marcas e modelos de carros flex! Confira as opções de carros seminovos da Localiza  e fique à vontade para conversar sem compromisso com algum de nossos vendedores online.