Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro


Entenda como funciona o CRLV digital e faça seu cadastro

A partir de junho de 2020, o CRLV digital será obrigatório. Entenda como funciona e cadastre junto a sua CNH digital.

Há algum tempo, uma resolução do Denatran informou que a CNH e o CRLV estariam disponíveis digitalmente, através de um app para smartphones. Recentemente, foi definido que o CRLV-e, como também é chamado o CRLV digital, passará a ser obrigatório.

Mas você sabe o que deve fazer, como vai funcionar e quais as vantagens dessa mudança?

Preparamos um guia explicando tudo o que você precisa saber sobre esses novos documentos digitais. Vamos lá?

crlv digital estados

CNH, CRV ou CRLV?

Se você tem uma habilitação e um veículo em seu nome, com certeza possui todos esses documentos. Mas como sabemos que eles podem confundir, resolvemos esclarecer possíveis dúvidas antes de mais nada.

  • CNH: a Carteira Nacional de Habilitação é o seu documento pessoal e intransferível; aquele que te permite dirigir em todo o território brasileiro.
  • CRLV: o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é o famoso “documento do carro", que não deve sair de perto quando estamos dirigindo.
  • CRV: o Certificado de Registro de Veículo (antigo DUT) é um documento também muito importante, mas que não precisa estar em sua posse quando você estiver em trânsito. Pelo contrário, mantenha-o guardado em um local seguro! Quando for vender o seu carro, esse documento será necessário para a transferência de titularidade.

Como obter os documentos digitais?

Até agora, o Detran da maioria dos Estados já aderiu à mudança, enquanto outros estão no processo.

Para cadastrar os seus documentos digitalmente, esteja com as versões impressas em mãos. Você precisará ter um smartphone e acompanhar o passo a passo a seguir:

  1. Baixe gratuitamente o app Carteira Digital de Trânsito em sua lojinha de aplicativos Google Play ou App Store.
  2. Entre com o seu CPF e senha do gov.br. Caso ainda não tenha conta, será necessário realizar o cadastro.
  3. Após o login, selecione “Veículos" e informe o número do Renavam e o número de segurança que consta no CRV. Selecione “Incluir".
  4. Agora, se na sua CNH já constar um QR code, selecione “Habilitação" e adicione também esse documento. Caso não esteja habilitado, você deverá optar por alguma forma de autenticação:
    1. “Validação pelo celular" é facial e solicitará alguns outros dados seus
    2. “Certificado digital" é pelo Portal de Serviços Denatran
    3. “Sem certificado digital" é no balcão do Detran de sua região

Pronto! Agora você já tem a habilitação digital e o CRVL digital.

Vantagens da CNH e CRLV digitais

Além de não precisar ficar carregando o documento do veículo para todo lugar que você for de carro, listamos algumas vantagens dessa opção digital:

  • É mais seguro: embora nunca tenha sido recomendado deixar o CRLV dentro do carro ao estacionar, muitos o fazem. Com o documento no seu celular, é necessário cadastrar uma senha para abri-lo. Isso facilitará o trabalho da polícia em uma blitz e dificultará a vida de quem tentar roubar um carro.
  • Menor risco de perda ou esquecimento: é mais fácil perder ou esquecer um documento do que um celular, não é mesmo? Afinal, ninguém gosta de sair de casa sem celular hoje em dia.
  • Funcionalidades do app: além do que já foi dito, o aplicativo conta com algumas funcionalidades extras. Ele te notifica quando é hora de renovar a cnh e avisa quando tem alguma multa vinculada à placa do carro. A princípio, será possível até receber avisos de recall do veículo, mas essa função depende ainda da comunicação com as montadoras.

Atenção! Se, em algum dia, você for dirigir e correr o risco de ficar sem bateria no celular, por exemplo, é importante poder contar ainda com a versão impressa do CRLV.

o que é crlv digital.jpgcnh e crlv digital.jpg

Esclarecendo suas dúvidas

Algumas dúvidas são recorrentes, então, para facilitar, reunimos as respostas aqui:

  • Mais de uma pessoa dirige o meu carro. Como eu compartilho o documento?

No próprio aplicativo, é possível compartilhar o CRLV com outros motoristas que também tenham o app Carteira Digital de Trânsito instalado no smartphone.

  • Posso cadastrar mais de um CRLV no meu celular?

Se você dirige mais de um carro, é possível adicionar dois ou mais documentos no seu app.

  • Tenho débitos vinculados ao meu carro. Consigo usar o CRLV-e?

Não. Para ter acesso ao documento digital, é necessário estar com o licenciamento do carro do ano vigente quitado, bem como o DPVAT, o IPVA e, se houver, as multas de trânsito.

  • Consigo usar o app offline?

Sim. Não é necessário ter internet no celular no momento de uma blitz, por exemplo. Basta acessar o seu documento digital, que o aplicativo irá gerar um QR code para o policial.

Já fez seu cadastro?

Agora que você já aprendeu como fazer habilitação digital e CRLV digital, chegou a hora de pensar em dirigir um seminovo da Localiza!

Nós entendemos de carros como ninguém, afinal, possuímos a maior variedade de marcas, cores e modelos em nossas lojas. Encontre o seu próximo carro na Localiza Seminovos!