Tudo que você precisa saber sobre motor turbo

Blog Home >Por Dentro dos Carros > Tudo que você precisa saber sobre motor turbo
9 de março de 2022 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Entenda o que é a tecnologia que permite a um motor de baixo deslocamento ter muita potência e baixo consumo de combustível.

As vantagens de ter um carro turbo são enormes, mas a tecnologia também demanda alguns cuidados e pontos de atenção específicos. Levantamos tudo que você precisa saber sobre motor turbo, confira abaixo!

Carros com motor turbo: tendência no Brasil

Grande parte dos lançamentos dos últimos anos no Brasil foi de modelos com motor turbo. Volkswagen Nivus, Fiat Pulse, novo Hyundai Creta, nova Fiat Toro, novos Jeep Compass e Renegade…

A tendência é seguir assim nos próximos anos, até que a oferta entre motores aspirados e sobrealimentados se equilibre e, inevitavelmente, os carros turbinados dominem o mercado em um último passo antes da dominação pelos modelos híbridos e elétricos.

Portanto, cedo ou tarde você se verá diante da possibilidade de comprar um carro turbinado. Mas, afinal, por que os motores turbo estão invadindo nosso mercado? Eles são fruto de um movimento chamado downsizing.

O conceito de downsizing

Através do downsizing, um motor com menor capacidade cúbica, sobrealimentado com turbo, pode substituir outro de deslocamento maior, oferecendo maior economia de combustível e eficiência energética ao mesmo tempo em que mantém o nível ou supera os níveis de desempenho.

É por isso que temos visto tantas fabricantes utilizando motores 1.0 turbo, geralmente com três cilindros, no lugar de um 1.4, 1.5 ou 1.6 aspirado, ou propulsores 1.3, 1.4 e até 1.5 turbo em substituição a antigas unidades 1.8 ou 2.0.

Objetivo do motor turbo

Antigamente utilizado apenas com o propósito de elevar a potência e o torque de modelos esportivos, o turbo passou a ser, na última década, o principal aliado no propósito de atingir novos índices de eficiência energética.

Quando falamos em “eficiência energética”, estamos incluindo, claro, o consumo de combustível, elemento mais perceptível no uso diário por parte dos motoristas. Mas não é só isso: a tecnologia permite também reduzir a emissão de gases poluentes e melhorar a eficiência térmica do motor, ou seja, o aproveitamento da energia gerada.

Porque, acredite, um motor naturalmente aspirado possui um aproveitamento de menos de 30% da energia gerada na combustão, o que significa que quase dois terços dessa energia é desperdiçada. A missão do turbo é ajudar o motor a queimar combustível de forma mais eficiente e melhorar esse aproveitamento.

Funcionamento do motor turbo

O chamado turbocompressor capta parte do fluxo de gases resultantes da queima da mistura ar-combustível, que antes iria direto para o escapamento. Ele comprime esse ar coletado e o devolve à câmara de combustão, para ser misturado novamente ao combustível e ao ar limpo que entra no coletor de admissão.

Com essa mistura de ar-combustível mais densa nas câmaras, as explosões são mais intensas e suficientes para garantir um ganho de desempenho sem demandar o mesmo volume de combustível na câmara ou o mesmo vigor do motorista no pedal do acelerador.

Particularidades de funcionamento dos motores turbo disponíveis atualmente

Alguns motores, como o 1.0 e o 1.2 dos Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker, possuem apenas o turbo. Outros, como o 1.0 e o 1.4 TSI da Volkswagen ou o 1.3 TCe da Renault, incluem injeção direta de combustível — ou seja, o combustível é injetado diretamente na câmara e não antes de passar pelas válvulas de admissão.

Por fim, temos motores como o 1.0 e o 1.3 turbo da Stellantis (Fiat e Jeep), ou o 1.5 turbo da Honda, que possuem também sistemas para promover uma variação inteligente do tempo e do nível de abertura das válvulas de admissão, o que otimiza ainda mais o consumo e o aproveitamento dos gases.

Vantagens do motor turbo

A principal vantagem está no alto ganho de desempenho com baixo consumo de combustível, sobretudo em baixas e médias rotações.

Há vários exemplos de modelos que, ao substituir um motor aspirado pelo turbo, ficaram muito mais potentes, ágeis e econômicos. É o caso do Renault Captur, que saltou de 120 para 170 cv com o motor 1.3 TCe no lugar do 1.6 SCe. Ou do Jeep Renegade, cujo 1.3 T270 rende 185 cv contra 139 cv do antigo 1.8 E-torq.

Na esteira do consumo menor, está o melhor aproveitamento do motor. Um bom exemplo é que, em motores sobrealimentados, o pico de torque aparece mais cedo, geralmente entre 1.500 e 2.500 rpm. Em um motor aspirado, isso acontece geralmente entre 3.500 e 4.500 rpm.

Na prática, o motorista alcança o mesmo nível de desempenho sem ter que pisar no acelerador a ponto de chegar a rotações muito altas. E quanto menor a rotação, menos combustível o motor precisará para funcionar.

Desvantagens do motor turbo

Algumas desvantagens de antigos modelos turbinados desapareceram à medida que a tecnologia foi avançando. Antes, eles eram mais frágeis e geravam o chamado turbo lag, que era um certo atraso entre a aceleração e a resposta da ação do turbo no motor.

Atualmente, motores turbo conseguem entregar o mesmo nível de robustez e durabilidade dos modelos aspirados.

Cuidados e pontos de atenção

Se antes demandavam mais cuidados e investimentos na manutenção, agora seguem praticamente o mesmo padrão dos não turbinados de custo e confiabilidade. Desde que, obviamente, sejam respeitadas as manutenções e os cuidados estipulados pelo fabricante.

O único risco extra em relação ao motor aspirado é a quebra da turbina. Como é uma peça como qualquer outra, ela pode ser danificada. Motores com injeção direta também exigem atenção à vida útil dos bicos injetores.

Respeitados os prazos de manutenção estipulados pela fabricante no manual do proprietário, a vida com um carro turbo será de mais agilidade e economia de combustível.

Sensacional, não é mesmo? Já imaginou ter um carro com motor turbo para chamar de seu? Converse com um de nossos consultores pelo WhatsApp!

Post anterior
Conheça o portal “Vai Por Mim” e descubra destinos inesquecíveis
Próximo post
Saiba tudo sobre o Toyota Etios Sedan X Plus 1.5 2020