Como fazer um planejamento estratégico de marketing para concessionárias?
Está buscando alavancar as suas vendas de carros? Então você precisa entender como criar um planejamento estratégico de marketing!
Se você trabalha em uma concessionária ou loja de carros usados ou seminovos, já sabe que o marketing é um elemento essencial para o aumento das vendas. Mas você sabia que, para elevar os seus resultados para um próximo nível, um bom planejamento pode fazer a diferença? Preparamos um passo a passo, confira!
1. Faça uma pesquisa de mercado
O primeiro passo é um dos mais importantes! Uma pesquisa de mercado trará informações sobre as preferências atuais dos consumidores e sobre as estratégias dos concorrentes, permitindo que você entenda o que já está fazendo e que está dando certo e no que pode melhorar.
Esse tipo de pesquisa deve ser realizada por uma equipe capacitada, que seguirá os métodos adequados e garantirá os resultados mais coerentes com as tendências do mercado.
2. Construa um diagnóstico estratégico
A pesquisa de mercado, somada a outras ferramentas, traz fatos e dados que poderão mudar o curso das suas ações.
Nesse momento, é interessante avaliar, por exemplo, como são os resultados de pesquisa orgânica da área, bem como quem são os influenciadores mais relevantes e qual o retorno que eles podem trazer.
Durante essa etapa, é preciso ter paciência, observar bastante e ter muita atenção.
3. Crie personas
Com as informações que obteve nas pesquisas, você já consegue entender melhor quem são os seus consumidores ideais.
Para facilitar o desenvolvimento de ações de marketing, é interessante saber informações variadas de quem compraria um carro com você, pois, com isso, dá para identificar melhor as dores e problemas dessa pessoa e pensar em como a sua empresa pode fornecer soluções.
Aliás, você já ouviu falar em persona? Persona é como um avatar ou personagem que representa o seu consumidor ideal. Ao criá-la, defina, entre outras coisas: nome, idade, profissão, hábitos, objetivos, desafios e necessidades. Há geradores de personas gratuitos na internet, vale a pena dar uma olhada!
4. Avalie o seu posicionamento
Afinal, quais são os seus diferenciais em relação à concorrência? Após diversos estudos do mercado e do que os concorrentes estão fazendo, você deve pensar em quais argumentos você pode investir de acordo com o que os seus possíveis clientes buscam.
Isso ajudará a direcionar os investimentos de maneira mais assertiva, fazendo com que o seu planejamento estratégico de marketing tenha sucesso.
5. Estabeleça objetivos claros
Agora, sabendo as principais tendências do mercado, o seu posicionamento e quem é o seu cliente, você pode definir com mais precisão os seus objetivos. Afinal, o que você busca com as suas ações de marketing?
Uma das metodologias mais conhecidas para a definição de objetivos é a S.M.A.R.T.:
- Specific (específico): o que exatamente você busca?
- Measurable (mensurável): quais indicadores determinam que o objetivo foi alcançado?
- Attainable (alcançável): o objetivo é realista?
- Relevant (relevante): esse objetivo é realmente importante? Por quê?
- Time-bound (com prazo): em quanto tempo o objetivo deve ser alcançado?
6. Defina planos de ação
Chegou o momento de pensar na parte prática. Como cada objetivo será alcançado?
Se você deseja atrair mais clientes, por exemplo, pode ser o caso de investir em marketing de conteúdo ou na contratação de influenciadores. Se busca aumentar as conversões no seu site, pode ser necessária uma análise de experiência do usuário ou uma reavaliação dos seus anúncios. E assim por diante.
Calcule o orçamento, identifique os responsáveis, as ferramentas que serão utilizadas e os prazos de entrega.
7. Monitore as ações
É preciso saber se cada ação que está sendo tomada está deixando a sua empresa mais próxima de alcançar os seus objetivos ou não. Isso deve ser feito ao longo do processo, pois, caso seja necessário, ainda será possível mudar o curso sem grandes prejuízos.
Defina quais são as métricas mais importantes e estabeleça metas de sucesso. Acompanhe em períodos determinados — por exemplo, diariamente, semanalmente ou mensalmente, dependendo da situação — e analise com bastante atenção cada resultado.
Pergunte-se: era isso que esperava? Se sim, por quê? Se não, por quê?
8. Colha os resultados
Por fim, parabenize cada membro da equipe por sua contribuição e já comece a pensar nas próximas ações e campanhas! Afinal, as vendas de carros não podem parar, não é mesmo?
A Localiza Seminovos entende muito do assunto! São mais de 30 anos trabalhando na área e garantindo a qualidade e a procedência dos nossos carros para os nossos clientes. Se você tem interesse em incrementar a sua frota, confira agora o nosso Portal do Lojista!