Afinal, o que é cilindrada do motor?
Entenda o que é cilindrada do motor, termo ligado à capacidade e ao desempenho do motor de um automóvel.
Sabe quando alguém diz que tem um carro 1.0, 1.6 ou 2.0? Essa pessoa está se referindo à capacidade cúbica do motor de um veículo, que ao longo dos anos ganhou uma expressão informal mais fácil de ser assimilada: a cilindrada.
Mas, afinal, o que é isso? O que determina a cilindrada de um motor e que diferença ela faz no desempenho de um automóvel? A gente te conta agora.
Como é feita a queima do combustível dentro do motor?
Primeiramente, é preciso falar brevemente sobre o funcionamento do motor.
Veículos movidos por motores a combustão interna dependem da conversão da queima da mistura de ar e combustível para gerar a energia mecânica que será transferida em forma de movimento às rodas do veículo.
Os motores a combustão interna são construídos com câmaras chamadas de cilindros — elementos que dão nome às cilindradas — , onde ocorre uma faísca gerada pela vela de ignição, que provoca a queima da mistura de ar e combustível.
Essa explosão resulta no movimento dos pistões, que são ligados pelas bielas a um eixo conhecido como virabrequim.
A energia gerada por esse processo é transmitida ao volante do motor, uma peça conectada à caixa de câmbio (esta tem a função de transmitir, ou não, a força gerada pelo motor às rodas).
O que é cilindrada do motor?
Em resumo, a cilindrada corresponde ao volume máximo de mistura ar-combustível que um motor de combustão interna é capaz de queimar a cada ciclo de movimento dos seus pistões para gerar a energia que é transferida às suas rodas para locomover o veículo.
Como é feito o cálculo?
O cálculo é feito de acordo com o diâmetro e o curso de cada pistão, geralmente medidos em milímetros. O resultado dessa expressão matemática define o volume que cada cilindro comporta quando seus pistões estão no ponto mais baixo do movimento de sobe e desce.
Depois, soma-se a capacidade volumétrica de cada cilindro para se chegar ao deslocamento total do motor, a popular “cilindrada”.
volume cilindro 1 + volume cilindro 2 + … = cilindrada
Essa soma pode ser representada em litros ou centímetros cúbicos. Por exemplo, quando se fala em “motor 1.0”, é uma simplificação de um motor que também pode ser chamado de “1.000” (referente a 1.000 cm³) ou “motor de 1 litro”.
No caso de um 1.6, estamos falando de um motor com aproximadamente 1.600 cm³ ou 1,6 litro de capacidade cúbica. No de um 2.0, 2.000 cm³ ou 2 litros, e assim por diante.
E aí, já deu para entender o que é cilindrada do motor? Se ainda não, se liga que vamos dar alguns exemplos para ficar mais claro.
Exemplificando o cálculo
Para entender melhor o cálculo, peguemos um motor 1.0 de quatro cilindros, portanto com 1.000 cm³ ou 1 litro de capacidade. Ele possui um volume aproximado de 250 ml ou 250 cm³ por cilindro.
250 ml + 250 ml + 250 ml + 250 ml = 1000 ml = 1 litro
No caso dos cada vez mais populares motores 1.0 de três cilindros, são 333 ml ou cm³ de mistura ar/combustível por cilindro, perfazendo o total de 999 cm³ ou ml.
333 ml + 333 ml + 333 ml = 999 ml = aproximadamente 1 litro
Qual é a diferença entre a cilindrada de carros e motos?
Nos carros, o volume do motor costuma ser divulgado na forma simplificada de “1.0”, “1.6” ou “2.0”, como já explicamos.
Já entre as motos e ciclomotores, costuma-se falar em 50, 150, 250, 500, 600, 750 ou 1.000 cilindradas, designando a capacidade cúbica mais exata em ml ou cm³.
A cilindrada interfere na potência do motor?
Sim. Se um motor 1.0 (1.000 cc) queima 1 litro de ar/combustível a cada ciclo de movimento dos pistões, um propulsor 2.0 (2.000 cc) queimará o dobro dessa mistura. Assim, motores com maior capacidade cúbica terão mais potência e torque, mas também consumirão mais combustível.
No entanto, há outros fatores que influenciam na potência e no desempenho de um motor: tipo de construção (em linha, em V, boxer…), ciclo de queima (Otto, Atkinson, Diesel), tipo de combustível utilizado e, mais recentemente, a presença ou não de injeção direta de combustível e/ou sobrealimentação com turbo.
Qual é a cilindrada ideal para o meu carro?
Depende. A escolha de um carro pela capacidade cúbica do motor deve considerar o tipo de utilização do veículo e o quanto você está disposto a gastar com combustível.
Se você for usar o automóvel a maior parte do tempo na cidade, veículos equipados com motores de menor cilindrada, mesmo sem turbo, serão mais econômicos e atenderão a sua necessidade.
Caso você precise viajar com frequência, considere escolher um carro com motor maior e mais potente, ou ainda um com motor turbo, para ter mais desempenho e elasticidade à sua disposição.
Agora que você já sabe o que é cilindrada do motor, poderá escolher o seu próximo carro de acordo com o que será melhor para você e sua família! Seja qual for a sua preferência, se você busca qualidade e procedência, conte com a Localiza Seminovos!