O que você precisa saber sobre a manutenção preventiva de carro
Para evitar futuras falhas no funcionamento do seu veículo, é fundamental realizar a manutenção preventiva no carro em dia.
Ao contrário do que muitos pensam, pode sair bem mais em conta realizar uma manutenção preventiva do que fazer uma manutenção corretiva. Como já dizia o ditado, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
Entenda como funciona a manutenção preventiva, os prazos e a importância desse procedimento!
Quando fazer a manutenção preventiva do carro?
Geralmente, a revisão de um veículo é feita a cada 6 meses ou 10mil quilômetros rodados – o que vier primeiro. Contudo, esse prazo também pode variar conforme a montadora e o modelo do carro. E lembrando que a troca de alguns itens, como o óleo, pode ocorrer antes desse prazo.
Atente-se, ainda, ao prazo limite. Se o seu carro é novo e você se atrasar para levá-lo para a manutenção, pode perder alguma garantia.
Por que manter a manutenção preventiva em dia?
Ao comprar um carro, é preciso ficar atento aos cuidados com o automóvel desde o início.
A manutenção preventiva é uma forma econômica e eficaz de manter seu carro em bom estado e, por isso, altamente recomendada pelas montadoras e fabricantes dos veículos. Ela evita falhas mecânicas e elétricas que podem afetar o desempenho do automóvel e resultar em uma surpresa nada agradável para você, motorista.
A negligência com esse procedimento pode colocar em risco a segurança do condutor e passageiros, além de comprometer o seu bolso mais tarde!
O que avaliar na revisão
A manutenção preventiva é um investimento inteligente, e não apenas caro, como é a manutenção corretiva. Para exemplificar isso, sugerimos abaixo alguns serviços de prevenção para você incluir na lista da revisão periódica do seu carro, indicando as vantagens:
- Motor: o motor é um dos itens mais caros do carro, então fique sempre de olho, pois regular o motor garante mais segurança nas viagens e ajuda a economizar combustível. A troca de óleo, por exemplo, é importante e evitará um desgaste prematuro desse item. Cada troca tem um valor, dependendo do modelo do carro e tipo de motor.
- Pneus: fique atento à calibragem dos pneus e confira a pressão ao menos duas vezes por mês, ajustando sempre que for preciso. O balanceamento e alinhamento também são essenciais, pois impedem o desgaste irregular e prematuro dos pneus.
- Freios: já rodou 15 mil quilômetros desde a última revisão? Então está na hora de trocar as pastilhas do freio, cujo preço pode variar bem conforme o modelo de carro. Já passou dos 50 mil quilômetros rodados? Talvez seja melhor trocar também o fluido (mais em conta) e verificar a necessidade de um novo par de lonas de freio.
- Sistema de arrefecimento: a troca do líquido não é cara e ajuda o sistema a manter a temperatura ideal do veículo, por isso, deve acontecer com a frequência indicada para cada marca/modelo. Pode ser necessário também trocar peças do sistema. O que não vale a pena é correr riscos: o superaquecimento pode danificar todo o sistema, principalmente o motor, levando você a gastar muito mais no reparo.
Estar em dia com a revisão periódica e a manutenção preventiva do carro também ajuda a evitar a troca desnecessária de peças nas lojas automotivas. Afinal, você estará seguro quanto à situação do seu carro.
Ainda com tantas dicas, recomendamos fortemente que você consulte o manual do proprietário de seu veículo para conhecer melhor os produtos e períodos de troca mais indicados pela montadora.
Manutenção preventiva X manutenção corretiva
Se você ainda não sabe muita coisa sobre o assunto, deve estar se perguntando qual é a grande diferença entre os dois procedimentos, certo?
A característica mais importante da manutenção preventiva você já conhece: evitar ou diminuir falhas que podem afetar o desempenho do veículo e, consequentemente, a reincidência de manutenções corretivas.
Entretanto, a falta de planejamento e revisões periódicas podem resultar em uma manutenção corretiva, onde os reparos são feitos depois de uma falha no carro. Infelizmente, os custos desse procedimento são bem mais altos, já que o desgaste ou defeitos podem acarretar a substituição de uma peça, componente ou sistema inteiro.
A manutenção dos veículos na Localiza
Todo mundo fica mais tranquilo quando sabe a procedência do carro que vai comprar, não é mesmo?
Na Localiza, os carros passam por vários processo de cuidados, desde o momento da aquisição com a montadora, até chegar a você. Levamos todos os carros para as devidas manutenções preventivas, utilizando somente itens originais.
Além disso, nossos consultores de vendas são capacitados para entender e avaliar as suas necessidades na hora de encontrar o carro que mais combina com você.
Agora que você já sabe como fazer a manutenção preventiva, confira ainda mais vantagens de comprar um carro na Localiza Seminovos!