Como trocar pneu do carro: 7 passos para te ajudar

Blog Home >Dica Mão na Roda > Como trocar pneu do carro: 7 passos para te ajudar
20 de agosto de 2021 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Saber como trocar pneu do carro é uma tarefa importante! Mais cedo ou mais tarde, a peça vai precisar ser substituída por conta do desgaste ou pode te surpreender e furar no meio de um trajeto. Imagina?

Se você tem dúvidas de como fazer a troca do seu pneu, a gente te ajuda! Confira o nosso passo a passo abaixo e saiba como agir com mais tranquilidade e segurança.

Como saber a hora de trocar o pneu do carro?

Existem duas situações que exigem a troca do pneu: quando ele está desgastado ou quando fura durante o uso do automóvel. No caso do pneu furado, ele fica mais murcho e é possível constatar visualmente que a peça perdeu ar.

Já para identificar se seu pneu está desgastado, você deve avaliar um conjunto de fatores e, na dúvida, levar à um mecânico de confiança. Se o pneu estiver calibrado corretamente, com sulcos visíveis, dentro da data de validade e sem bolhas ou rachaduras, essa são as condições ideais da peça. Caso contrário, ele deixa de ser próprio para utilização e precisa ser trocado para que você possa dirigir com segurança.

Como trocar o pneu do carro: passo a passo

Se você está passando por qualquer uma das duas situações listadas anteriormente, é hora de trocar se pneu. Conheça os 7 passos que podem te ajudar:

Passo 01: pare o carro em um lugar plano e seguro

Para trocar o pneu é preciso que o automóvel esteja numa superfície plana e em um lugar tranquilo. Ou seja: não faça a troca em lugares como a rampa de acesso à garagem ou no meio da rodovia, por exemplo.

triangulo de sinalização

Mas se você não conseguir sair da via movimentada, leve o carro até o acostamento ou faixa de estacionamento mais tranquila que houver. Nesse caso, use também o triângulo para sinalizar que o veículo está parado. O triângulo deve ser posicionado a, no mínimo, 30 metros da traseira do carro, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

É recomendável, também, que a distância seja calculada levando em consideração o limite de velocidade do trecho – para cada quilômetro, conte um metro. Sendo assim, em uma via com limite de 50 km/h, por exemplo, o ideal é 50 metros entre automóvel e triângulo, para sua segurança.

Por fim, puxe o freio de mão e deixe a primeira marcha engatada. Se houver outras pessoas no carro, oriente-as a sair do veículo e esperar do lado de fora, em local seguro. Mas, caso não seja possível, os passageiros devem permanecer sentados e com cintos de segurança afivelados, para proteção em caso de acidentes.

Passo 02: separe o estepe e as ferramentas

Agora é necessário pegar os itens que você vai usar para fazer a troca, como o estepe, o macaco e a chave de roda. Essas ferramentas geralmente ficam juntas, guardadas no porta-malas do carro, próximo ao local que está o estepe.

É importante estar atento ao manual do proprietário, pois alguns modelos exigem outros equipamentos para esse momento da troca do pneu, como a pinça que remove o protetor dos parafusos e até mesmo a chave para os parafusos antifurto.

Vale lembrar que é preciso calibrar o pneu reserva vez ou outra para que, nessas situações, ele esteja adequado ao uso.  Dica: faça a manutenção dos pneus a cada dois mesesou antes de uma viagem longa.

Passo 03: posicione o macaco

Antes de encaixar o macaco no seu veículo, consulte o manual do proprietário, pois nele é indicado o local de encaixe da ferramenta. Encontrando o local correto, posicione-o na parte metálica do carro. Importante: não posicione a ferramenta na parte plástica, pois no momento da elevação do veículo, o macaco pode danificar a região.

Passo 04: solte as porcas da roda

soltar as porcas da roda

Após posicionar o macaco, mas antes de erguer o automóvel, encaixe a chave de roda nas porcas/parafusos e gire no sentido anti-horário para afrouxá-las.

Uma dica: caso a porca esteja muito apertada, posicione a chave de roda de maneira que você possa usar o pé para força-la e ajudar assim a frouxar a porca/parafuso com um pouco mais de facilidade. Mas tome cuidado, tá bom?

Passo 05: erga o carro e troque o pneu

Agora, eleve o automóvel com o macaco – sempre verificando se o carro permanece estável. Caso contrário, volte ao chão e reposicione o macaco. Se tudo estiver ok, retire as porcas e o pneu antigo e, em seguida, coloque o pneu novo.

Uma dica é colocar o pneu que está furado, após ser retirado, logo abaixo do carro. Isso ajuda a amortecer, caso o macaco sofra alguma alteração e desestabilize o veículo.

Passo 06: comece a apertar os parafusos

Com o carro ainda elevado, coloque os parafusos no lugar e aperte o suficiente para segurar o pneu. Inicie esse processo apertando com as mãos, para facilitar, e finalize com a chave de roda.

Tenha atenção para o que o pneu seja colocado no lado correto, com a válvula da câmara de gás virada para fora.

Passo 07: finalize o aperto dos parafusos

Desça o automóvel e retire o macaco. Na sequência, termine de apertar os parafusos com a chave de roda, deixando-os o mais justo possível. Use a sua força e evite subir na chave, para facilitar o processo, pois há risco de acidente e até mesmo de quebrar.

Pronto! Agora guarde as ferramentas e o pneu antigo, e siga viagem. Lembre-se, o pneu estepe é para pequenos deslocamentos e deve ser utilizado temporariamente até que você encontre um local adequado para reparar o pneu furado, ou trocar o pneu desgastado.

Gostou do passo a passo? Confira o nosso blog e fique de olho nos nossos conteúdos!

Post anterior
Paixão por encantar é nota 1.000
Próximo post
História de cliente: o primeiro carro da Monize