Aprenda como transportar cachorros e gatos no carro

Blog Home >Dica Mão na Roda > Aprenda como transportar cachorros e gatos no carro
5 de janeiro de 2021 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Para transportar pet em carro é necessário ficar atento a alguns pontos. Aprenda como manter todos em segurança e ainda proteja o seu bolso!

O transporte correto de animais de estimação no carro é muito importante. Além de se tratar da segurança do seu pet e dos passageiros, colocá-lo solto no carro pode até te gerar uma multa. Continue lendo, te explicaremos tudo aqui.

Por que não posso deixar meu pet solto no carro?

Transportar animais soltos no carro é muito arriscado.

O seu pet pode querer pular no seu colo, desconcentrá-lo ou, de alguma forma, prejudicar a sua visibilidade, colocando todos os passageiros em risco. E em caso de uma batida de carro, por mais leve que seja, seu pet também pode se machucar.

Se não bastasse todo esse risco, a legislação ainda prevê multas em casos de transporte indevido de animais de estimação.

Como transportar cachorro em carro?

cinto segurança cachorro

A resposta para essa pergunta pode variar conforme o porte do seu pet. A primeira dica é evitar prender a coleira comum ao cinto de segurança do carro, já que freadas bruscas podem machucar o animalzinho.

Para cães de até 10kg, há a cadeirinha de cachorro para carros. Ela tem o formato de uma cesta e vem com um cinto para prender durante o trajeto.

Para cães de médio e grande porte, recomendamos o cinto de segurança canino. Se o cachorro for muito grande, com mais de 25kg, é ideal colocar também uma divisória entre o banco traseiro e o frontal, mantendo o animal sempre atrás.

Outra possibilidade é a caixa de transporte, mas atenção: a caixa deve ser grande o suficiente para o animal ficar em pé e ser capaz de dar uma volta. Por esse motivo, a caixa pode ser mais apropriada para cães de pequeno ou médio porte.

De qualquer forma, opte sempre por colocar o seu cão no banco traseiro. Ele é o mais seguro!

Como transportar gato em carro?

No caso de gatos, a indicação é de que o transporte seja sempre feito em caixas. Normalmente, gastos não são muito fãs de mudanças, então, opte por caixas específicas para felinos! Elas vão deixar o seu pet mais tranquilo.

Em longas viagens…

Se você vai transportar seu pet em uma viagem mais longa, fique atento a estas dicas:

  • Temperatura do carro: não fique muito tempo parado com o carro no sol, pois um veículo muito quente pode levar seu pet a uma hipertermia. Nessas horas, nada de ligar o ar condicionado em seguida! A mudança repentina e drástica de temperatura pode causar problemas respiratórios. O ideal é manter o carro sempre bem ventilado.
  • Remédios: nunca ofereça medicamentos ao seu animal de estimação sem antes conversar com um veterinário. É comum que os filhotes enjoem e vomitem no carro, mas há remédios e dosagens específicas para cada pet.
  • Alimentação: não deixe que ele coma logo antes da viagem. Aguarde um bom tempo após a alimentação, isso reduzirá as chances de enjoo e vômito.
  • Pausas: planeje paradas para que o pet faça as suas necessidades.
  • Documentos: leve sempre com você o cartão de vacinação do seu animal de estimação. Em uma blitz, esse documento pode ser pedido.

Multas para transporte indevido de animais no carro

Os animais de estimação não podem ser levados no colo ou soltos, sem nenhuma segurança. Essa infração é média e implica em 4 pontos na CNH.

Ao transportar um cachorro ou gato do lado de fora do veículo, na caçamba, você também está sujeito a uma multa. Nesse caso, por infração grave. O mesmo acontece se o pet estiver com a cabeça para fora da janela.

Se você for pego em uma blitz nessa situação, além da multa, só poderá seguir viagem após adequar a forma de transportar o seu animal.

Cuidamos do seu caminho

Na Localiza Seminovos, nos preocupamos com seu caminho. Seja para trabalhar ou para transportar aqueles que você mais ama, temos o carro ideal para você.

Faça um transporte seguro dos pets e conte com a gente!

Post anterior
Ficha técnica do Onix: o carro mais vendido do ano
Próximo post
Ficha Técnica da Strada: confira todos os detalhes