Como hidratar o banco de couro do carro?
Saber como hidratar banco de couro é muito importante para a durabilidade e manutenção do seu carro. Por isso, preparamos esse conteúdo para você com algumas orientações para ajudar na durabilidade dele.
Bancos de couro dão um charme a mais ao veículo e são mais resistentes, por não absorver a sujeira, além do conforto que ele proporciona. No entanto, eles pedem alguns cuidados extras, principalmente no que diz respeito à limpeza e hidratação. Você sabia?
Fique atento às nossas dicas, você não vai querer que o seu banco de couro resseque, não é mesmo?
1º passo: limpeza

Com o tempo, bolsas, sacolas, e até mesmo a nossa roupa vão contribuindo para sujar o revestimento do banco. Além disso, ele pode conter farelos de comida, principalmente com crianças a bordo, pêlos de animais, e sem contar com o acúmulo natural de poeira que ocorre no nosso dia a dia, né?
Então, antes de mais nada, limpe internamente o carro. Recomendamos o uso de um aspirador de pó para tirar algumas das impurezas que comentamos no parágrafo anterior.
Em seguida, para que você possa limpar o banco de couro corretamente, recomendamos que use sabão neutro ou detergente neutro e água, aplicados com um pano ou esponja macia. Mas não exagere na água para que não escorra pelo carro, tá bom? Para secar, use uma flanela ou um pano seco.
Neste momento não são indicados:
- Sabonetes em pasta
- Detergentes ou outros produtos à base de amônia
- Ceras automotivas
- Substâncias abrasivas
- Demais produtos que não sejam específicos para couro
Se você perceber que tem algumas manchas no couro, recomendamos que essa limpeza seja feita por um profissional de sua confiança e que entenda do assunto. Nunca esfregue com muita força, pois isso pode danificar o banco de couro do seu carro.
2º passo: hidratação

O banco do seu carro está limpo e seco? Chegou a hora de hidratar o couro.
Utilize algum hidratante específico para bancos de couro, use preferencialmente um hidratante líquido, para garantir a melhor absorção do produto. Aplique e espalhe de forma homogênea por todo o banco. Deixe agir pelo tempo que está indicado no rótulo do produto. Passado esse tempo, retire o excesso com uma flanela limpa.
Uma observação importante, é que recomendamos que você sempre confira no rótulo do produto quais são as instruções de uso do hidratante escolhido, tá bom? Dessa forma, você garante que o procedimento vai ser realizado da forma correta, conforme indicação do fabricante.
Qual produto usar na hidratação do banco de couro?
Muitas dúvidas surgem nesse momento, principalmente a respeito do hidratante corporal. É recomendável aplicá-lo no couro do carro?
Embora cheirosos, os hidratantes corporais são feitos apenas para o nosso corpo. Aplicá-los no banco de couro pode acabar prejudicando o seu carro, mesmo que o resultado no curto prazo aparente ser bom e barato. Ambos são hidratantes, mas com funções distintas, viu?
Sugerimos, então, que procure por um produto específico e de qualidade, de acordo com as especificações do seu carro. Pense no que um bom produto pode fazer pelo seu automóvel no longo prazo e faça esse investimento.
Quem deve fazer a hidratação?
No caso de manchas ou defeitos no couro, por exemplo, é recomendável deixar a hidratação para um profissional especializado no assunto. Ele vai ter os cuidados necessários nesse momento e fará os reparos pra você!
Agora, se o seu veículo contar com airbags laterais instalados no banco, por exemplo, sugerimos que você verifique no manual do veículo como deve ser o procedimento, para que não ocorra nenhum dano.
Caso ainda tenha dúvidas, também recomendamos levar o carro a um profissional de sua confiança, para que ele possa conferir as informações e garantir que não haverá nenhum problema na aplicação do hidratante.
Mas, se você não se enquadrar nessas situações, você mesmo pode realizar a hidratação em casa, sabia? Ela é mais simples do que parece e você vai ver o resultado!
Com qual frequência devo hidratar o banco de couro?

Uma série de fatores vão influenciar no intervalo de tempo entre as hidratações. Alguns fatores que interferem são, por exemplo, se a sua cidade é muito quente, pouco úmida e pede que você use muito ar condicionado, ou até se o seu banco de couro possui cor mais clara ou mais escura.
Se você usa ar condicionado com muita frequência, o ideal é hidratar em torno de 2 em 2 meses.
Agora, se a sua região possui o clima mais ameno e você liga pouco o ar condicionado, considere hidratar o seu banco de couro de 4 em 4 meses.
Contudo, se o couro for claro, pode ser necessária uma hidratação até mesmo semanal ou quinzenal. É bom sempre ficar atento aos detalhes para entender qual é a frequência ideal.
Por que hidratar o banco de couro do carro?
É muito importante que você estabeleça uma rotina de hidratação do couro do banco do seu carro. Caso contrário, você poderá ter problemas com ressecamento, rachaduras e desbotamento do banco, por exemplo. Em outras palavras, não é só uma questão de estética, mas também de durabilidade do material, sabe? É importante se atentar a isso sempre!
Como hidratar banco de couro
Aprendeu como limpar e hidratar banco de couro?
Cuidar do seu veículo é muito importante e, aqui na Localiza, cuidamos dos nossos com todo prazer e carinho! Além disso, temos disponíveis diversos modelos, alguns inclusive com o banco de couro. Que tal encontrar o seu próximo carro na Localiza Seminovos?
