Chaves de carro: conheça os tipos e como elas funcionam
Se antes eram responsáveis basicamente pela abertura das portas e partida do motor, atualmente as chaves de carro têm diversas tecnologias.
Esqueça aquela chave simples que parece a da sua casa. A maioria dos carros atuais utilizam modelos modernos e até mesmo o telefone celular!
Vamos mostrar os tipos mais comuns desse equipamento — que tem uma das funções mais importantes na segurança do veículo — e contar sobre possibilidades empolgantes para o futuro. Continue lendo!
Tipos de chaves de carro
Chave comum
É aquela que todo mundo conhece. Esse tipo de chave, geralmente feito de metal, é semelhante à utilizada nas portas de residências: um segredo esculpido em uma chapa de metal permite o funcionamento das maçanetas das portas e do miolo de partida do motor.
Com o passar do tempo, as chaves de carro comuns passaram a ter um revestimento plástico com a marca do fabricante do veículo e até mesmo botões de comando do alarme e das travas das portas.
No entanto, as chaves comuns são mais suscetíveis à falsificação, justamente por não terem um sistema de segurança sofisticado.
Chave canivete
Tem esse nome devido ao mecanismo que fecha a chave, como se fosse um canivete, deixando-a escondida dentro do controle das travas e do alarme.
De resto, o seu funcionamento é parecido com o da chave comum, pois o segredo das fechaduras é esculpido em uma chapa metálica.
Mais modernas que as chaves comuns, as chaves de carro canivetes contam com uma tecnologia de codificação no sistema de partida do motor, que garante um nível a mais de segurança contra furtos e roubos do veículo.
Chave codificada
Praticamente todos os carros mais modernos são equipados com o sistema de codificação das chaves. Visualmente, elas são parecidas com as chaves comuns ou canivete.
Um chip instalado no interior da chave é dotado de uma configuração única, idêntica à da central eletrônica do automóvel, que criptografa a informação necessária para a utilização do veículo. Ou seja, a partida do motor só acontece quando o código da chave é reconhecido pelo carro.
Quando o motorista aciona o controle remoto para destrancar a porta, a chave emite um sinal para a central do veículo. Se esses códigos estiverem corretos, o carro é aberto e o condutor poderá dar a partida no motor. Caso esses códigos não sejam reconhecidos, nem as portas poderão ser destravadas.
Como fazer a cópia de uma chave codificada?
Para fazer a cópia de uma chave codificada é necessário levar a original até o chaveiro. Com a chave em mãos, esse processo é mais simples.
Dependendo da tecnologia utilizada, é possível até mesmo tentar descriptografar o código do veículo e aplicá-lo a uma nova chave. Esse procedimento nem sempre é viável, mas pode ser realizado eventualmente por um profissional capacitado.
De qualquer forma, em caso de perda ou roubo, o motorista terá que entrar em contato com a concessionária para solicitar o código referente à antiga chave.
Chave presencial
Esse modelo de chave se popularizou nos últimos anos, uma vez que até mesmo automóveis de segmentos mais populares podem receber a tecnologia. As chaves de carro presenciais prioriza a comodidade do motorista por dispensar qualquer tipo de acionamento, seja ele com a lâmina da própria chave ou por botões.
Basta se aproximar do veículo para destravar as portas. Ao entrar no carro, o motorista precisa apenas apertar um botão para ligar o motor. Sensacional, não é mesmo?
A chave presencial conta com uma chave convencional embutida, para ser utilizada quando a bateria acaba. Ou seja, é preciso abrir a porta e dar a partida no motor mecanicamente quando o veículo não detecta o sinal da chave.
Em caso de perda da chave presencial, a cópia deve ser feita na concessionária devido à sua tecnologia mais complexa.
O futuro das chaves de carro já é digital
O avanço tecnológico dos automóveis também está presente nas chaves. Olha só:
- Algumas marcas oferecem serviços que permitem abrir ou fechar as portas e dar a partida no veículo por meio de aplicativos de telefones celulares.
- A Ford, por exemplo, já disponibiliza há vários anos um tipo de teclado numérico na porta do carro, que permite o motorista acessar o veículo após digitar uma senha.
- A Hyundai já chegou a oferecer, na antiga geração do SUV Creta, uma pulseira que fazia o papel da chave presencial na hora de travar ou destravar as portas do veículo.
- Tecnologias ainda mais avançadas, como reconhecimento facial e biométrico, já vêm sendo desenvolvidas para facilitar a vida dos usuários.
Pois é! Estamos próximos do momento em que bastará ao motorista chegar perto do carro para que um sistema o reconheça por meio de uma câmera para liberar o acesso e a partida do motor. Já imaginou?
É hora de dar partida num novo mundo
Se você quer dar partida em novas aventuras — seja sozinho, com os amigos ou com a família — pode estar na hora de comprar seu próximo carro. Aqui, na Localiza Seminovos, priorizamos a qualidade e a segurança. Confira os modelos disponíveis no site e se apaixone!